Aterro sanitário
Com essa experiência podemos descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias primas), circulação e consumo de diferentes produtos.
Experiências
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Experiências
Com essa experiência podemos descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias primas), circulação e consumo de diferentes produtos.
A proposta dessa experiência é construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. Com ela podemos interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.
Esta experiência auxilia no exercício de descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais, além de reconhecer que as indústrias utilizam elementos extraídos da natureza como matéria prima para fabricação de produtos e que seus processos geram resíduos.
Com essa experiência podemos reconhecer a poluição atmosférica visível e suas fontes e debater sobre iniciativas individuais e coletivas para preservar a qualidade do ar, além de ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.
Com essa experiência é possível comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc; comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas; ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração; ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos.
Nessa atividade as crianças podem comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. Também é possível reconhecer usos alternativos de materiais de descarte através da percepção de suas características.