Planos de aula
Jogo dos Materiais
Identificar características de materiais provenientes de embalagens e organizá-los de acordo com essas características, visando o descarte adequado.
1º Ano
Água e óleo
Identificar características físicas do óleo vegetal através de experimentos qualitativos e reconhecer problemas socioambientais associados ao seu descarte incorreto.
2º Ano
Aterro sanitário
Recomendar mudanças ou ajustes na gestão de resíduos sólidos da cidade, baseados na legislação e no conhecimento sobre o risco de contaminação atrelado ao descarte final incorreto.
4º Ano
Infiltração
Mapear problemas socioambientais no seu entorno e planejar soluções, baseadas nos saberes das ciências, para que possa perceber-se como agente atuante e transformador na sociedade.
3º Ano
Lamparina de óleo de cozinha
Elaborar, baseados na análise de dados, maneiras de melhorar a qualidade do ar através da redução da emissão de gases produzidos na cadeia de transporte.
5º Ano
Construindo um brinquedo
Reconhecer usos alternativos de materiais de descarte através da percepção de suas características.
1º Ano
Maquete águas subterrâneas
Reconhecer a dinâmica das águas superficiais e subterrâneas no planeta através da construção de uma maquete funcional e interativa e relacionar o descarte inadequado de resíduos sólidos (lixo) à possibilidade de contaminação de cursos de água.
4º Ano
Poluição Atmosférica
Reconhecer a poluição atmosférica visível e suas fontes e debater sobre iniciativas individuais e coletivas para preservar a qualidade do ar.
4º Ano, 5º Ano
Quanto óleo usamos
Examinar o perfil de consumo e descarte de óleo vegetal pelas famílias em uma região delimitada da cidade e propor soluções para mitigar o descarte incorreto, incentivando a reciclagem.
5º Ano



EXPERIÊNCIAS
Venha ser um cientista do PMANE!
Poluição Atmosférica
Com essa experiência podemos reconhecer a poluição atmosférica visível e suas fontes e debater sobre iniciativas individuais e coletivas para preservar a qualidade do ar, além de ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.
Maquete águas subterrâneas
Com essa experiência é possível descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias primas), circulação e consumo de diferentes produtos; identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.
Infiltração
Com essa experiência é possível comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc; comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas; ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração; ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos.
Aterro sanitário
Com essa experiência podemos descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias primas), circulação e consumo de diferentes produtos.
Lamparina de óleo de cozinha
A proposta dessa experiência é construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana. Com ela podemos interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.
