SALA DOS PROFESSORES

Plano de aula: Água e óleo

Indicação de aplicação:

2º Ano

Objetivos de aprendizagem:

Identificar características físicas do óleo vegetal através de experimentos qualitativos e reconhecer problemas socioambientais associados ao seu descarte incorreto.

Habilidades da BNCC

(EF01CI01)

Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.

(EF02GE07)

Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais.

AÇÃO CIDADÃ

  • Faça considerações sobre características do óleo vegetal:
    • Água e óleo são imiscíveis, ou seja, não se misturam.
    • A densidade do óleo é menor do que a densidade da água, portanto, o óleo sempre fica por cima.
  • Explore com os alunos o que pode ocorrer ao descartar o óleo usado na pia da cozinha (rede de esgotamento sanitário). Use os dados qualitativos do experimento para justificar.
    • Peça que observem como cada item utilizado no experimento ficou com uma camada de óleo impregnada. Essa informação pode ser um argumento que justifica o acúmulo de óleo, com o passar do tempo, nas paredes dos canos, o que pode causar entupimento, já que a água não dissolve o óleo.
    • Retirar o óleo da água na estação de tratamento tem um alto custo, pois envolve processos complexos. Isso foi observado no experimento ao retirar a camada de óleo com a esponja.
    • Óleo despejado em cursos de água pode diminuir a concentração de oxigênio na água e impedir a entrada de luz – já que ele fica na superfície – e, assim, prejudicar a vida aquática.
    • Desperdício, já que o óleo de cozinha usado pode ser reutilizado. Ele serve de matéria prima para a fabricação de biodiesel, insumo para produção de tintas e vernizes, massa asfáltica, cosméticos etc.
  • Reforce as indicações sobre o descarte ambientalmente correto do óleo vegetal usado. Indique que o óleo utilizado no experimento e armazenado na garrafa PET será destinado a um ponto de coleta de óleo usado localizado na própria escola, que faz parte do Programa Meio Ambiente nas Escolas – PMANE. Motive-os a disseminar essa informação e promover junto à família e amigos a coleta de óleo de cozinha usado.
  • Divida a sala em dois grupos. Peça que os alunos, individualmente, retratem através de desenhos:
    • Grupo 1 – como ficou o óleo em cada um dos três copos.
    • Grupo 2 – o que pode acontecer se o óleo for descartado em um rio.
    • Exponha os desenhos e peça uma breve explicação oral da representação.
  • Ao final das apresentações, peça que produzam coletivamente uma ilustração que demonstre o problema do descarte incorreto do óleo de cozinha usado.
  • Considere publicar a ilustração em meios digitais, como redes sociais, desde que observadas as condições técnicas e legais, como:
    • Publicação nas redes oficiais da escola, do professor ou de algum outro tutor que possa acompanhar a postagem, recolher comentários e sinalizar aos alunos o desempenho, interesse e alcance da iniciativa.
    • Certifique-se que os alunos tenham acesso à infraestrutura (dispositivo, internet etc.), e se estão autorizados, segundo a legislação, termos de uso do aplicativo e pelos responsáveis, a usá-la.
  • Promova junto aos alunos o descarte adequado de todos os resíduos gerados durante o experimento.
    • Óleo de cozinha: coletado e depositado no ponto de coleta na escola.
    • Esponja encharcada de óleo: lixo comum.
    • Recicláveis, como copos descartáveis: separado para coleta seletiva
    • Bens duráveis, como seringa, funil e bandeja: guarde no acervo de materiais da escola.
    • Água: no ralo.

Recursos didáticos:

4 copos plásticos transparentes de 200 ml. Considere obtê-los a partir de garrafas PET pequenas cortadas, pois podem ser lavados e reaproveitados.

1 colher.

Corante alimentício de diversas cores.

50 ml de óleo vegetal.

Caneta marcadora.

Garrafa PET pequena (para o experimento).

Funil.

Seringa (mínimo 10 ml).

Esponja de cozinha (pode ser usada, desde que esteja em bom estado e seca).

Bandeja grande para coleta de toda água usada pelos alunos na atividade.

Água.

Garrafa PET para coleta de todo o óleo usado pelos alunos na atividade.

ANTES DA AULA

  • Para sua preparação, realize antecipadamente o experimento proposto e familiarize-se com os materiais e procedimentos.
  • Organize os alunos em grupos de três pessoas, peça que tragam os materiais necessários ao experimento e/ou separe os materiais necessários aos grupos.

A AULA

O experimento passo a passo

EXPERIMENTO PARTE 1

  • Com a caneta marcadora, enumere de 1 a 3 os três copos plásticos transparentes.
  • Coloque água nos 3 copos até a metade dos seus volumes (se estiver usando o copo de 200 ml, corresponde a 100 ml de água).
  • Adicione óleo vegetal nos três copos, delicadamente, até que a mistura ocupe aproximadamente 3/4 do volume do copo (se estiver usando copos de 200 ml, corresponde a 50 ml de óleo vegetal).
  • COPO 1 – observe a mistura no copo 1 e mantenha-o em repouso.
  • COPO 2 – com a colher, mexa vigorosamente a mistura do copo 2, aguarde alguns segundos até que a mistura se estabilize e observe o resultado.
  • COPO 3 – com ajuda de um funil, deposite a mistura do copo 3 na garrafa PET, feche a tampa e agite vigorosamente. Logo na sequência, devolva a mistura no copo 3, aguarde alguns segundos até que se estabilize e observe o resultado.

 

EXPERIMENTO PARTE 2

  • Com a seringa, retire todo o óleo da superfície de um dos copos e deposite-o em um novo copo.
  • Pingue gotas de corante alimentício líquido pela superfície do óleo (quanto mais cores, mais bonito o efeito do experimento. Considere colocar, no total, em torno de 10 gotas).
  • Com a colher, mexa bastante.
  • Volte a mistura de óleo e corante para o copo com água e observe o resultado.

 

EXPERIMENTO PARTE 3

  • Com a seringa, colete o óleo da superfície de todos os copos, de todos dos grupos, e deposite numa garrafa PET.
  • Despeje a água que sobrou de todos os copos na bandeja.
  • Observe e verifique se ainda há óleo na água.

 

A aula

  • Na sala de aula ou em outro ambiente de sua escolha propício à atividade, organize os grupos em formato de semicírculo. Essa é uma disposição que facilita o debate, uma vez que todos podem ver uns aos outros. Atente para que cada grupo tenha acesso à uma pequena mesa para realizar o experimento.
  • Inicie uma roda de conversa sobre o tema óleo vegetal (óleo de cozinha). Explore os conhecimentos dos alunos. Você pode fazer perguntas, como:
    • De onde vem o óleo vegetal usado na cozinha?
      • Procure explorar possíveis impactos da produção das plantas de cujas sementes são extraídos os óleos, por exemplo, soja, girassol, milho etc.
    • Sua família usa óleo vegetal? Para quê?
    • Como fica o óleo vegetal depois de usado no preparo de alimentos?
    • Você já teve contato com óleo vegetal? Descreva como ele é.
    • Você já observou o que acontece quando se coloca óleo vegetal na água?
    • Como sua família descarta o óleo de cozinha usado?
  • Comente que farão um experimento para investigar algumas características do óleo vegetal.
  • Peça que cada grupo posicione em sua mesa de trabalho uma folha de papel. Pingue algumas gotas de óleo vegetal sobre ela. Peça que observem a cor, textura, viscosidade etc.
  • Distribua os materiais do experimento aos grupos.
  • Ajude-os a colocar água nos copos até a medida indicada (item experimento passo a passo)
  • Comente que irão colocar uma poção de óleo em cada copo e explore as ideias dos alunos sobre o que pode acontecer. Você pode fazer perguntas, como:
    • O que acontece ao colocar uma porção de óleo nesse copo com água?
    • O efeito será diferente se colocarmos muito ou pouco óleo?
  • Peça que enumere de 1 a 3 cada copo e, na sequência, ajude-os a colocar a porção indicada de óleo em cada um dos copos.
  • Na lousa ou em outro dispositivo que todos tenham acesso, faça uma tabela cujas colunas indiquem “COPO 1”, COPO 2” e COPO 3”. Nela serão anotadas as observações dos alunos para cada procedimento.
  • Peça aos alunos para indicar o que observaram no copo 1 e anote na tabela.
  • Indique o procedimento para o copo 2 (mexer vigorosamente com a colher) e anote as observações dos alunos.
  • Ajude-os para o procedimento do copo 3 (colocar na garrafa PET, agitar e devolver ao copo) e anote as observações dos alunos.
  • Abra um debate sobre as observações dos três copos. Use as semelhanças e diferenças observadas entre as amostras, conforme anotadas na tabela, para conduzir os estudantes a perceberem que, para os três casos, a mistura formou duas fases e que o óleo sempre fica por cima. A principal diferença observada é que no copo 1 o óleo ficou homogêneo, no copo 2 ele formou algumas bolhas e no copo 3 ele formou muitas bolhas pequenas. Você pode fazer perguntas, como:
    • A água sempre fica separada do óleo?
    • A água sempre fica por cima do óleo?
    • Se esperarmos bastante tempo, pode acontecer algo diferente?
    • Se esperarmos bastante tempo, as três misturas podem ficar parecidas?
  • Peça aos alunos para que retirem o óleo do copo 1 usando a seringa. Ajude-os nesse procedimento. O óleo deve ser depositado em outro copo.
  • Peça que pinguem gotas diversas de corante alimentício, que mexam com a colher, que coloquem novamente no copo com água e observem.
  • Peça que relatem o que observaram.
  • Abra um debate sobre o porquê do corante se desprender do óleo e colorir a água.
    • É esperado que os alunos percebam que o corante, assim como a água, não se mistura com o óleo, acaba se desprendendo dele e “migrando” para a água. Conduza o debate para que cheguem a essa conclusão. Se necessário, faça uma demonstração pingando gotas de corante somente em água e somente em óleo, evidenciando a diferença.
  • Indique aos alunos que precisam recolher todo o óleo utilizado no experimento usando a seringa. Ajude-os nesse procedimento e deposite tudo dentro da garrafa PET. Leve-os até o recipiente de coleta do Programa Meio Ambiente nas Escolas – PMANE – e descarte, enfatizando que ele será destinado à reciclagem e servirá de matéria prima para a fabricação de biodiesel, um combustível menos poluente que é usado em ônibus e caminhões.
  • Posicione a bandeja em uma mesa e peça para que todos coloquem a água dos copos nela.
  • Peça que observem se ainda existe óleo na água da bandeja e que indiquem ideias para removê-lo da água.
    • Uma forma de remover parte do óleo que ainda sobrou é usando a esponja. Posicione-a delicadamente sobre o óleo e espere que absorva. Depois, pode-se descartar a esponja no lixo doméstico e a água no ralo.

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