Santos

O PMANE é um programa que tem como objetivo instalar, em escolas públicas, pontos de coleta de óleo de cozinha usado, promovendo ações de educação ambiental. O óleo recolhido é usado para a reciclagem, por parte da indústria, para diversas utilizações, como a produção de biodiesel.

Em Santos, o programa teve início em outubro de 2018, após assinatura de parceria entre os fabricantes de óleo comestível e as secretarias de Meio Ambiente (SEMAM) e Educação (SEDUC), em 14 escolas. Para este ano, a proposta do PMANE é ampliar o programa, totalizando, até dezembro, 20 unidades como pontos de coleta de óleo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MUNICÍPIO

Primeiro Sorteio do PMANE marca início das premiações do ciclo 2024

Nesses primeiros meses do ano divulgamos as regras do Prêmio PMANE 2024 durante as reuniões de Abertura do Ciclo 2024 do PMANE, que vem acontecendo desde fevereiro. E ontem, 27/03, foi a vez da primeira premiação do ano acontecer. Seguindo a mesma linha dos últimos...

Santos dá pontapé inicial ao ciclo 2024 do PMANE em encontro virtual

No dia 26/02, segunda-feira, aconteceu o encontro virtual da equipe do Programa Meio Ambiente nas Escolas com gestores e educadores das escolas do município de Santos (SP). O evento de "Abertura do Ciclo 2024 do PMANE" relembrou os pontos principais do programa e...

Avaliação PMANE 2023

O PMANE finaliza mais um ano de muito trabalho e construção coletiva. Ao longo desse ciclo, pudemos consolidar nosso planejamento e testar novas estratégias. Agora, o momento é de avaliar essa trajetória e, mais uma vez, faremos isso juntos. No questionário a seguir,...

Escolas de Santos celebram coleta de mais de 2 mil litros de óleo para reciclagem

As 27 unidades municipais de educação que fazem parte do Programa Meio Ambiente nas Escolas (Pmane) coletaram e encaminharam para reciclagem 2.283 litros de óleo em 2023. O volume foi transformado em biodiesel. Para celebrar a conclusão do projeto neste ano, foi...

PMANE conclui ciclo de Sorteios de 2023

Ano após ano, o Programa Meio Ambiente nas Escolas busca aprimorar o trabalho de educação ambiental realizado nas instituições de ensino. Reconhecemos que esta não é uma jornada solitária, mas sim uma luta coletiva que requer o envolvimento de toda a sociedade. Na...
Confira aqui!

2021

2020

2019

2018

Acesse aqui o formulário!

Transformação nas escolas

O PMANE atende à Lei Federal 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e criou a Logística Reversa (LR), que consiste na instalação e administração de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos como pilhas e baterias, eletroeletrônicos, remédios, pneus, lâmpadas e óleo de cozinha, entre outros.

O objetivo do Programa é desenvolver ações para a redução da geração de resíduos, sensibilizando e orientando todos os envolvidos para a prática de hábitos de consumo sustentáveis, incentivando o aumento da reutilização e reciclagem dos resíduos. Para isso, realizamos atividades socioambientais e culturais em cada escola, oferecemos capacitação para os gestores das unidades envolvidas, distribuímos materias de comunicação e certificamos as escolas participantes.

Conheça a Novidade

CONFIRA OS VÍDEOS DO MUNICÍPIO

Principais Resultados

Escolas Participantes

14

Gestores / Professores Formados

22

Alunos Impactados

6.771

DEPOIMENTOS DOS ENVOLVIDOS

Daniela Parada - SEPROJE

“A participação no programa Pmane é extremamente relevante, pois colabora para o desenvolvimento da consciência ambiental no âmbito educacional.”

Professora Tamires - UME Leonor Mendes de Barros

“O PMANE é uma iniciativa muito bacana, pois transforma a escola em exemplo de sustentabilidade e convida a comunidade a refletir e participar com as crianças sobre ações que preservem nosso planeta.”

Stefano Gatti, especialista em sustentabilidade do Óleo Concórdia

“A educação ambiental é o primeiro passo para termos sucesso na logística reversa, e nada melhor do que fomentar o tema dentro das escolas. Nós, como produtores de óleo e conscientes da nossa responsabilidade, queremos mobilizar o maior número de famílias”

Miran Cheida (SEDUC)

“Estamos felizes em fazer parte do Programa Meio Ambiente nas Escolas e assim, contribuir para ações promotoras da conscientização ambiental junto a comunidade escolar do Município de Santos”.

Gabriel Menezes, presidente do Instituto AUÁ

“Queremos que esta iniciativa seja algo permanente no município, com a população consciente dos benefícios que os resultados de coletar o óleo proporciona, como a não contaminação dos recursos hídricos e mananciais locais, a geração de renda e o fortalecimento da rede de coleta, com órgãos públicos e estabelecimentos comerciais envolvidos na entrega”

Pontos de Coleta em Santos

Separe o óleo usado e leve para as escolas!

UME Auxiliadora da Instrução

Endereço: Praça Rubens Ferreira Martins, 8
Bairro/CEP: Estuário – 11020-100

UEM Cidade de Santos

Endereço: Av. Sen. Dantas, 410 
Bairro/CEP: Embaré, Santos – SP, 11210-115

UEM Doutor Porchat de Assis

Endereço: Rua Ana Pimentel 23, 
Bairro/CEP: Ponta da Praia, Santos – SP, 11030-050

UEM Gota de Leite

Endereço: Rua Xavier Pinheiro, 217 
Bairro/CEP: Encruzilhada, Santos – SP, 11015-090

UEM Pedro II

Endereço: Av. Professor Aristóteles Menezes, 41 
Bairro/CEP: Ponta da Praia, Santos – SP, 11035-030

UEM Professor Avelino da Paz Vieira

Endereço: Rua Sete de Setembro, 22 
Bairro/CEP: Vila Nova, Santos – SP, 11013-350

UEM Professor João Papa Sobrinho

Endereço: Rua Goiás, 145 
Bairro/CEP: Gonzaga, Santos – SP, 11050-100

Sua escola pode fazer parte!

Entre em contato com a secretaria de educação
Ou no e-mail pmane@aua.org.br

UEM Colégio Santista

Endereço: Rua Sete de Setembro, 34 
Bairro/CEP: Vila Nova, Santos – SP, 11013-350

UEM Doutor Alcides Lobo Viana

Endereço: Av. Sen. Pinheiro Machado, 606 
Bairro/CEP: Marapé, Santos – SP, 11075-000

UEM Doutor Dino Bueno

Endereço:Rua Dr. Cunha Moreira, 134 
Bairro/CEP: Encruzilhada, Santos – SP, 11050-241

UEM Leonor Mendes de Barros

Endereço: Praça Fernandes Pacheco, 1 
Bairro/CEP: Gonzaga, Santos – SP, 11060-410

UEM Professor Florestan Fernandes

Endereço: Rua Oswaldo Cochrane, 91 
Bairro/CEP: Embaré, Santos – SP, 11040-111

UEM Professor Mário de Almeida Alcântara

Endereço: Rua Mansueto Pierotti, 75 
Bairro/CEP: Valongo, Santos – SP, 11010-270

UEM Professora Maria Luiza Alonso Silva

Endereço: Próx. à Rua Professor Carlos Escobar, Praça Eng. José Rebouças, s/n
Bairro/CEP: Ponta da Praia, Santos – SP, 11030-000

Parceiros do PMANE

Junto ao Instituto Auá e Preserva, são eles que ajudam a viabilizar o programa no município

A ADM Company é uma multinacional que opera em mais de 270 fábricas em todo o mundo, onde grãos de cereais e plantas oleaginosas são transformadas em inúmeros produtos utilizados na alimentação, bebidas, indústrias e forragem animal para mercados globais. No Brasil, um de seus produtos são os óleos da marca Concórdia, que patrocina o município.

Uma iniciativa da ABIOVE e do SINDÓLEO cujo objetivo é a promoção da coleta de óleo de cozinha usado e o incentivo à reciclagem desse resíduo. As ações do Óleo Sustentável possuem caráter educativo para o consumidor e promovem a conscientização sobre o armazenamento e descarte corretos do óleo de cozinha usado nos Pontos de Entrega Voluntária – PEVs.

Por meio das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, apoia a realização do Programa no Município.