Peruíbe

Após o sucesso do programa em Embu das Artes, a empresa IMCOPA, através da marca de Óleo LEVE, começou a apoiar, em 2019, o desenvolvimento do Programa Meio Ambiente nas Escolas em Peruíbe, com o mesmo objetivo: tornar a comunidade escolar protagonista nas ações de coleta de óleo de cozinha usado, por meio da mobilização da rede pública de ensino para a sensibilização e envolvimento de estudantes, famílias e comunidades.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Peruíbe, com o apoio, principalmente, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, o programa incentiva o descarte adequado do óleo de cozinha usado, por meio da conscientização ambiental com as escolas.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MUNICÍPIO

Primeiro Sorteio do PMANE marca início das premiações do ciclo 2024

Nesses primeiros meses do ano divulgamos as regras do Prêmio PMANE 2024 durante as reuniões de Abertura do Ciclo 2024 do PMANE, que vem acontecendo desde fevereiro. E ontem, 27/03, foi a vez da primeira premiação do ano acontecer. Seguindo a mesma linha dos últimos...

Ciclo 2024 do PMANE – Peruíbe começa com encontro remoto

No dia 27/02, terça-feira, aconteceu o encontro virtual da equipe do Programa Meio Ambiente nas Escolas com gestores e educadores das escolas do município de Peruíbe (SP). O evento de "Abertura do Ciclo 2024 do PMANE" relembrou os pontos principais do programa e...

Avaliação PMANE 2023

O PMANE finaliza mais um ano de muito trabalho e construção coletiva. Ao longo desse ciclo, pudemos consolidar nosso planejamento e testar novas estratégias. Agora, o momento é de avaliar essa trajetória e, mais uma vez, faremos isso juntos. No questionário a seguir,...

PMANE conclui ciclo de Sorteios de 2023

Ano após ano, o Programa Meio Ambiente nas Escolas busca aprimorar o trabalho de educação ambiental realizado nas instituições de ensino. Reconhecemos que esta não é uma jornada solitária, mas sim uma luta coletiva que requer o envolvimento de toda a sociedade. Na...

Último Sorteio do PMANE de 2023 aconteceu, confira os ganhadores

A reta final do Prémio PMANE chegou e hoje, realizamos o último sorteio do ano,  valorizando e reconhecendo o engajamento da nossa comunidade escolar no processo de logística reversa do óleo de cozinha usado ♻. Foram sorteadas 54 Cafeteiras Elétricas!...
Confira aqui!

2021

2020

2019

2018

Acesse aqui o formulário!

Transformação nas escolas

O diferencial do programa é a aplicação de uma metodologia que envolve toda a comunidade escolar com ações de educação ambiental, e o incentivo de novos hábitos sustentáveis, com a população sendo sensibilizada para a importância do descarte correto dos resíduos.

Essa consciência da comunidade vem trazendo melhores resultados a cada ano. Os cidadãos se surpreendem ao ver que apoiando o programa na escola, o óleo vai para a reciclagem, evitando assim que prejudique o meio ambiente.

Separar e entregar o óleo usado nas escolas é a melhor forma de contribuir com atividades educativas, pois ele reverte em renda para a Associação de Pais e Mestres e em lindos projetos de educação ambiental.

O óleo de cozinha usado, depois de frio, deve ser armazenado em garrafa pet e levado até as escolas, onde será depositado nas bombonas, e transformado em novos produtos sustentáveis.

Conheça a Novidade

CONFIRA OS VÍDEOS DO MUNICÍPIO

Principais Resultados

Escolas Participantes

17

Gestores / Professores Formados

32

Alunos Impactados

4.360

DEPOIMENTOS DOS ENVOLVIDOS

Viviana Fonseca - Bióloga do Departamento de Meio Ambiente de Peruíbe

“O Programa Meio Ambiente nas Escolas é de extrema importância para o município, pois foca na coleta de óleo vegetal e conscientiza a comunidade escolar diretamente sobre a importância do consumo e do descarte de resíduos de forma correta e sustentável.”

Luiz Orthey - Sabesp

“Nós da SABESP temos nessa parceria a união às ações contínuas de desenvolvimento e preservação do meio ambiente, levando a conscientização principalmente para as crianças que são o berço do nosso futuro para o planeta. E é com muito orgulho que temos o PMANE à frente dessa ação e de nossa empresa participar de todas essas referências ambientais. Obrigado em nome da SABESP e contem conosco nessa linda empreitada.”

Gabriel Menezes, presidente do Instituto AUÁ

“Queremos que esta iniciativa seja algo permanente no município, com a população consciente dos benefícios que os resultados de coletar o óleo proporcionam, como a não contaminação dos recursos hídricos e mananciais locais, a geração de renda e o fortalecimento da rede de coleta, com órgãos públicos e estabelecimentos comerciais envolvidos na entrega”

Pontos de Coleta em Peruíbe

Separe o óleo usado e leve para as escolas!

EE Carmen Miranda

Endereço: Av. Prof.ª Terezinha Rodrigues Kalil, 1221
Bairro/CEP: Jardim Brasil – 11750-000

EMEF Prefeito José Roberto Preto

Endereço: Av. Cezário Maria Faria, 135 
Bairro/CEP: Guaraú – 11750-000

EMEF Prof.ª Amália Berta Strit Sanchez

Endereço: Rua Dez, s/n 
Bairro/CEP: Vila Erminda – 11750-000

EMEF Prof.ª Maria Amélia Ribas Campilongo

Endereço: Rua José Veneza Monteiro, 41 
Bairro/CEP: Jardim São João – 11750-000 

EMEF Prof.º Fernando Nepomuceno Filho

Endereço: Av. Eduardo Álvares Machado, 1159 
Bairro/CEP: Balneario Samburá – 11750-000

EMEI Jardim Brasil

Endereço: Rua Eduardo Bastos, 86 
Bairro/CEP: Jardim Brasil – 11750-000

EMEI Prof.ª Jacira Marques Corrêa Ubrig

Endereço: Rua Araguaré, 516 
Bairro/CEP: Jardim Ribamar – 11750-000

EMEI Serra do Mar

Endereço: Rua 32, 1050
Bairro/CEP: Santa Izabel – 11750-000

EMEI Vila Romar

Endereço: Rua Paulo Okio Okama, 39 
Bairro/CEP: Vila Romar – 11750-000

EMEIF Jardim Veneza

Endereço: Rua Firmino Pereira dos Santos, 372
Bairro/CEP: Jardim Veneza – 11750-000

EMEF Prof.ª Adriana Aparecida Almeida dos Santos

Endereço: Rua Vereador José dos Santos,  s/n 
Bairro/CEP: Estância Antônio Novaes – 11750-000

EMEF Prof.ª Delcélia Joselita Mesquita Bezerra

Endereço: Rua Carlos Drummond de Andrade, 372
Bairro/CEP: Vila Romar – 11750-000 

EMEF Prof.ª Terezinha Rodrigues Kalil

Endereço: Av. Domingos da Costa Grimaldi, 80 
Bairro/CEP: Jardim Brasil – 11750-000

EMEI Caraminguava III/IV

Endereço: Rua Roberto Longhi, 279 
Bairro/CEP: Caraminguava – 11750-000

EMEI Marise Helena Correia

Endereço: Rua Taquarí, 281 
Bairro/CEP: Jardim Ribamar – 11750-000

EMEI São João Batista II

Endereço: Av. Carlos Raimundo Peppe, 1009
Bairro/CEP: Sao Joao Batista II – 11750-000

EMEI Vereadora Ana Maria Mesquita

Endereço: Av. Vereador Victor Caetano dos Santos, 145 
Bairro/CEP: Jardim Brasil – 11750-000

Parceiros do PMANE

Junto ao Instituto Auá e Preserva, são eles que ajudam a viabilizar o programa no município

Empresa multinacional com uma estrutura sólida e integrada para processar, estocar e distribuir globalmente derivados de soja. Por meio dos Óleos Leve, patrocina o município.

Uma iniciativa da ABIOVE e do SINDÓLEO cujo objetivo é a promoção da coleta de óleo de cozinha usado e o incentivo à reciclagem desse resíduo. As ações do Óleo Sustentável possuem caráter educativo para o consumidor e promovem a conscientização sobre o armazenamento e descarte corretos do óleo de cozinha usado nos PEVs.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp é uma empresa brasileira que detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico no Estado de São Paulo.

Por meio das Secretarias Municipais de Educação; Meio Ambiente e Agricultura; Comércio, Indústria e Empregos e Departamento Municipal de Divulgação e Marketing, apoia a realização do Programa no Município.