PMANE E OS ODS

Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e como estamos alinhados em nosso trabalho

O PMANE busca constantemente se alinhar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando transformações nos municípios onde atua.

Os ODS são uma agenda adotada em 2015 pelas Nações Unidas (ONU), composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos de forma voluntária pelos países até 2030, como podemos ver no vídeo e na lista à seguir.

Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos

Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos

Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho  decente para todos

Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos

Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

Quando anunciamos trabalhar com educação de qualidade estamos, sobretudo, nos referindo às nossas capacitações coletivas que buscam muito mais do que compartilhar conteúdos com o público. Produzir e distribuir conteúdos de qualidade não é algo muito difícil de se realizar, vemos muitas instituições fazendo esse trabalho. No entanto, buscamos neste processo de disseminação do conhecimento é também a ampliação dos horizontes e possibilidades, provocando uma transformação significativa no público (educadores e alunos), assim como torná-los multiplicadores com potencial de também educar àqueles que estão no seu entorno.

Outro objetivo que trabalhamos é o número 6, que assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, pois ao realizar a logística reversa do óleo de cozinha usado, ele não vai parar nos esgotos, rios e mares, ao mesmo tempo em que integramos a comunidade nesse processo.

Dentro do item 6, temos 2 tópicos que vemos claramente nosso trabalho:

6.3 Até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.

6.b Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento.

O ODS 12 visa a produção e o consumo sustentáveis, com foco em ações globais e locais, como alcançar o uso eficiente de recursos naturais, também estão incluídos o cuidado com resíduos sólidos e a diminuição da emissão de poluentes.

Uma das metas desse ODS é até 2020, alcançar o manejo ambientalmente adequado dos resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, conforme os marcos internacionalmente acordados, e reduzir significativamente a liberação destes para o ar, água e solo, a fim de minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente.

Outra meta é até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso, garantindo uma vida saudável e um planeta saudável no futuro. A boa gestão destes é relevante e apoia a implementação de muitos outros, senão todos os ODS.

Quanto ao óleo de cozinha e o trabalho do PMANE, este ODS está ligado à coleta e reciclagem do resíduo, fazendo a logiística reversa, assim contribuimos para a redução do escarte do óleo nas águas e solos, reduzindo os impactos negativos.

As parcerias multissetoriais:

17.16 Reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, complementada por parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável em todos os países, particularmente nos países em desenvolvimento

17.17 Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias