Confira a retrospectiva 2020 do Instituto AUÁ, realizador do PMANE ao lado da Preserva Recicla, onde todas as realizações do Programa Meio Ambiente nas Escolas em 2020 são citadas.
Definitivamente este ano marcou época na história mundial.
Em muitos aspectos, 2020 foi um ano incrivelmente difícil. A pandemia nos distanciou e nos colocou em estado de alerta com nossas máscaras, álcool em gel e cumprimentos com os cotovelos. Mas, em vez de apenas nos concentrar na dificuldade, podemos olhar o que aconteceu de bom. Esse foi um ano que:
Completamos 23 anos de nossa fundação e realizamos um vídeo relembrando a visão de que é possível transformar realidades por meio da inspiração de empreendedores que atuam em diversas causas socioambientais.
Reinventamos no Programa Meio Ambiente nas Escolas para levar conteúdo para os educadores e atividades para os alunos.
No Youtube e Instagram do PMANE fizemos diversas Lives e postamos as atividades do #PMANEemcasa, para podermos manter o contato com a natureza sem sair de casa, e as #dicasambientaisPMANE dos professores e educadores envolvidos no programa.
Também demos início a um novo site, onde realizamos a atividade “O que vira lixo na sua casa”, que sorteou 3 tablets para os alunos que separaram seus resíduos sólidos durante 1 semana, e criamos uma área de Conteúdos Diversos, repleta de vídeos, atividades pedagógicas, jogos, publicações e sites sobre Meio Ambiente e Resíduos Sólidos.
Nos meses de maio e junho, distribuímos 4000 cestas básicas, compostas somente por alimentos agroecológicos de pequenos produtores, para famílias em situação de vulnerabilidade durante a ação “Proteja e Salve Vidas” em parceria com a FBB.
Veja mais momentos dessa ação em nosso Instgram: https://bit.ly/38OFGLA
Saiba um pouco mais na matéria do FBB sobre a ação: https://bit.ly/3aTVxuZ
Foram realizados diversos encontros e capacitações no âmbito do projeto “REDE DE PRODUTORES DE CAMBUCI E NATIVAS DA MATA ATLÂNTICA”, nº 17223, do edital “ECOFORTE-REDES-2017” da Fundação Banco do Brasil.
Em nosso Instagram (@institutoaua) você encontra diversos posts sobre o projeto, como a Oficina de Comunicação e Marketing, facilitada por Ana Cecília Bruni, e o post do Dia do Cooperativismo, onde José Augusto Vieira de Aquino, responsável pela assessoria jurídica, fala sobre a importância do cooperativismo na agricultura familiar brasileira.
Ainda tivemos 2 matérias em nosso blog sobre as pesquisas que vêm sendo realizadas. Clique e saiba mais:
. Construção Participativa da Cadeia Produtiva de Frutas Nativas da Mata Atlântica no Vale do Paraíba, Região Sudeste, Brasil
. Arranjos Produtivos e Redes Colaborativas na Mata Atlântica Paulista
Tiramos do papel a Rede de Ecomercado Mata Atlântica, uma iniciativa do Instituto AUÁ para recuperar o bioma no estado de SP e integrar social e economicamente seus habitantes.
Desde 2014 o Instituto AUÁ promove parcerias para geração de renda a partir da conservação dos recursos naturais e valorização das culturas locais, dando início à Rede de Ecomercado Mata Atlântica. Agora, em agosto de 2020, foi o momento de colher os frutos destas parcerias, especialmente com as indústrias Sorvetes Rochinha, WeBev e Naturanic, cujos representantes realizaram um dia de campo e visitaram os sítios de pequenos produtores e o Empório Cambuci, nos municípios de Salesópolis e Paraibuna.
A experiência veio consagrar a parceria para a introdução das frutas nativas nas suas linhas de produtos. Saiba mais em https://bit.ly/2McXqsb
Foram lançados os sabores Cambuci e Uvaia, resultado de uma parceria entre Rochinha e AUÁ.
Mais que sorvetes de massa com geleia da fruta, eles são a prova de que a sustentabilidade é sempre o melhor caminho.
De um lado, as frutas são produzidas por pequenos produtores através do sistema de Agrofloresta, que ajuda a manter sempre viva a biodiversidade da Mata Atlântica. De outro, as regras de comércio justo gerando renda a essas famílias e perpetuando negócios e a floresta. E colaborando com tudo isso está você: consumidor que, além de poder experimentar sabores tão únicos, vai ter certeza de que, ao comprar esse produto, estará ajudando a gerar renda para as pessoas que cuidam da Mata Atlântica. Saiba mais em https://bit.ly/3nYJksx
Nos unimos a um coletivo de organizações para lançar a campanha Amazônia em Casa, Floresta em Pé, e mostrar outra face da floresta, que produz uma grande diversidade de ativos cada vez mais usados na produção de alimentos deliciosos. A campanha é um convite para conhecer produtos que ajudam a manter a floresta em pé, porque são obtidos a partir do uso sustentável dos recursos naturais, gerando trabalho e renda para suas comunidades.
Fechando o ano, a RBCV lançou a publicação “Serviços Ecossistêmicos e Bem-Estar Humano na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo“. Trata-se de uma publicação muito rica e aguardada, que traz estudos importantíssimos relacionados aos serviços ambientais no território da RBCV-SP.
O lançamento ocorreu durante o Café Virtual do IF, que pode ser assistido em https://bit.ly/3aVdRDN
0 comentários