PMANE em Notícias

Arquivo

Arraiá e Mascote estimulam entrega de óleo em Carapicuíba

O mês de junho contou com uma programação especial em Carapicuíba. Aproveitando a onda do milho e do arrasta pé, as educadoras da Escola Maria Raquel Conceição promoveram um arraiá para estimular a coleta de óleo. No evento, os alunos que doassem mais óleo ganhavam o título de Mister e Miss Caipirinha. Segundo a diretora Rosana Monteiro, foi uma estratégia de aproximar os pais do processo de educação ambiental e, ao mesmo tempo, dar mais estímulo aos alunos.

“Os pais ficaram bem entusiasmados, trouxeram bastante óleo para nós. E aí a gente está querendo fazer mais vezes, então tem a primavera, aí também o final do ano, para incentivar eles a trazerem e ajudar a gente com o óleo”. Explica Rosana, que pretende aumentar o alcance do projeto por meio de ações de integração entre toda a comunidade escolar.

A equipe do PMANE e nossa parceira Renata Antunes, analista de sustentabilidade dos Óleos Vitaliv, quiseram conferir esse trabalho de perto. “Quem já pensou em fazer festa junina com Óleo, não é? Eu jamais teria essa ideia, então é muito bom presenciar isso aqui e não só como parceira. Falo isso enquanto pessoa, Renata, que fica muito orgulhosa em ver tudo isso acontecendo. A natureza está pedindo socorro e a gente está indo nesse grito dela”, comenta a gerente.

Na ocasião, também visitamos a escola Ciranda da Criança, que tem utilizado o mascote Olito para engajar as crianças. “Foi muito importante. Os pais abraçaram essa causa. Tá um trabalho brilhante, a gente faz o trabalho nas sala e eles fazem a reprodução do que aprendem [em casa]” conta a professora Marlene. 

Promover um trabalho de logística reversa dentro de escolas requer criatividade. Para grande parte das crianças envolvidas, o PMANE é a ponte para o primeiro contato com educação ambiental, por isso é importante valorizar estratégias que estimulem o engajamento delas por vontade própria, de forma pedagógica e divertida. O município de Carapicuíba faz parte do projeto desde 2016 e conta com 73 escolas atuando coletivamente.

Shares

1 Comentário

  1. Rosemary

    Que importante esse projeto e esse incentivo dos envolvidos. Parabéns

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *