ciclo do óleo

Conheça o caminho que o óleo faz antes e depois de chagar na sua casa


1. Origem e Matéria-prima 2. Produção e Transformação 3. Transporte e Distribuição 4. Consumo 5. Pós-consumo 6. Reciclagem e Produção de Biodíesel

1. ORIGEM E MATÉRIA-PRIMA

Tudo começa com o plantio da soja, que para se desenvolver com eficiência, deve ser feito preferencialmente em regiões com terreno plano e regime de chuvas regulares. Depois do plantio e manejo da lavoura, a soja é colhida com maquinários de alta tecnologia.

2. PRODUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

Depois da colheita, os grãos de soja são transportados até grandes armazéns, chamados silos. Nessa etapa, todo cuidado é pouco para garantir as condições ideais de temperatura e umidade.

Em seguida, vem a extração do óleo. Os grãos são distribuídos em uma esteira para serem esmagados sob alta pressão e terem o seu óleo extraído.

3. TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO

O óleo ainda passa por um minucioso processo de filtragem e refinamento, eliminando impurezas e partículas sólidas, para, só então, ser envasado. E finalmente chegar na prateleira dos supermercados.

4. CONSUMO

O consumidor compra este óleo e o consome em sua residência.

5. PÓS-CONSUMO

Após o consumo, descartar o óleo de cozinha de forma adequada é muito simples. Com ele frio, use uma peneira para eliminar os resíduos e transfira para uma garrafa PET.

Agora, basta levar este óleo para o ponto de coleta mais próximo de sua residência.

6. RECICLAGEM E PRODUÇÃO DE BIODIESEL

Depois de limpo, o óleo reciclado se transformará em sabão, tintas, vernizes ou biodiesel, que é o destino ambiental mais nobre.

Com apenas 1 litro de óleo usado é possível produzir 1 litro de biodiesel.

Além do biodiesel ser um combustível renovável, ele é menos poluente e contribui com a redução do aquecimento global.

Esse material é parte do site do Óleo Sustentável, uma iniciativa da ABIOVE e do SINDÓLEO cujo objetivo é a promoção da coleta de óleo de cozinha usado e o incentivo à reciclagem desse resíduo.
Acesse e saiba mais sobre:

https://www.oleosustentavel.org.br/ciclo-do-oleo