Na última terça-feira, 07, aconteceu o evento de abertura do ciclo 2023 no município de Guarujá. A reunião aconteceu de forma remota e foi uma oportunidade de dar as boas vindas aos professores que ainda não haviam tido contato com o programa, além de apresentar as atividades propostas para esse ano.
O PMANE é uma iniciativa de educação ambiental que integra organizações civis, setor público e privado para um modelo alternativo de gestão de resíduos. O programa incentiva atividades socioambientais e culturais nas escolas, oferece capacitação para professores e gestores das unidades envolvidas e disponibiliza diversos conteúdos de educação ambiental, além de materiais de comunicação para facilitar o contato com a comunidade escolar. O foco principal é a logística reversa do óleo de cozinha usado, mas o programa também aborda outros temas da agenda de sustentabilidade como saneamento básico, cidadania e descarte correto de outros resíduos.
Esse ano o PMANE chega a 36 novas escolas de Ensino Infantil e Fundamental I, além das 4 que receberam o projeto piloto em 2022. A idéia, sugerida pela SEDUC Guarujá, é que o programa cresça no município junto com as crianças, e que em breve a conscientização da destinação correta dos resíduos sólidos esteja presente em todas as fases da Educação e deixando frutos para as futuras gerações.
Além dos dispositivos já conhecidos do PMANE, como o Cantinho da Natureza, o Mascote, a Formação PMANE – Educação para Sustentabilidade e o PMANE Play, a equipe trouxe uma novidade: o manual PMANE, mais uma ferramenta criada pelo programa para o apoio pedagógico dos professores. O manual, que será lançado no primeiro semestre, conta um passo a passo de como aplicar a metodologia nas escolas.
O programa está presente no município por meio da parceria entre PMANE, “Programa Ação Renove o meio Ambiente – Óleo Liza”, SEDUC – Secretaria de Educação e Prefeitura. O evento contou com a participação de Ana Tempass, representante da Cargill, empresa detentora do Óleo Liza e do Programa Ação Renove o Meio Ambiente, o maior programa de logística reversa do Brasil. “O programa surgiu em 2011, e desde então a gente tem ganho bastante experiência na coleta de óleo. O mercado do óleo mudou bastante, a conscientização das pessoas mudou bastante… esse tema vem crescendo e tomando a proporção que deve ser tomada e isso tem chegado na conscientização do descarte correto do óleo “, comentou.
Confira a reunião na íntegra:
0 comentários