Água e óleo

Informações

Público: Professor / Gestor
Faixa Etária: Adulto
Tema:

Resumo

Indicação de aplicação: 2º ano

Título da aula: Água e óleo

Habilidades:

(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.

(EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais.

Recursos didáticos:

4 copos plásticos transparentes de 200 ml. Considere obtê-los a partir de garrafas PET pequenas cortadas, pois podem ser lavados e reaproveitados.

1 colher.

Corante alimentício de diversas cores.

50 ml de óleo vegetal.

Caneta marcadora.

Garrafa PET pequena (para o experimento).

Funil.

Seringa (mínimo 10 ml).

Esponja de cozinha (pode ser usada, desde que esteja em bom estado e seca).

Bandeja grande para coleta de toda água usada pelos alunos na atividade.

Água.

Garrafa PET para coleta de todo o óleo usado pelos alunos na atividade.

Objetivos de aprendizagem

Identificar características físicas do óleo vegetal através de experimentos qualitativos e reconhecer problemas socioambientais associados ao seu descarte incorreto.

Antes da aula

  • Para sua preparação, realize antecipadamente o experimento proposto e familiarize-se com os materiais e procedimentos.
  • Organize os alunos em grupos de três pessoas, peça que tragam os materiais necessários ao experimento e/ou separe os materiais necessários aos grupos.

O experimento passo a passo

EXPERIMENTO PARTE 1

  • Com a caneta marcadora, enumere de 1 a 3 os três copos plásticos transparentes.
  • Coloque água nos 3 copos até a metade dos seus volumes (se estiver usando o copo de 200 ml, corresponde a 100 ml de água).
  • Adicione óleo vegetal nos três copos, delicadamente, até que a mistura ocupe aproximadamente 3/4 do volume do copo (se estiver usando copos de 200 ml, corresponde a 50 ml de óleo vegetal).
  • COPO 1 – observe a mistura no copo 1 e mantenha-o em repouso.
  • COPO 2 – com a colher, mexa vigorosamente a mistura do copo 2, aguarde alguns segundos até que a mistura se estabilize e observe o resultado.
  • COPO 3 – com ajuda de um funil, deposite a mistura do copo 3 na garrafa PET, feche a tampa e agite vigorosamente. Logo na sequência, devolva a mistura no copo 3, aguarde alguns segundos até que se estabilize e observe o resultado.

EXPERIMENTO PARTE 2

  • Com a seringa, retire todo o óleo da superfície de um dos copos e deposite-o em um novo copo.
  • Pingue gotas de corante alimentício líquido pela superfície do óleo (quanto mais cores, mais bonito o efeito do experimento. Considere colocar, no total, em torno de 10 gotas).
  • Com a colher, mexa bastante.
  • Volte a mistura de óleo e corante para o copo com água e observe o resultado.

EXPERIMENTO PARTE 3

  • Com a seringa, colete o óleo da superfície de todos os copos, de todos dos grupos, e deposite numa garrafa PET.
  • Despeje a água que sobrou de todos os copos na bandeja.
  • Observe e verifique se ainda há óleo na água.

A aula

  • Na sala de aula ou em outro ambiente de sua escolha propício à atividade, organize os grupos em formato de semicírculo. Essa é uma disposição que facilita o debate, uma vez que todos podem ver uns aos outros. Atente para que cada grupo tenha acesso à uma pequena mesa para realizar o experimento.
  • Inicie uma roda de conversa sobre o tema óleo vegetal (óleo de cozinha). Explore os conhecimentos dos alunos. Você pode fazer perguntas, como:
    • De onde vem o óleo vegetal usado na cozinha?
      • Procure explorar possíveis impactos da produção das plantas de cujas sementes são extraídos os óleos, por exemplo, soja, girassol, milho etc.
    • Sua família usa óleo vegetal? Para quê?
    • Como fica o óleo vegetal depois de usado no preparo de alimentos?
    • Você já teve contato com óleo vegetal? Descreva como ele é.
    • Você já observou o que acontece quando se coloca óleo vegetal na água?
    • Como sua família descarta o óleo de cozinha usado?
  • Comente que farão um experimento para investigar algumas características do óleo vegetal.
  • Peça que cada grupo posicione em sua mesa de trabalho uma folha de papel. Pingue algumas gotas de óleo vegetal sobre ela. Peça que observem a cor, textura, viscosidade etc.
  • Distribua os materiais do experimento aos grupos.
  • Ajude-os a colocar água nos copos até a medida indicada (item experimento passo a passo)
  • Comente que irão colocar uma poção de óleo em cada copo e explore as ideias dos alunos sobre o que pode acontecer. Você pode fazer perguntas, como:
    • O que acontece ao colocar uma porção de óleo nesse copo com água?
    • O efeito será diferente se colocarmos muito ou pouco óleo?
  • Peça que enumere de 1 a 3 cada copo e, na sequência, ajude-os a colocar a porção indicada de óleo em cada um dos copos.
  • Na lousa ou em outro dispositivo que todos tenham acesso, faça uma tabela cujas colunas indiquem “COPO 1”, COPO 2” e COPO 3”. Nela serão anotadas as observações dos alunos para cada procedimento.
  • Peça aos alunos para indicar o que observaram no copo 1 e anote na tabela.
  • Indique o procedimento para o copo 2 (mexer vigorosamente com a colher) e anote as observações dos alunos.
  • Ajude-os para o procedimento do copo 3 (colocar na garrafa PET, agitar e devolver ao copo) e anote as observações dos alunos.
  • Abra um debate sobre as observações dos três copos. Use as semelhanças e diferenças observadas entre as amostras, conforme anotadas na tabela, para conduzir os estudantes a perceberem que, para os três casos, a mistura formou duas fases e que o óleo sempre fica por cima. A principal diferença observada é que no copo 1 o óleo ficou homogêneo, no copo 2 ele formou algumas bolhas e no copo 3 ele formou muitas bolhas pequenas. Você pode fazer perguntas, como:
    • A água sempre fica separada do óleo?
    • A água sempre fica por cima do óleo?
    • Se esperarmos bastante tempo, pode acontecer algo diferente?
    • Se esperarmos bastante tempo, as três misturas podem ficar parecidas?
  • Peça aos alunos para que retirem o óleo do copo 1 usando a seringa. Ajude-os nesse procedimento. O óleo deve ser depositado em outro copo.
  • Peça que pinguem gotas diversas de corante alimentício, que mexam com a colher, que coloquem novamente no copo com água e observem.
  • Peça que relatem o que observaram.
  • Abra um debate sobre o porquê do corante se desprender do óleo e colorir a água.
    • É esperado que os alunos percebam que o corante, assim como a água, não se mistura com o óleo, acaba se desprendendo dele e “migrando” para a água. Conduza o debate para que cheguem a essa conclusão. Se necessário, faça uma demonstração pingando gotas de corante somente em água e somente em óleo, evidenciando a diferença.
  • Indique aos alunos que precisam recolher todo o óleo utilizado no experimento usando a seringa. Ajude-os nesse procedimento e deposite tudo dentro da garrafa PET. Leve-os até o recipiente de coleta do Programa Meio Ambiente nas Escolas – PMANE – e descarte, enfatizando que ele será destinado à reciclagem e servirá de matéria prima para a fabricação de biodiesel, um combustível menos poluente que é usado em ônibus e caminhões.
  • Posicione a bandeja em uma mesa e peça para que todos coloquem a água dos copos nela.
  • Peça que observem se ainda existe óleo na água da bandeja e que indiquem ideias para removê-lo da água.
    • Uma forma de remover parte do óleo que ainda sobrou é usando a esponja. Posicione-a delicadamente sobre o óleo e espere que absorva. Depois, pode-se descartar a esponja no lixo doméstico e a água no ralo.

Encerramento e avaliação

AÇÃO CIDADÃ

  • Faça considerações sobre características do óleo vegetal:
    • Água e óleo são imiscíveis, ou seja, não se misturam.
    • A densidade do óleo é menor do que a densidade da água, portanto, o óleo sempre fica por cima.
  • Explore com os alunos o que pode ocorrer ao descartar o óleo usado na pia da cozinha (rede de esgotamento sanitário). Use os dados qualitativos do experimento para justificar.
    • Peça que observem como cada item utilizado no experimento ficou com uma camada de óleo impregnada. Essa informação pode ser um argumento que justifica o acúmulo de óleo, com o passar do tempo, nas paredes dos canos, o que pode causar entupimento, já que a água não dissolve o óleo.
    • Retirar o óleo da água na estação de tratamento tem um alto custo, pois envolve processos complexos. Isso foi observado no experimento ao retirar a camada de óleo com a esponja.
    • Óleo despejado em cursos de água pode diminuir a concentração de oxigênio na água e impedir a entrada de luz – já que ele fica na superfície – e, assim, prejudicar a vida aquática.
    • Desperdício, já que o óleo de cozinha usado pode ser reutilizado. Ele serve de matéria prima para a fabricação de biodiesel, insumo para produção de tintas e vernizes, massa asfáltica, cosméticos etc.
  • Reforce as indicações sobre o descarte ambientalmente correto do óleo vegetal usado. Indique que o óleo utilizado no experimento e armazenado na garrafa PET será destinado a um ponto de coleta de óleo usado localizado na própria escola, que faz parte do Programa Meio Ambiente nas Escolas – PMANE. Motive-os a disseminar essa informação e promover junto à família e amigos a coleta de óleo de cozinha usado.
  • Divida a sala em dois grupos. Peça que os alunos, individualmente, retratem através de desenhos:
    • Grupo 1 – como ficou o óleo em cada um dos três copos.
    • Grupo 2 – o que pode acontecer se o óleo for descartado em um rio.

Exponha os desenhos e peça uma breve explicação oral da representação.

  • Ao final das apresentações, peça que produzam coletivamente uma ilustração que demonstre o problema do descarte incorreto do óleo de cozinha usado.

Considere publicar a ilustração em meios digitais, como redes sociais, desde que observadas as condições técnicas e legais, como:

  • Publicação nas redes oficiais da escola, do professor ou de algum outro tutor que possa acompanhar a postagem, recolher comentários e sinalizar aos alunos o desempenho, interesse e alcance da iniciativa.
  • Certifique-se que os alunos tenham acesso à infraestrutura (dispositivo, internet etc.), e se estão autorizados, segundo a legislação, termos de uso do aplicativo e pelos responsáveis, a usá-la. 
  • Promova junto aos alunos o descarte adequado de todos os resíduos gerados durante o experimento.
    • Óleo de cozinha: coletado e depositado no ponto de coleta na escola.
    • Esponja encharcada de óleo: lixo comum.
    • Recicláveis, como copos descartáveis: separado para coleta seletiva
    • Bens duráveis, como seringa, funil e bandeja: guarde no acervo de materiais da escola.
    • Água: no ralo.

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