Além das comunicações via grupo de WhatsApp, após a pausa das férias escolares de meio de ano, precisávamos encontrar os gestores escolares de Embu das Artes para alinhar o segundo semestre e, no dia 25 de setembro, a equipe do programa, juntamente com a Secretaria de Educação e a equipe do Super Coletor, realizou a Reunião de Projetos de Educação Ambiental.
Durante o encontro, a equipe do PMANE aproveitou para apresentar os objetivos para o segundo semestre. O principal desafio é transformar todas as escolas do município em Pontos de Entrega Voluntária (PEV) ativos. Conforme o acordo do PMANE com a ABIOVE, suas associadas, a CETESB e o Ministério Público, para que um PEV de logística reversa seja certificado como ativo, é necessário que ao menos uma coleta seja realizada e registrada na escola, acompanhada de uma atividade de educação ambiental.
Com base nessa responsabilidade compartilhada, foram propostas ferramentas para apoiar os gestores na ativação das escolas como PEVs: criar o mascote do projeto, construir o Cantinho da Natureza e promover sorteios e rifas internas para engajar as crianças e suas famílias na coleta de óleo de cozinha usado.
Um kit de materiais impressos foi preparado para auxiliar os gestores na aplicação dessas ferramentas, incluindo:
- Manual PMANE: Um guia completo com todas as informações do programa, orientações sobre como criar e utilizar o mascote e o Cantinho da Natureza, como realizar rifas com as crianças e todos os materiais pedagógicos disponíveis.
- Cartaz para a Sala dos Professores: Facilita o acesso dos educadores aos Dispositivos Pedagógicos do PMANE por meio de um QR code.
- Cartela “Rifas & Sorteios”: Contém 50 Óleons que podem ser usados nas dinâmicas de sorteios internos. Esta atividade não só educa e sensibiliza sobre a reciclagem, mas também integra a comunidade escolar, promovendo um senso de responsabilidade ambiental entre alunos, pais e educadores.
Na parte formativa do encontro, foi apresentada uma palestra sobre Consumo Consciente, com Gabriel Menezes, do Instituto AUÁ, na qual os gestores refletiram sobre a importância de inserir temas de educação ambiental no cotidiano escolar para que tenhamos uma sociedade mais consciente de como suas escolhas de consumo afetam o mundo. Entre as atividades propostas, destacaram-se conteúdos do PMANEplay e do Almanaque PMANE. Um dos momentos mais marcantes foi após a exibição do vídeo “Vamos falar sobre Pegada Ecológica?” (https://meioambientenasescolas.org.br/material_pedagogico/vamos-falar-sobre-pegada-ecologica/), onde fizemos um exercício interativo com a “Calculadora de Pegada Ecológica” (https://www.footprintcalculator.org/sponsor/wb/wb_pt), que ajudou os participantes a compreenderem o impacto ambiental de seus estilos de vida.
Encerrando o encontro, foram anunciadas as premiações e ações do segundo semestre, com foco em engajar e formar novas gerações conscientes ambientalmente. Duas iniciativas se destacam:
. Prêmio PMANE 500, que premiou com um projetor portátil as escolas que atingirem a meta de 500 litros coletados até 20 de setembro. Foram elas EM Doutor Iodoque Rosa, com 650 litros coletados e EM Inês Cardoso da Silva – 500 litros coletados.
. Sorteios PMANE, com prêmios a serem sorteados no próprio dia 25 de setembro e 13 de novembro, considerando coletas válidas até 20 de setembro e 08 de novembro, respectivamente.
Para aqueles que desejam rever o conteúdo apresentado, é só entrar em contato com a Educadora responsável pelo seu município, que disponibilizará o PPT e/ou a gravação do encontro. Agradecemos a todos pela participação e atenção!
0 comentários