QUEM SOMOS
Conheça quem faz o PMANE acontecer
O Programa Meio Ambiente nas Escolas é uma iniciativa integrada de organizações civis, setor público e privado para um novo modelo local de gestão dos resíduos sólidos. Nele, o descarte correto do óleo de cozinha usado se dá pela conscientização ambiental dentro das escolas, onde os processos educativos acontecem mais fortemente.
Os alunos tornam-se agentes de mobilização de sua comunidade, influenciando os pais para a reciclagem e meio ambiente. Gestores e professores também marcam presença nos encontros formativos do programa, que se desdobram nas atividades de educação ambiental.
Os Proponentes do Programa
Os desafios ambientais e sociais da atualidade representam um cenário motivador para as ações do Instituto AUÁ de Empreendedorismo Socioambiental, uma OSCIP com mais de duas décadas de experiência atuando com a visão de que é possível transformar realidades por meio da inspiração de empreendedores que fazem a diferença no mundo.
Seu propósito está ligado à valorização do potencial humano e ao fortalecimento de empreendimentos para a sustentabilidade. AUÁ significa “gente” em tupi e para os indígenas inclui todas as pessoas da aldeia, não existindo separação entre os seres vivos, os ancestrais e a natureza. Acreditamos que todo ser humano tem um potencial a ser desenvolvido e que sua relação respeitosa com a natureza pode ser a base para uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável.
Fundada em 2011 a empresa nasceu comprometida com a sustentabilidade. Do ponto de vista ambiental, sua atividade evita o entupimento dos encanamentos públicos e a contaminação de rios e solos, além de incentivar a produção de energia limpa. Do ponto de vista social, a Preserva promove a conscientização sobre a importância da destinação correta do óleo de cozinha em escolas e associações de bairro e cooperativas de reciclagem.
Com frota própria e licença de operação da Cetesb, da Secretaria do Meio Ambiente do Governo Paulista e demais licenças para armazenar o óleo e fazer seu beneficiamento, a empresa está alinhada ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e ao Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) e à Lei n° 11.097, de 13 de janeiro de 2005, que estabelece a adição obrigatória de biodiesel ao óleo diesel comercializado.
A Equipe do PMANE
Gabriel Menezes
Leonardo Giardini
Felipe Sleiman Rizzatto
Anne Trummer
Carolina Cotrim
Beatriz Siqueira
Lais Bussmeyer
Parceiros do PMANE
Junto ao Instituto AUÁ e à Preserva, são eles que ajudam a viabilizar o programa nos municípios que atuamos.
Saiba mais…