Aulas já iniciaram, o carnaval já passou e enfim 2020 teve início. E a nossa corrida pela defesa do meio ambiente continua!
Já destacamos inúmeras vezes os benefícios de descartar o óleo de forma correta, mas dessa vez o incentivo vem do outro lado do mundo, da Europa. A Ford anunciou que a linha de vans Transit foi aprovada para rodar com HVO (Hydrotreated Vegetable Oil). É um tipo de diesel renovável que, além de óleo de cozinha usado, pode incluir gordura animal, óleo de peixe e subprodutos de processos industriais em sua composição. Por enquanto, a novidade só deve aparecer na Europa.
Segundo nota da Ford, “Por usar hidrogênio como catalisador no processo de produção, o HVO queima mais limpo e tem uma vida útil mais longa que o biodiesel convencional. Ele reduz em até 90% os gases de efeito estufa, emite menos NOx e partículas e também facilita a partida do motor em baixas temperaturas”
A gerente geral de Veículos Comerciais da Ford Europa, explica : “Permitir que nossas vans funcionem com combustível feito de resíduos, como óleo de cozinha usado, pode parecer absurdo, mas o HVO é, de fato, uma solução para os motoristas e frotistas ajudarem a melhorar a qualidade do ar para todos”.
O uso do HVO, só vem a somar ao nosso programa no Brasil, mostra que estamos no caminho certo, e que muito em breve o uso de combustíveis renováveis, como o biodiesel vai se tornar cada vez mais natural.
No Brasil, em 2018, a JBS Biodiesel fabricou um pouco menos de 260 milhões de litros de biodiesel biocombustível, sendo que desse total, cerca de 12,5% veio do reaproveitamento de óleo de fritura usado. Na ponta do lápis, isso representa cerca de 32,5 milhões de litros de biodiesel fabricado a partir a reciclagem de óleo de fritura.
Olhando para números tão positivos, não tem como não sentir o desejo de fazer parte disso, de mudar o futuro do nosso planeta. Quando falamos planeta, parece grande e distante demais, mas acredite, um litro de óleo que você separa e leva para o ponto de coleta, vai se somar a muitos outros, e juntos evitaremos a poluição do meio ambiente e contribuiremos para a produção do biocombustível.
0 comentários