Dentre as cinco principais ameaças para a vida marinha, uma delas é o descarte de diversos materiais que vão parar no oceano – o lixo no mar. O processo de mobilização em torno da questão do lixo no mar também tem permitido a sua inserção em diferentes políticas ambientais, como no planejamento territorial, na limpeza pública e na educação ambiental e cidadã, nas diversas esferas da sociedade e em todos os níveis federativos.
O lixo no mar é uma questão transversal, transfronteiriça e de escala global, que afeta o meio ambiente e a sociedade de várias maneiras. Para embasar a formulação de ações concretas e direcionadas para o combate desse problema, dados e informações sobre o lixo no mar são fundamentais. Em janeiro de 2021 foi lançado o Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar do Estado de São Paulo, fruto do Convênio celebrado entre a SIMA e IOUSP no âmbito da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano.
Nessa edição do Participe! o tema é o Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar do Estado de São Paulo – PEMALM SP e como a sociedade pode estar envolvida nas ações do Plano.
E para falar sobre esse Plano, participam Carla Elliff, do Instituto Oceanográfico da USP, Maria Fernanda Romanelli da Coordenadoria de Planejamento Ambiental da SIMA, Rita Zanetti da Coordenadoria de Educação Ambiental da SIMA, Maria de Carvalho Tereza Lanza da Fundação Florestal da SIMA, gestora da APA Marinha Litoral- Centro e Fernando Almeida Poyatos, Secretário do Meio Ambiente de Bertioga.
Conteúdo importante para a minha vida profissional.