Indicação de aplicação: 4º ano
Título da aula: Aterro sanitário
Habilidades:
(EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias primas), circulação e consumo de diferentes produtos.
Recursos didáticos:
- 1 caixa plástica, preferencialmente transparente, com medidas aproximadas 35cm x 15cm x 20cm
- 1 copo plástico descartável de 200 ml transparente
- 1 copo descartável pequeno (copo de café)
- 1 tesoura
- 1 alfinete (ou agulha)
- 1 régua
- Caneta marcadora
- Areia grossa
- Pedrisco
- Pá ou colher grande para manipular areia e pedrisco
- 1 regador
- Seringa grande (ou bomba manual de sucção de líquidos)
- Corante alimentar em pó na cor vermelha
- Pedaços de papel higiênico
- Jarra com água
- Saco plástico (pode ser saco de lixo ou sacolinha plástica de supermercado)
- Canudo plástico
- Pedaço pequeno de massinha de modelar para vedar o canudo
Objetivos de aprendizagem
Recomendar mudanças ou ajustes na gestão de resíduos sólidos da cidade, baseados na legislação e no conhecimento sobre o risco de contaminação atrelado ao descarte final incorreto.
Antes da aula
Para sua preparação, monte antecipadamente o experimento proposto e familiarize-se com os materiais e procedimentos.
Decida quantas montagens experimentais serão necessárias, segundo seu planejamento didático. É possível montar colaborativamente um único experimento e trabalhá-lo de forma demonstrativa, ou formar grupos de alunos, cada um com uma montagem, para que tenham uma experiência mais imersiva. Após definido, peça aos alunos que tragam os materiais e/ou adquira-os junto à escola. No decorrer desse documento, será considerado o trabalho em vários grupos. Adapte, se necessário.
Separe imagens de descarte incorreto de resíduos sólidos, como em terrenos, calçadas ou outrasvias públicas, rios etc.
Separe imagens de áreas de disposição final de resíduos sólidos a céu aberto – lixões.
Separe partes ou resumo da lei 12.305/10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Alguns artigos da lei e sugestões de uso na aula estão explicitados na seção “Encerramento e Avaliação” deste plano de aula.
Pesquise sobre a coleta de resíduos sólidos na sua cidade.
O experimento passo a passo
- Posicione a caixa plástica em uma mesa plana e nivelada.
- Adicione uma camada de pedrisco de aproximadamente 2 (dois) centímetros de altura, cobrindo todo o fundo.
- Adicione a areia. Acomode-a de maneira que, em uma metade da caixa forme um declive até o pedrisco, e na outra metade forme um patamar.
Perfil da caixa
- Com o alfinete ou agulha, faça pequenos furos no fundo e nas laterais do copo plástico grande (de 200 ml).
- Na região do declive, cave um buraco, inclusive no pedrisco, e enfie o copo até encostar no fundo. Esse dispositivo representa um poço.
- Abasteça o regador com água e jogue pelo terreno até que o nível da água fique perceptível dentro do copo e na parte baixa do terreno (borda da caixa).
- Cave um buraco na parte alta do terreno.
- Coloque sobre ele o saco plástico, encostado e bem ajustado à areia e, com a tesoura, recorte as sobras que ficarem acima do nível do terreno.
- Com o canudo, perfure a areia pela lateral do patamar até que alcance o saco plástico, fazendo a conexão entre o buraco e a parte baixa do terreno, como mostra o croqui abaixo. O canudo transpassar o saco plástico. Se não conseguir furá-lo com o próprio canudo, use a tesoura para fazer um pequeno corte no saco plástico; passe o canudo e preencha as bordas desse furo com massinha de modelar para vedar. Atenção, o canudo pode entupir com a areia. Se necessário, limpe o canudo. Ele precisa estar desimpedido. Na outra extremidade do canudo, posicione um copinho sob ele.
- Faça trouxinhas com o papel higiênico, recheadas com o corante em pó vermelho, simulando sacos de lixo.
- Deposite uma camada dessas trouxinhas no buraco e cubra com uma camada de areia, até encobri-los. Deposite uma nova camada de sacos de lixo e cubra novamente com areia. Repita o procedimento até alcançar o nível original do terreno.
- Jogue água na parte alta do terreno, onde o lixo está enterrado.
- Aguarde e observe se a água escorre pelo canudo. Se necessário, jogue mais água.
A aula
Na sala de aula ou em outro ambiente de sua escolha propício à atividade, organize bancadas para os grupos, posicionadas preferencialmente em formato de semicírculo para que todos vejam uns aos outros e, também, a bancada do professor.
- Comece explorando o conhecimento prévio dos alunos sobre a coleta de resíduos sólidos (lixo) na cidade. Você pode fazer perguntas, como:
- Como sua família descarta o lixo que produz?
- O caminhão coletor de lixo passa na sua rua?
- Você percebe lixo acumulado na sua rua, no bairro ou no caminho para escola?
- Que problemas você acha que o lixo acumulado pode causar?
- Peça que indiquem ideias sobre como acham que seria uma maneira ambientalmente correta de destinação final dos resíduos sólidos gerados na cidade.
- No decorrer da discussão, mostre imagens de lixões, terrenos, vias públicas e rios com lixo acumulado.
- Conduza os alunos para que percebam o risco da contaminação do solo e das águas subterrâneas (atividade 4.1) quando os resíduos sólidos são incorretamente descartados, como nos exemplos das imagens.
- Fale sobre como funciona o sistema de coleta de resíduos sólidos da cidade e aponte problemas, caso houver.
- Comente que farão uma maquete funcional para conhecer uma maneira eficiente de descarte do lixo.
- Distribua os materiais aos grupos e peça que avaliem, levando em conta possíveis ideias que tiveram, como tais materiais podem servir para construir uma estrutura capaz de evitar a contaminação do solo e das águas subterrâneas.
- Na sequência, dê as instruções de montagem para a estrutura do solo e do poço (conforme orientações no item “o experimento passo a passo”). Acompanhe e auxilie.
- Antes de depositar as trouxinhas que representam os sacos com resíduos sólidos, peça que revisem todos os itens instalados e a função de cada um deles.
- Proceda com a montagem e o teste com água.
- É esperado que a água que escorre pelo canudo fique avermelhada devido à “contaminação” com o corante presente nos sacos sob o solo. Talvez seja necessário regar por algumas vezes até o efeito ser percebido. Se o copinho de coleta encher, esvazie e continue o experimento. Se muita água ficar acumulada na caixa, esvazie pelo poço (copo maior) usando a seringa até obter o resultado previsto.
- Nessa etapa, duas coisas devem ser observadas:
- 1) a água vermelha (contaminada) escorre pelo canudo e aparece somente dentro do copinho de coleta, ou seja, toda possível contaminação está sob controle e, assim, pode ser gerida.
- 2) tanto a água do poço quanto a do curso de água (a água acumulada na parte baixa do terreno) estão livres do “contaminante” vermelho, ou seja, a estrutura funcionou para preservar as águas subterrâneas e o curso de água.
- Nessa etapa, duas coisas devem ser observadas:
Encerramento e avaliação
AÇÃO CIDADÃ
Fale sobre a lei que institui o PNRS de 2010, indicando aos alunos que toda a gestão do resíduo produzido pelas pessoas em casa ou pelas indústrias segue as regras de uma lei federal. Enfatize alguns artigos da lei para demonstrar deveres do cidadão e das empresas. Abaixo alguns exemplos e sugestões:
O Artigo 25 aponta que o cumprimento das ações de descarte de resíduos é responsabilidade do governo, das empresas e dos cidadãos, ou seja, é de responsabilidade de todos.
O Artigo 33 trata de um tema importante para ser discutido que é a responsabilidade das empresas que fabricam, importam, distribuem ou comercializam bens que contêm substâncias potencialmente danosas à natureza. Precisam recolher tais itens após seu uso e inserí-los novamente no ciclo industrial. É o conceito de Logística Reversa.
Promova um debate considerando problemas específicos observados na cidade. Você pode mediar o debate com perguntas, como:
Você faz o descarte adequado dos resíduos, seja em casa, na escola ou em outro ambiente público?
Como sua família descarta o óleo de cozinha usado? Considere:
Óleo de cozinha usado é considerado um resíduo sólido.
Óleo de cozinha usado é reciclável e pode ser usado na fabricação de biodiesel, insumo para tintas e vernizes, massa asfáltica etc.
Cada família pode contribuir com a preservação do meio ambiente, separando o óleo de cozinha usado em garrafas PET e levando até um ponto de coleta. Lembre-os que a escola tem um ponto de coleta.
A coleta de resíduos sólidos no seu bairro (ou na rua onde mora) ocorre de forma apropriada?
Existe programa de coleta seletiva (recicláveis) na cidade?
Enfatize que materiais que são recicláveis não devem chegar até o aterro sanitário e que a lei, no seu artigo 19, indica que o município deve ter metas de coleta seletiva e reciclagem.
Comente que todos têm responsabilidade pelos resíduos gerados. Muitos problemas ocorrem por falhas do poder público, por exemplo, quando a prefeitura não promove a coleta de resíduos com a frequência ideal. Mas outros ocorrem por falhas promovidas pelos cidadãos, por exemplo, quando não disponibilizam adequadamente os resíduos para coleta.
Na atividade foi trabalhado um modelo de aterro sanitário que minimiza o impacto da descarte de resíduos no meio ambiente. Nele foi possível observar que todo o líquido contaminante (chorume) gerado pelo contato dos resíduos com a água da chuva, pode ser coletado para posterior tratamento e, por isso, não contaminou o solo e nem a água subterrânea. Como sua operação prevê o aterramento imediato dos resíduos em camadas, ele não fica exposto, o que elimina a presença de animais (vetores) que podem transmitir doenças, como aves, ratos e baratas.
Diante do melhor entendimento sobre como deve ser feita a gestão dos resíduos sólidos, peça aos alunos para que pesquisem sobre como a cidade faz essa gestão e que produzam uma apresentação na qual apresentem os problemas e possíveis soluções.
Finalizada a atividade, promova, junto com os alunos, o descarte adequado dos itens utilizados:
- Recicláveis, como copos descartáveis: separado para coleta seletiva
- Itens que podem ser reaproveitados, como a areia e o pedrisco: embale e guarde para que outros alunos possam usar.
- Bens duráveis, como seringa e jarra: guarde no acervo de materiais da escola.
- Outros resíduos:
- Água: no ralo
- Papel, massinha: no lixo comum