Construindo um brinquedo

Informações

Público: Professor / Gestor
Faixa Etária: Adulto
Tema:

Resumo

Indicação de aplicação: 1º ano

Título da aula: Construindo um brinquedo

Habilidades:
(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.

Recursos didáticos:
Elásticos de borracha (elástico usado em escritório).

Lata cilíndrica vazia com tampa (pode ser uma lata de leite em pó).

1 bateria de 9V usada (como opção, pode-se usar 2 pilhas AA. Esse material servirá como contrapeso no experimento, conforme indicado mais à frente no “passo a passo” e pode ser substituído por outro objeto similar).

2 clipes metálicos (usados para prender papel).

Fita adesiva.

Prego pequeno e martelo (somente para uso do professor)

Materiais para decoração (papéis, adesivos, fitas, cola, lápis, canetinhas etc.). Dê preferência a materiais de descarte, para evitar a geração de mais resíduo.

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer usos alternativos de materiais de descarte através da percepção de suas características.

Antes da aula

  • Para sua preparação, realize antecipadamente o experimento proposto e familiarize-se com os materiais e procedimentos.
  • Organize os alunos em grupos de duas pessoas e peça que tragam os materiais necessários ao experimento, indicando que são materiais de descarte, ou seja, não é necessária a compra.
  • Receba antecipadamente os materiais e, se necessário, complemente para que todos os grupos possam montar um experimento.
  • Faça um pequeno furo centralizado no fundo e outro na tampa de cada lata recebida. Você pode realizar esse procedimento usando um pequeno prego e um martelo. Essa ação deve ser realizada pelo professor ou outro adulto e não faz parte dos procedimentos realizados pelas crianças.
  • Monte um experimento para servir de modelo.

O experimento passo a passo

  • Passe o elástico através do furo do fundo da lata e use um clipe pelo lado de fora para que fique preso.
  • Pelo lado de dentro da lata, estique o elástico para fora e prenda a bateria no meio dele usando fita adesiva. Pode ser necessária ajuda de outra pessoa para esse procedimento.
  • Passe o elástico pelo furo da tampa, fixe com outro clipe e feche a tampa.
  • Numa superfície plana, faça a lata rolar e observe seu comportamento.

A aula

  • Na sala de aula ou em outro ambiente de sua escolha propício à atividade, prepare um espaço livre e desimpedido no chão. Se necessário, afaste móveis ou outros objetos.
  • Organize os alunos sentados no chão em formato de semicírculo, de maneira que os integrantes de cada grupo fiquem lado a lado. Essa é uma disposição que facilita o debate, uma vez que todos podem ver uns aos outros.
  • Escreva na lousa ou em outro dispositivo que todos visualizem, as palavras “resíduo” e “reutilizar”. Ainda que os alunos não sejam alfabetizados, use a oportunidade para aquisição de vocabulário. Enfatize as palavras toda vez que se referir a elas.
  • Investigue o que os alunos entendem por essas duas palavras. Você pode fazer perguntas, como:
    • O que significa a palavra “resíduo”?
    • Onde encontramos resíduos?
    • Nós produzimos resíduos? Como?
    • O que devemos fazer com os resíduos?
    • O que vocês entendem por “reutilizar” alguma coisa?
  • Direcione a conversa para que os estudantes entendam o contexto socioambiental do uso dessas palavras, respeitando o desenvolvimento cognitivo referente à faixa etária. Como referência ao professor, as definições impostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) são:
    • Resíduo sólido: material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade.
      • Embora seja chamado de sólido, esse tipo de resíduo não se restringe ao estado físico “sólido”, podendo ser também semissólido, gasoso ou líquido, desde que suas propriedades impeçam seu descarte na rede de esgoto.
      • O óleo de cozinha é um exemplo de resíduo sólido, segundo designação da PNRS. Ele também é reciclável, ou seja, pode ser utilizado como matéria prima na fabricação de outros produtos, como: biodiesel, massa asfáltica, insumo para fabricação de tintas e vernizes, sabão etc. A gestão correta do óleo de cozinha usado pelas famílias é uma importante ação para preservação ambiental. Indique aos alunos a forma correta de descarte e pontos de coleta na cidade. (https://meioambientenasescolas.org.br/)
    • Reutilização: processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química.
  • Pergunte aos alunos se eles consideram os materiais trazidos para a escola como sendo resíduos.
  • Pergunte aos alunos o que aconteceria com esses materiais caso não fossem utilizados para alguma atividade na escola.
  • Pergunte aos alunos se eles já viram resíduos como estes jogados na rua e/ou em outros locais públicos.
  • Pergunte aos alunos o que pode acontecer com esses resíduos quando descartados na rua ou em outros locais públicos. É esperado que os alunos indiquem consequências, como:
    • Podem ser levados pelas chuvas.
    • Podem ser recolhidos pelos coletores de lixo e garis.
    • Podem entupir bueiros (pontos de drenagem de água da chuva, bocas de lobo etc.) e causar enchentes.
    • Podem ir parar em rios e no mar, matando animais.
    • Podem servir de abrigo para animais que transmitem doenças, como ratos e baratas.
  • Aprofunde o tema, baseando-se nas respostas dos alunos.
  • Indique que, ao invés de descartados, alguns resíduos podem ser reutilizados para produzir novos objetos com outras funções.
  • Distribua os materiais aos grupos e deixe-os manipular por certo tempo para investigar suas características. Peça que deem ideias sobre o que pode ser feito com eles.
  • Provavelmente aparecerão ideias válidas para reutilização. Considere-as e faça com que testem.
  • Mostre aos alunos o experimento montado e revele seu funcionamento.
  • Desmonte seu modelo para que vejam detalhes da construção.
  • Peça que iniciem suas montagens. Ajude-os nos procedimentos incentive-os a perceber as propriedades individuais de cada resíduo, como a rigidez da lata metálica, a massa (peso) da bateria e a elasticidade do elástico de borracha.
  • Peça para que cada grupo decore e personalize sua lata, usando materiais que seriam descartados, como papéis, adesivos, fitas etc. Disponibilize cola, lápis, canetinhas etc. para facilitar o processo. 
  • Peça que testem o dispositivo e façam brincadeiras com ele. Reserve um tempo para isso.

Encerramento e avaliação

AÇÃO CIDADÃ

  • Faça suas considerações sobre a geração e o descarte de resíduos.
  • Retome o conceito de reutilização. Você pode fazer perguntas, como:
    • Qual o uso original de cada material usado no experimento?
      • Lata: embalagem
      • Elástico: fixar itens diversos
      • Clipe: agrupar papéis
      • Bateria: energia para funcionamento de eletroeletrônicos
    • Quais características dos materiais foram aproveitadas na montagem do brinquedo?
      • Lata: rigidez e geometria cilíndrica
      • Elástico: elasticidade
      • Clipe: rigidez
      • Bateria: massa (peso)
    • Para onde iriam esses materiais caso não fossem usados para construir um brinquedo?
    • Por que é importante reutilizar materiais? 
  • Peça que elaborem, em uma página e através de desenhos e palavras, um “manual de instruções” do brinquedo que montaram, indicando:
    • os 4 materiais principais reutilizados: lata, elástico, clipe e bateria.
    • as características de cada material, necessárias ao seu funcionamento.
  • Incentive-os a presentear alguém com o brinquedo e seu “manual de instruções”. Pode ser um amigo, um parente, um colega de outra sala da escola, um professor etc. Indique que devem contar ao presenteado que o brinquedo foi feito com materiais que seriam descartados, motivando-os, assim, a comunicar a ideia de reutilização de materiais.
  • Após a doação, peça que relatem como foi.

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