Economia linear vs Economia circular

Informações

Público: Professor / Gestor
Faixa Etária: Adulto
Tema:

Resumo

Indicação de aplicação: 4º ano e 5º ano

Habilidade(s):

(EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.

Recursos didáticos:

  • Lousa e marcadores para quadro
  • 4 caixas (tamanho suficiente para colocar os objetos)
  • 24 objetos que possam ser contabilizados (ex. Bolinhas, rolos de papelão, ou quaisquer materiais a disposição como lápis, giz de cera, etc)
  • 13 crachás ou placas de fácil visualização 
  • Computador
  • Projetor ou televisão
  • Video: A Economia Circular: Repensando o Progresso(visualizado em junho de 2021)

Objetivos da aprendizagem: 

  • Compreender as diferenças dos processos das economias linear e circular;
  • Analisar a diminuição de descarte de resíduos e obtenção de matéria prima de fontes naturais;
  • Conscientização acerca dos ritmos produtivos e de consumo de recursos naturais. 

Antes da aula:

Prepare os crachás ou placas, a serem distribuídos aos alunos, que deverão indicar as etapas das economias linear e circular, conforme listagem abaixo com as respectivas quantidades.

  • 2 matéria prima
  • 2 fabricação
  • 2 distribuição 
  • 2 uso/consumo
  • 1 reciclagem
  • 1 reuso
  • 1 reparo
  • 1 redistribuição 
  • 1 remanufatura*

Identifique 2 caixas com o nome “Recursos Naturais” e 2 com o nome “Descarte”.

Nas caixas de Recursos Naturais, divida igualmente os objetos a serem contabilizados (10 cada).

Reservar 4 objetos para utilizar na reposição.

*Remanufatura “é um processo industrial que consiste nas etapas de desmontagem do produto usado, na limpeza de suas peças, na reparação ou substituição de peças danificadas, testes de qualidade do produto, updating (no caso de produtos eletro-eletrônico) e remontagem do produto que deverá apresentar perfeitas condições de funcionamento, iguais a de um produto novo.” Fonte:Remanufatura – Wikipédia, a enciclopédia livre, acesso em julho de 2021.

Aula:

A fim de introduzir o tema, desenhar na lousa uma linha com uma seta em seu final e um círculo, também com uma seta, indicando seu sentido de rotação (horário). Questionar aos alunos quais diferenças observam nessas formas. O professor deverá anotar as respostas na lousa em forma de “chuva de ideias”. Em seguida, perguntar o que entendem por sistemas lineares e sistemas circulares, também escrevendo no quadro que for compartilhado.

Pedir então que 13 alunos sejam voluntários para realização da atividade demonstrativa. Cada aluno deverá usar um crachá representando uma etapa da economia. Dessa forma, 4 alunos farão parte da economia linear e 9 farão parte da economia circular.

Cada grupo deverá ficar com 2 caixas, sendo uma delas identificada como Recursos Naturais, posicionada próxima a pessoa representando a Matéria prima, e a outra identificada como Descarte, posicionada próxima a pessoa representando o Uso/Consumo.

Tendo distribuído os crachás, é sugerido que o professor converse com os alunos sobre cada etapa (matéria prima, fabricação, distribuição, uso/consumo, reciclagem, reuso, reparo, redistribuição, remanufatura), certificando-se de que há uma compreensão comum de cada uma delas. Aproveite também para, enquanto conversa, organizar os alunos em posições adequadas para a dinâmica.

Inicialmente, peça somente que integrantes do grupo Economia linear com as etapas matéria prima, fabricação, distribuição e uso/consumo se posicionem lado a lado, como na ordem citada (assim como ilustrado na imagem referente a economia linear, representada abaixo) entre as caixas de recursos Naturais e Descarte.

Obs: Na imagem manufatura representa a etapa fabricação.

  1. Para começar a atividade o aluno com o crachá matéria prima deve coletar da caixa Recursos Naturais um objeto, representando assim a extração de recursos da natureza para a fabricação de bens de consumo.
  2. O objeto deverá então ser passado para o representante da etapa fabricação, em que a matéria prima passa pelo processo de industrialização. 
  3. Continuando as etapas da economia linear, o objeto deverá ser passado para o próximo aluno, representante da distribuição.
  4. Da distribuição o objeto deverá ser passado para o uso/consumo. O aluno com esse crachá deverá então destinar o objeto após seu usufruto para a caixa descarte. Cada uso/consumo dado a um objeto deverá ser contabilizado pelo professor na lousa, a fim de que a quantidade referente a essa etapa seja igual a da mesma etapa referente à economia circular (dinâmica realizada na sequência), para comparação ao fim da atividade.

Após a realização dessa primeira parte da atividade, pedir que os alunos repitam o processo descrito para todos os objetos presentes na caixa de recursos naturais (10 objetos). A cada 4 objetos usados/consumidos e descartados o professor deverá repor na caixa recursos naturais um objeto, representando, dessa forma, que a natureza possui seu próprio ritmo de reposição que é mais lento do que a velocidade com que retiramos recursos dela. Após 10 rodadas a caixa de recursos deverá conter 2 objetos e a caixa de descarte deverá conter 10 objetos. As caixas devem ser mantidas dessa forma para comparação ao fim da atividade.

Após esse segundo momento, os alunos do grupo Economia Circular deverão assumir a mesma conformação lado a lado, como citado anteriormente para o primeiro grupo (matéria prima, fabricação, distribuição e uso/consumo entre as caixas Recursos Naturais e Descarte).

De forma semelhante, num primeiro momento, os alunos deverão passar o objeto tirado da caixa de Recursos Naturais entre si, seguindo a ordem matéria prima, fabricação, distribuição, concluindo em uso/consumo. Cada uso/consumo dado a um objeto deverá ser contabilizado pelo professor na lousa, a fim de que a quantidade referente a essa etapa seja igual a da mesma etapa referente à economia linear. Na sequência, o professor deverá chamar os alunos representantes das etapas da economia circular que ainda não entraram no processo para exemplificar como se dá seu funcionamento.

Obs: Na imagem manufatura representa a etapa fabricação.

  1. O representante da reciclagem terá então que retornar o objeto anteriormente na etapa uso/consumo para a matéria prima. A sequência matéria prima, fabricação, distribuição e uso/consumo será então repetida, desta vez terminando na caixa descarte. Note que, até aqui, apenas um objeto foi retirado da caixa de recursos naturais, mas o número que deve constar na contabilidade de uso/consumo na lousa deve ser dois (uso/consumo=2), uma vez que foi utilizado duas vezes.
  2. Novamente os alunos deverão passar o objeto tirado da caixa de recursos naturais entre si, seguindo a ordem matéria prima, fabricação, distribuição, concluindo em uso/consumo. O representante de reuso deverá devolver o objeto para uso/consumo terminando o ciclo na caixa descarte (uso/consumo=2). A cada 4 objetos usados/consumidos o professor deverá repor na caixa recursos naturais um objeto  em alusão a reposição de recursos pela natureza.
  3. Iniciando um  novo ciclo, novamente um objeto será passado por todas as etapas até o uso/consumo. O representante de redistribuição deverá devolver a distribuição passando por uso/consumo finalizando o ciclo na caixa descarte. (uso/consumo=2).
  4. Novamente os alunos deverão passar o objeto tirado da caixa de recursos naturais entre si, seguindo a ordem matéria prima, fabricação, distribuição, concluindo em uso/consumo. O representante da remanufatura terá então que retornar o objeto anteriormente na etapa uso/consumo para a fabricação. A sequência fabricação, distribuição e uso/consumo será então repetida, desta vez finalizando o ciclo na caixa descarte.(uso/consumo=2).
  5. Iniciando um  novo ciclo, novamente um objeto será passado por todas as etapas até o uso/consumo. O representante de reparo deverá devolver ao uso/consumo finalizando o ciclo na caixa descarte. (uso/consumo=2).

Após essas 5 rodadas as caixas de recursos naturais e descarte deverão conter 7 e 5 objetos, respectivamente.

Depois do desenvolvimento da atividade demonstrativa com os alunos, discuta e questione com eles quais as diferenças entre os dois sistemas. Qual forma de produção eles acreditam ser mais presente no mundo hoje? E qual é menos agressiva com a natureza?

É importante que o professor saliente os impactos ambientais que a extração de recursos naturais causam, como por exemplo contaminação com metais pesados, degradação do solo e desmatamento, entre tantos outros. Note que, durante a extração, outros recursos são utilizados, bem como ocorre no processo de fabricação. Utiliza-se água, energia, resíduos são gerados e descartados.  Destaca-se também que o transporte de mercadorias, durante a distribuição, contribui para a liberação de carbono na atmosfera através da utilização de combustíveis fósseis. O momento deve servir para problematizar essas questões ambientais.

Seguindo com a continuidade da aula passe o vídeo A Economia Circular: Repensando o Progresso para os alunos, para deixar claro o sistema de Economia Circular. 

Ao final da aula, deixe que os alunos pensem e reflitam que ações eles podem ter para incentivar a economia circular. Caso eles tenham dificuldade, dê exemplos como reciclagem de plástico, latas de alumínio, papel; descarte correto do óleo de cozinha; entre outros. 

Imagens: https://www.ideiacircular.com/economia-circular/ (visualizado em junho de 2021)

Ação cidadã:

Durante a atividade os estudantes poderão se conscientizar sobre dois modelos diferentes de economia de mercado, focando em suas vantagens e desvantagens, e podendo pensar futuramente nas escolhas de descarte e compra de produtos de marcas que se preocupam com a retirada consciente de recursos naturais, descarte e tratamento devido de resíduos gerados na produção.  Além disso, também podem pensar em soluções cotidianas para redução de resíduos, ou para consumo consciente, como o compartilhamento de objetos, sistemas de compartilhamento de material escolar e livros literários, uso de transporte coletivo ou compartilhamento de bicicletas para locomoção, entre outros. 

Além disso, poderão transmitir o conhecimento para seus familiares e colegas. E introduzir em seus hábitos o descarte correto de resíduos recicláveis (papel, alumínio, plástico…), e de óleo de cozinha. 
Observação: Essa atividade pode também ser aplicada em grupos mistos, de diferentes idades,  e em contextos educacionais não-formais, ou em atividades extracurriculares nas escolas. A única ressalva seria não aplicar em grupos de alunos de 1º e 2º anos sozinhos, acreditamos que essa atividade não se adapta para essas idades.

Materiais Relacionados