Indicação de aplicação: 1º ano
Título da aula: Jogo dos materiais.
Habilidades:
(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
Recursos didáticos: Embalagens vazias diversas, como:
- Papel e papelão
- Caixas tipo longa vida.
- Caixas de ovos.
- Caixas de fast food.
- Caixas de sapato.
- Plástico
- Embalagens “metalizadas” (bolachas, chocolates, salgadinhos etc.).
- Embalagens transparentes (arroz, feijão, sal etc.).
- Embalagens rígidas (óleo, refrigerante, achocolatado, detergente, produtos de limpeza etc.).
- Metal
- Latas de refrigerante.
- Latas de leite em pó, achocolatado etc.
- Latas de massa de tomate, atum etc.
- Vidro
- Garrafas de refrigerante.
- Recipientes de “conserva” (azeitona, picles etc.).
Óleo de cozinha usado, acondicionado em garrafa PET fechada.
Papel A4 nas cores vermelha, azul, verde e amarela
Canetão na cor preta
Fita crepe
Barbante
4 sacos de lixo
1 recipiente grande para acomodar todas as embalagens, por exemplo, uma caixa de papelão, um saco plástico ou um balde.
Objetivos de aprendizagem
Identificar características de materiais provenientes de embalagens e organizá-los de acordo com essas características, visando o descarte adequado.
Antes da aula
- Prepare as embalagens vazias em número suficiente (no mínimo, um item para cada estudante). Fique atento para:
- que o acervo de embalagens contenha materiais das quatro categorias: papel, plástico, vidro e metal, e que seja o mais diversificado possível.
- que estejam limpos.
- que não apresentem riscos de cortes ou perfurações, especialmente nas rebarbas das embalagens metálicas.
- Coloque todos os materiais, aleatoriamente, dentro do recipiente escolhido (caixa de papelão, saco plástico ou balde).
- Com o canetão, identifique cada folha:
- Folha vermelha: PLÁSTICO
- Folha azul: PAPEL
- Folha verde: VIDRO
- Folha amarela: METAL
A aula
- Reúna os alunos em um local amplo, por exemplo, o pátio, e organize-os para que sentem no chão formando um semicírculo.
- Posicione o recipiente com os materiais na linha central do semicírculo e em frente aos alunos, de maneira que todos possam vê-lo.
- Inicie falando sobre a produção de resíduos domésticos e seu descarte. Você pode fazer perguntas, como:
- Você já observou o lixo produzido por sua família? O que é jogado no lixo na sua casa?
- De acordo com as respostas obtidas, faça uma classificação informal sobre o que são resíduos orgânicos e recicláveis.
- Fale sobre o óleo de cozinha, que é um resíduo que também pode ser reciclado.
- A cidade (ou a região em que mora) possui sistema de coleta de resíduos recicláveis?
- Você já observou o lixo produzido por sua família? O que é jogado no lixo na sua casa?
- Conte que juntou alguns materiais junto à família no decorrer da semana, e que vai usá-los para um jogo antes de descartá-los.
- Distribua 4 pedaços de barbante previamente cortados e pedaços de fita crepe, e oriente os alunos para que estiquem e colem os barbantes no chão. Eles devem partir de um ponto comum (recipiente com todos os materiais) e seguir em linha reta formando ângulos iguais entre si, de maneira que as outras extremidades fiquem igualmente espaçadas.
- No final de cada extremidade do barbante, cole fita crepe no chão para formar o desenho de um quadrado com aproximadamente 50 cm de lado.
- Coloque as folhas coloridas em cada quadrado para identificá-los.
- Avise que irá escolher materiais no recipiente e distribui-los, e que devem manipular o material e passar ao colega do lado, de maneira que cada item passe pelas mãos de todos os alunos. Você pode entregar materiais pelos dois lados do semicírculo para que haja um fluxo horário e um anti-horário.
- Conforme os materiais voltam, recolha-os e coloque-os novamente dentro do recipiente.
- Explore a experiência com perguntas, tais como:
- Que tipos de objetos vocês observaram? Vocês já conheciam algum? Ou todos?
- Você e sua família costuma separar esses materiais? Qual destinação dão a eles?
- Para que servem esses objetos?
- Quais as diferenças entre eles?
- São esperadas respostas como: cor, tamanho, capacidade, massa (peso) e tipo de material. Conduza a conversa para que percebam:
- Que todos os objetos observados, exceto o óleo de cozinha, são embalagens e que já não estão mais em uso (embalagens vazias).
- Que existem embalagens de diferentes materiais. Incentive-os a dizer quais são os materiais (papel, plástico, vidro e metal).
- Tire todos os objetos do recipiente e coloque-os no chão, à vista de todos.
- Indique que cada quadrado corresponde a um material diferente. Caso ainda não sejam alfabetizados, indique que o vermelho corresponde ao material denominado plástico, o azul corresponde ao papel, o verde corresponde ao vidro e o amarelo corresponde ao metal.
- Escolha um objeto aleatoriamente e peça que o primeiro estudante o coloque no quadrado que acredite corresponder ao material de que é feito o objeto. Faça o mesmo com o segundo estudante, com o terceiro e assim sucessivamente até que todos os materiais estejam depositados nos respectivos quadrados. Se necessário, repita o processo até que todos os materiais estejam nos seus respectivos quadrados.
- A garrafa PET com óleo de cozinha usado não se enquadra nas categorias identificadas de reciclagem, mas é possível que os alunos a coloquem em algum dos quadrados.
- Abra uma roda de conversa e incentive um debate com perguntas, como:
- Os materiais estão organizados corretamente nos quadrados?
- Quais as características dos materiais do quadrado vermelho (e do azul, verde e amarelo)?
- Onde mais, além de embalagens, podemos encontrar esses materiais?
- Algum objeto foi colocado no quadrado errado?
- Retome a discussão para que avaliem o que fazer com o óleo de cozinha usado, que não se enquadra em nenhuma categoria indicada nos quadrados. Aponte sobre formas corretas de descarte (https://meioambientenasescolas.org.br/).
- Faça ponderações e, se necessário, corrija algum erro ou imprecisão, fazendo-os mudar objetos dos quadrados.
- Distribua 4 sacos plásticos e peça a todos para que, colaborativamente, coloquem o conjunto de cada quadrado em sacos distintos. Aproveite a folha para “etiquetar” cada saco. Lembre-os de recolher também as fitas adesivas e barbantes do chão.
- Junto com os alunos, leve os sacos para o local de descarte da escola. Aproveite e verifique se existe coleta seletiva na região da escola e se esta promove o descarte seletivo.
Encerramento e avaliação
AÇÃO CIDADÃ
- Durante a atividade, todos os estudantes terão a oportunidade de descartar ao menos uma embalagem em seu respectivo quadrado e de observar os colegas em suas decisões de descarte. Possivelmente, até darão orientações uns aos outros. Use esse momento para conduzir uma avaliação formativa, verificando em tempo real se conseguem agrupar diferentes objetos (embalagens) de acordo com o material do qual são fabricados.
- De volta à sala de aula, faça-os perceber que os mesmos materiais também são usados em inúmeros objetos de uso cotidiano, além das embalagens. Você pode fazer perguntas, como:
- Onde mais, além das embalagens, encontramos papel (e plástico, e vidro, e metal)? Anote na lousa as respostas.
- Faça considerações, indicando que os materiais corretamente descartados podem servir de matéria prima para a fabricação de outros objetos de uso cotidiano e que isso denomina-se reciclagem.
- Planeje com os alunos uma entrevista com algum funcionário da escola para que entendam como são descartados os resíduos gerados ali. Estimule-os a indicar qual a forma correta de descartá-los.