Indicação de Aplicação: 4º ano, 5º ano, 6º ano
Competências Específicas de Ciências da Natureza:
2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.
5. Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários
Habilidades:
(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções
tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
(EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
(EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
Recursos didáticos:
Para uma turma com 20 alunos
20 Copos transparentes (de preferência reutilizáveis)
1 L Óleo de cozinha (qualquer óleo vegetal líquido)
2L Água
200 gramas de Terra
5 Peneiras
5 Funis
10 Filtros de café
5 Colheres
5 Seringas (sem agulha)
Computador
Projetor
Acesso à internet para visualizar o vídeo
Vídeo: Reciclando o Óleo de Cozinha! (visualizado em junho de 2021)
Objetivo de aprendizagem
- Identificar a insolubilidade do óleo em água.
- Compreender as consequências do descarte incorreto de óleo, devido a dificuldade de separação posterior do óleo da água, e do óleo da terra.
- Entender qual a forma correta de descarte do óleo.
Antes da aula
Prepare pequenos kits com um copo, 100 mL de água, 50 mL de óleo, colher, filtro de café, funil, seringa e peneira. O número de kits depende de quantos alunos participam da aula. Pense em grupos de 4 alunos. Separe também 2 copos com terra para cada grupo, para a segunda etapa do experimento.
Aula
Mobilização para o conhecimento
Experimento 1
- Reunir os alunos em pequenos grupos (até 4 alunos) para que eles realizem o experimento.
- Dê para cada grupo um kit já montado com o material do experimento
- Explique para os alunos o funcionamento da dinâmica. Eles devem jogar a água e o óleo no copo e observar como eles reagem. Eles se misturam? Eles se separam? Se se separam qual fica em cima?
- Após essa observação inicial explique que os alunos devem tentar separar a água do óleo com os materiais que têm disponíveis (peneira, colher, funil e filtro de café).
- Após alunos experimentarem alguns jeitos de separar o óleo da água, faça perguntas mobilizadoras. Separar o óleo da água é fácil? Qual dos materiais disponíveis foi melhor pra separar? Todo óleo foi removido da água? Como isso funcionaria em larga escala? Por exemplo, se tivesse muito óleo em um rio, seria fácil removê-lo?
Experimento 2
- Após a experiência inicial com água e óleo, distribua a terra para os alunos. E explique aos alunos a nova dinâmica, eles devem juntar água e terra em um outro copo, e tentar separar essa terra da água.
- Após eles observarem como separar a terra, diga que a próxima mistura será entre terra e óleo. E então peça para que eles tentem separar as duas substâncias. Será que o mesmo método de separação da terra da água funciona para separar o óleo da terra? Como separar o óleo da terra? Instigue os alunos para testarem diferentes formas de separação.
Construção do conhecimento
Discussão
- Passe então para o terceiro momento da aula. Recolha os kits dos alunos.
- Discuta com os alunos sobre a insolubilidade do óleo, e sobre o que eles observaram nos experimentos. Quais conclusões eles tiraram? E sobre a larga escala, será que o óleo pode ser descartado de qualquer forma? Como seria para remover o óleo de um rio? Ou de um lago? Ou de uma área de terra, uma plantação? Ou da pelagem de um mamífero, penas de uma ave?
- Pergunte a eles como é feito o descarte do óleo na casa deles. E quais eles imaginam ser a consequência do descarte incorreto do óleo? Sempre pensando no que eles observaram no experimento. Procure também discutir as consequências para os animais e plantas que vivem nos rios e oceanos se tivesse óleo em seu habitat natural.
- Discuta com eles qual a forma correta de descarte. Lembre os alunos sobre os pontos de coleta existentes nas escolas.
- Mostre para os alunos produtos que podem ser feitos com óleo reutilizado como biocombustível e sabão. Sempre enfatizando a importância do descarte correto visando a dificuldade de remoção do óleo da água.
Síntese do conhecimento
Finalização
- Em seguida, passe para a turma o vídeo sobre reciclagem do óleo de cozinha. Reciclando o Óleo de Cozinha!
- Finalizar a aula verificando se alunos compreenderam as consequências do descarte incorreto, e perguntando novamente qual o descarte correto.
Ação cidadã
Durante a atividade os estudantes poderão compreender sobre os consequências negativas do descarte incorreto do óleo de cozinha, e como existem alternativas para seu descarte correto e a possibilidade de reciclá-lo e transformá-lo em novos produtos. Possivelmente eles podem passar essas informações para suas famílias e implementar em suas casas a coleta e o descarte correto do óleo.