Quanto óleo usamos

Informações

Público: Professor / Gestor
Faixa Etária: Adulto
Tema:

Resumo

Indicação de aplicação: 5º ano

Título da aula: Quanto óleo usamos

Habilidades:
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

(EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.

(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.

Recursos didáticos: Acesso à internet.

Acesso a aplicativos de mapas, como Google Maps.

Objetivos de aprendizagem

Examinar o perfil de consumo e descarte de óleo vegetal pelas famílias em uma região delimitada da cidade e propor soluções para mitigar o descarte incorreto, incentivando a reciclagem.

Antes da aula

  • Colete dados demográficos do município.
  • Familiarize-se com a tecnologia digital de medições em mapas, como o Google Maps.
  • Planeje a forma de coleta de dados por meios digitais e familiarize-se com a tecnologia escolhida, como Google Forms, e-mail, Whatsapp etc.

O experimento passo a passo

  • Defina a forma de coleta de dados, preferencialmente, algum meio digital.
  • Defina as perguntas do questionário.
  • Defina a região da pesquisa em aplicativo de mapa, como o Google Maps, e faça a medição da área do contorno.
  • Aplique o questionário e compile os dados em uma tabela.
  • Com o dado de densidade demográfica do município, estime a quantidade de pessoas que moram na área pesquisada.
  • Use esses dados coletados para fazer inferências diversas, conter, ao menos:
    • Consumo total de óleo de cozinha (em litros).
    • Descarte total de óleo de cozinha (em litros).
    • Porcentagem de descarte incorreto.

A aula

Nessa atividade, os alunos devem conduzir uma pesquisa, sob orientação do professor, para conhecer o perfil de consumo e descarte do óleo residual de cozinha – ORC – em uma região delimitada da cidade, bem como propor ideias para diminuir a incidência de descarte incorreto e incentivar a reciclagem.

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Professor, dê preferência aos meios digitais para a coleta de dados da pesquisa, tais como, como Google Forms, e-mail ou aplicativos de mensagens, como o Whatsapp. Telefone também pode ser uma opção. Se optar pelo meio digital, certifique-se que os alunos tenham acesso à infraestrutura (dispositivo, internet etc.), e se estão autorizados, segundo a legislação, termos de uso do aplicativo e pelos responsáveis, a usá-la.

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A pesquisa pode ser feita por meios digitais, 

Certifique-se que os alunos tenham acesso à infraestrutura (dispositivo, internet etc.), e se estão autorizados, segundo a legislação, termos de uso do aplicativo e pelos responsáveis, a usá-la.

  • Inicie falando sobre o óleo vegetal: sua origem; como é produzido; o seu uso na cozinha; maneiras corretas de descarte; reciclagem; problemas ambientais decorrentes do descarte incorreto etc.
  • Promova um debate sobre o descarte do óleo vegetal com objetivo de caracterizar o problema a ser investigado na pesquisa (perfil de consumo e descarte de ORC1). Para servir de guia:

As pessoas consomem óleo para cocção de alimentos em um processo conhecido como fritura. Esse óleo consumido tem uma vida útil, ou seja, ele não pode ser usado indefinidamente, sendo um hábito seu descarte após um tempo de uso ou logo após o uso. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA -, através da Resolução nº 216, de 15 de setembro de 2004, que dispõe sobre regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação, especifica que:

4.8.11 Os óleos e gorduras utilizados devem ser aquecidos a temperaturas não superiores a 180ºC (cento e oitenta graus Celsius), sendo substituídos imediatamente sempre que houver alteração evidente das características físico-químicas ou sensoriais, tais como aroma e sabor, e formação intensa de espuma e fumaça.

Dessa forma, as famílias que realizam frituras, compram e descartam o produto com certa regularidade.

  • A investigação proposta trata da resposta à seguinte pergunta:
  • Quanto óleo vegetal é consumido e descartado na região estudada?
  • Inicialmente, é importante delimitar a área a ser estudada. A sugestão é que a área compreenda os bairros onde os alunos moram, pois, assim, a coleta de dados fica mais simplificada e, como certamente a maioria deles mora em bairros no entorno da escola, a amostragem torna-se significativa para esta região. Com um mapa da cidade identifique as residências dos alunos. Isso pode ser feito facilmente em meios digitais com a utilização de aplicativos, como o Google Maps. Faça um contorno na região de pesquisa e estabeleça que a residência de todos os pesquisados deve estar dentro da região delimitada pelo contorno. No aplicativo de mapas, use a ferramenta de medição para calcular a área da região pesquisada.
  • Pergunte aos alunos como acham que devem proceder para fazer a pesquisa e descobrir quanto óleo vegetal é consumido e descartado pelos moradores dessa região.
  • Comente que uma metodologia usada em pesquisas é o questionário. Para isso, é importante pensar nas perguntas a serem feitas aos entrevistados, baseados no que querem pesquisar. Peça que indiquem questões que achem pertinentes para investigar o tema, reserve um tempo para discutir isso com os alunos. Abaixo, uma sugestão de questionário, simples e eficiente para a demanda, que pode servir de guia para seu próprio questionário:
    • Identificação mínima: endereço.
    • Quantas pessoas moram na casa?
    • É adotada a cocção de alimentos por fritura com óleo de cozinha?
    • Qual a quantidade, em litros, de óleo de cozinha adquirida mensalmente?
    • Qual a quantidade, em litros, de óleo de cozinha descartado mensalmente?
    • Como o óleo de cozinha usado é descartado em sua residência?
  • Uma vez definidas a área a ser pesquisada (bairros no entorno da escola), a metodologia (aplicação de questionários) e as questões, deve-se iniciar o planejamento da execução. Pergunte aos alunos como acham que devem proceder para coletar os dados. É possível que pensem em entrevistar todos os moradores. indique que, ao fazer uma pesquisa científica, usa-se o conceito de amostra, ou seja, não é necessário entrevistar todos os moradores. Basta escolher uma parcela de moradores (que serão a amostra) e depois proceder com um tratamento estatístico para estimar comportamento de toda a população (todos os que moram na região estudada).
  • Dessa forma, peça que cada aluno colete dados de pelo menos três famílias. Por exemplo, pode ser a própria família e a de dois vizinhos ou moradores próximos de sua residência. Estabeleça uma data e um formato para que retornem com os questionários respondidos. Eles podem ser feitos em papel, mas preferencialmente dever ser aplicados por meios digitais, como Google Forms, e-mail ou aplicativos de mensagens, como o Whatsapp. Telefone também pode ser uma opção. Se optar pelo meio digital, certifique-se que os alunos tenham acesso à infraestrutura (dispositivo, internet etc.), e se estão autorizados, segundo a legislação, termos de uso do aplicativo e pelos responsáveis, a usá-la.
  • Após recebidos os questionários respondidos e antes de apresentá-los em aula, faça uma compilação simples dos dados.
    • Na aula, apresente o resumo. Por exemplo:
Número de pessoas envolvidas na pesquisa:310
Número de pessoas que usam fritura em casa:250
Quantidade total de óleo comprado:314 litros
Quantidade total de óleo descartado:212 litros
  • Comente com os alunos que a tabela é a compilação dos dados coletados por eles e que, através desses números, é possível estimar o perfil de consumo e descarte do óleo vegetal na região estudada.
  • É preciso ter o número total de moradores da região delimitada no estudo. Caso não tenha esse número, pode fazer uma estimativa. Basta multiplicar a densidade demográfica da cidade pela área da região estudada. Com esse método você consegue um valor estimado para o número de moradores da região que, embora não tenha grande precisão, serve para o propósito da atividade. Imagine que a cidade tenha uma densidade demográfica de 9.500 hab/km2 e que a área escolhida tenha 1,7 km2.
    • nº de habitantes na área selecionada => 9.500 x 1,7 =  16.150 habitantes

Com esse resultado, faça uma relação de proporcionalidade (regra de três).

  • Se 250 pessoas descartam 212 litros de óleo por mês, então 16.150 pessoas descartam:
  • 13.695 litros por mês. Ou 164.000 litros por ano (valor mensal multiplicado por 12).

Nesse ponto, use os dados da pesquisa do item “como o óleo é descartado”. Verifique qual é a porcentagem de moradores que descartam de maneira incorreta (no lixo doméstico, na pia ou esgoto, no solo etc.). Suponha que o descarte incorreto corresponda a 60% das respostas. Então:

  • Dos 13.695 litros descartados por mês, 8.217 (60%) são descartados de forma incorreta.
  • Dos 164.000 litros descartados por ano, 98.400 (60%) são descartados de forma incorreta.

Outras extrapolações podem ser feitas seguindo essa metodologia. 

Com esses valores já é possível estabelecer alguma dimensão real do problema do descarte do óleo. Faça-os perceber que se tratam de valores reais, pois são resultados de pesquisa.

Com esse mapeamento em mãos, inicie uma discussão sobre iniciativas para diminuir a porcentagem de óleo descartado incorretamente. Você pode fazer perguntas, como:

  • O que pode ser feito com o óleo usado?
    • Biodiesel, massa asfáltica, insumo para produção de tintas e vernizes, sabão,  etc.
  • Qual a maneira correta de descarte?
    • Filtrar e armazenar o óleo usado em garrafas PET e depositá-lo em postos de coleta.

Encerramento e avaliação

AÇÃO CIDADÃ

Os alunos foram apresentados à uma metodologia de pesquisa usada pela ciência. Ela forneceu dados e conclusões importantes e confiáveis sobre o descarte de óleo pela comunidade local que deve servir de sustentação na defesa de iniciativas que visem melhorar a gestão do óleo de cozinha usado.

  • Peça que elaborem uma apresentação para comunicar os resultados desse trabalho à toda comunidade escolar (alunos, professores e funcionários) e que nela, recomendem ideias para mitigar o problema.
    • Indique que a apresentação deve ser sucinta e persuasiva. 
    • Organize para que possam apresentar. Por exemplo, combine com outros professores para que cedam alguns minutos de aula nas outras turmas; com a coordenação para que disponibilize um tempo na sala dos professores e em local apropriado para abordar os funcionários.
  • Peça que elaborem um resumo com os dados da pesquisa e que enviem para as famílias entrevistadas com uma recomendação para que descartem o óleo de cozinha usado de forma correta, por exemplo, levando até o ponto de coleta na escola, onde o óleo será enviado para a produção de biodiesel.

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