Tintas Caseiras

Informações

Público: Professor / Gestor
Faixa Etária: Adulto
Tema:

Resumo

Indicação de aplicação: 2º ano

Título da aula: Tintas Caseiras

Habilidades:
(EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais.

Recursos didáticos:
Cola branca

Água

Pincéis

Peneira

Papel para forração (procure por papéis de descarte, como folhas usadas, jornais velhos etc.)

Copos plásticos (procure por copos ou canecas usadas na cantina da escola)

Pilão e socador (será usado para macerar itens vegetais, pode ser um utensílio de socar alho, por exemplo, ou itens adaptados, como um copo plástico resistente e um cabo de madeira pequeno).

Itens vegetais para extração de pigmentos (por exemplo: café solúvel, beterraba, couve, urucum, açafrão-da-terra etc.). Dê preferência para o reaproveitamento de resíduos, por exemplo, buscando na cantina da escola restos não utilizados de verduras e legumes, café pronto descartado etc. Avalie cada item para garantir que ainda conserve pigmentos para a realização da atividade.

Itens minerais para extração de pigmentos (terras de diversas cores)

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer que as indústrias utilizam elementos extraídos da natureza como matéria prima para fabricação de produtos e que seus processos geram resíduos.

Antes da aula

  • Para sua preparação, leia atentamente os procedimentos experimentais no item “o experimento passo a passo”.
  • Peça aos alunos para que tragam os materiais necessários e/ou separe os materiais junto à escola.
  • Decida quais itens (vegetais e minerais) usará para extração de pigmentos e como obtê-los (com os alunos, com a escola etc.).

O experimento passo a passo

  • Depois de escolhidos os itens para extração de pigmentos, proceda com a preparação:
    • Itens vegetais, como beterraba, couve etc. necessitam de maceração com adição de água. Corte o vegetal em pedaços pequenos, coloque no pilão (ou no utensílio escolhido para esse processo) e soque. Coe com uma peneira de malha fina e reserve. Ao usar itens reaproveitados, reforce a importância dessa ação.
    • Itens vegetais processados, como urucum, açafrão-da-terra, café solúvel etc., vendidos em pó, já estão prontos para uso. Ao usar itens reaproveitados, reforce a importância dessa ação.
    • Itens minerais: os pigmentos minerais serão extraídos de solos de diferentes cores (terra). Procure-os nos arredores da escola, especialmente em barrancos, e acondicione em sacos plásticos. Desfaça os torrões e peneire. Se possível, faça a coleta junto com os alunos ou fotografe os solos de coleta para mostrar posteriormente.
  • Disponha todos os pigmentos, líquidos e sólidos, nos copos plásticos.
  • Em um copo limpo, adicione os ingredientes na proporção: 1 medida de pigmento para 1 medida de cola branca. Mexa bem para misturar. Se achar necessário, faça ajuste de viscosidade adicionando água ou cola branca, pois os pigmentos não estão padronizados.

A aula

  • Na sala de aula ou em outro ambiente de sua escolha propício à atividade, preferencialmente ao ar livre, prepare uma mesa (mesa do professor) e posicione os alunos em suas respectivas mesas. Forre as mesas com as folhas de papel para forração.
  • Inicie uma roda de conversa sobre o tema “indústrias”. Explore os conhecimentos prévios dos alunos. Você pode fazer perguntas, como:
    • Você sabe o que faz uma indústria?
    • Você conhece alguma indústria? Já viu uma indústria? Existe alguma indústria perto de casa, da escola ou na cidade? Você sabe o que ela fabrica?
    • O que a indústria usa para produzir “coisas”? Aqui, explore o conhecimento sobre matéria-prima. Indique também que a matéria-prima pode ser algum produto reciclável. Por exemplo, determinadas indústrias produzem biodiesel a partir de óleo de cozinha usado; outras, usam o óleo de cozinha usado para produzir tintas e vernizes. Já as garrafas PET usadas podem servir de matéria-prima para produzir tecidos em indústrias têxteis.
    • Uma indústria produz resíduos? De que tipos?
    • O que uma indústria deve fazer com os resíduos que produz?
    • Você acha que as tintas que usamos são produzidas em indústrias? (dê exemplos, como tinta escolar, tinta de parede, tinta para automóveis etc.). 
  • Comente que irão fabricar tintas a partir de elementos naturais. Peça que indiquem onde, na natureza, podem encontrar substâncias que darão cores às tintas. Se possível, saia com os alunos em uma volta pela escola observando elementos naturais coloridos, como folhas, flores e solo no jardim/horta, vegetais na cozinha etc. e colete aquilo que estiver disponível.
  • Na sequência, exponha todos os itens escolhidos para extração dos pigmentos. Mesmo que já tenha feito o processamento antecipadamente, reserve itens in natura e passe para os alunos manipularem. Use esse momento para descrever como são obtidas/extraídas tais matérias primas, quais cores são encontradas na natureza, se conhecem algum outro elemento natural capaz de fornecer cores (pigmentos) para a fabricação de tintas etc. Quando possível, ilustre com fotos. Se houver itens de reaproveitamento, enfatize que usá-los é uma ação positiva para o meio ambiente.
  • Explique o que são pigmentos: materiais sólidos coloridos que não se dissolvem.
  • Distribua para cada aluno um copo plástico e coloque nele uma medida de pigmento (distribua as cores aleatoriamente), um pincel e uma folha de papel.
  • Adicione uma medida de cola branca no copo com o pigmento e peça que misturem com a colher. Acompanhe. Basicamente, as tintas são formadas por três elementos: pigmentos, aglutinantes e solventes. No caso desta atividade, os pigmentos são os extratos naturais, o aglutinante é a cola branca, cuja função é agregar o pigmento e o solvente é a água, já presente na cola branca, mas que pode ser adicionada para ajustar a viscosidade. A tinta seca quando o solvente evapora.
  • Peça que façam um desenho usando as tintas que produziram. Motive-os com temas referentes à aula, como “indústria”, “descarte de resíduos”, “reaproveitamento de materiais”, “natureza” etc. Indique que podem compartilhar as cores entre os colegas.
  • Após terminar os desenhos, deixe a tinta secar.
  • Inicie uma roda de conversa para que sistematizem o processo que acabaram de desenvolver para fabricação e uso das tintas (extração de elementos da natureza e produção) e para que observem a geração de resíduos decorrente desse processo. Você pode fazer perguntas, como:
    • De onde são extraídas as substâncias que dão cor às tintas (pigmentos)?
    • A atividade produziu resíduos? (sobras de material natural (pigmentos), cola branca, água, jornal, copos plásticos etc.).
    • Em uma indústria que fabrica tintas, são produzidos resíduos desse tipo? Em quantidade maior ou menor do que os que produzimos?
    • Em uma indústria que fabrica tintas, são usados pigmentos naturais? Em quantidade maior ou menor do que os que usamos? Isso pode ter algum impacto na natureza?

Encerramento e avaliação

AÇÃO CIDADÃ

  • Faça considerações sobre a fabricação de objetos e insumos de uso cotidiano, como as tintas, mas explore também outros itens do universo do aluno, como os do ambiente escolar (papel, lápis, mochila etc.) e doméstico (brinquedos, eletrodomésticos, automóveis etc.). Indique que a maioria é fabricado em indústrias que usam matéria-prima e que geram resíduos e reforce que tais matérias-primas podem ser substâncias recicladas. Use o exemplo da fabricação artesanal de tintas que fizeram para ilustrar a produção de resíduos.
  • Uma indústria pode trazer desenvolvimento socioeconômico para uma cidade, mas deve preocupar-se também com o bem-estar da população e com o meio ambiente. Você pode ilustrar algumas ações que podem trazer problemas à comunidade na qual uma indústria está instalada, como:
    • Extração não sustentável de matéria-prima da natureza.
    • Descarte incorreto dos resíduos. 
  • Peça aos alunos que indiquem as características dos resíduos que geraram na produção de tintas e como acham que devem ser descartados.
    • Pigmentos: podem ser descartados no jardim, horta, em vasos etc.
    • Água com cola branca: pode ser descartada na pia (esgotamento sanitário).
    • Papel e plásticos: devem ser encaminhados à reciclagem através da coleta seletiva.
  • Considere mobilizar toda a escola ou algumas turmas para fabricar uma quantidade maior de tinta natural e realizar a pintura de uma parede ou muro. Nessa atividade coletiva, fomente a exposição dos desenhos feitos pelos alunos. Promova a destinação adequada dos resíduos gerados.

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