Indicação de aplicação: 3º ano
Título da aula: Torre de líquidos
Habilidades:
(EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.
(EF03MA27) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos.
Recursos didáticos:
2 garrafa PET pequenas, lisas e transparentes
Tesoura
Água
Xarope de glucose de milho ou mel
Óleo vegetal
Peças de diferentes densidades
- porca, parafuso ou moeda etc.
- tampa de garrafa PET, tampa de caneta ou peça plástica pequena etc.
- uva, pedaço de maçã ou pera etc.
- pedaço de isopor ou espuma etc.
Bandeja
Seringa
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer diferenças entre as densidades de substâncias sólidas e líquidas a partir de prática experimental e comparar o fenômeno observado com situações ligadas ao descarte de resíduos
Antes da aula
- Para sua preparação, realize antecipadamente o experimento proposto e familiarize-se com os materiais e procedimentos.
- Organize os alunos em grupos de três pessoas, peça que tragam os materiais necessários ao experimento e/ou separe os materiais necessários aos grupos.
- Separe fotos ou vídeos de manchas de óleo em rios, lagos e/ou no oceano.
O experimento passo a passo
- Com a tesoura, corte a parte de cima das garrafas PET de modo a conseguir dois copos com elas.
- Posicione um copo PET em uma mesa nivelada.
- Adicione o xarope de glucose de milho. Aguarde até que ele fique nivelado no fundo do copo. Isso pode levar alguns minutos, pois é um líquido muito viscoso. Coloque quantidade suficiente para que seu nível fique em aproximadamente 5 centímetros acima do fundo do copo PET.
- Suavemente, coloque água no copo até que seu nível fique em aproximadamente 5 centímetros acima do xarope de glucose de milho.
- Suavemente, coloque óleo no copo até que seu nível fique em aproximadamente 5 centímetros acima do nível da água.
- Aguarde alguns minutos até que os líquidos se estabilizem e que fiquem nítidas as três fases da mistura.
- Coloque a peça metálica escolhida dentro do copo.
- Coloque o pedaço de fruta escolhido dentro do copo.
- Coloque a peça plástica escolhida dentro do copo.
- Coloque a espuma ou isopor dentro do copo.
- Observe o resultado.
A aula
- Na sala de aula ou em outro ambiente de sua escolha propício à atividade, organize os grupos em formato de semicírculo. Essa é uma disposição que facilita o debate, uma vez que todos podem ver uns aos outros. Atente para que cada grupo tenha acesso à uma pequena mesa para realizar o experimento.
- Mapeie as concepções prévias dos alunos quanto ao tema “densidade”. Essa provavelmente não é uma palavra do vocabulário cotidiano dos alunos, tampouco é um conceito apropriado para alunos dessa idade, mas, aqui, a abordagem será em termos de flutuabilidade. Você pode fazer perguntas, como:
- Você já percebeu que alguns objetos afundam e outros flutuam na água?
- Dê alguns exemplos de objetos que você já viu flutuando na água.
- Dê alguns exemplos de objetos que você já viu afundando na água.
- Por que um objeto flutua na água?
- Por que um objeto afunda na água?
- É provável, também por causa do uso da palavra “objeto”, que todas as respostas levem em conta materiais sólidos sendo jogados na água. Explore um pouco mais:
- Você acha que alguma substância líquida pode flutuar ou afundar na água?
- Distribua os materiais aos grupos e dê um tempo para que manipulem. Fale sobre cada um deles, se conhecem, para que é usado e de que material é feito. Na lousa ou em outro dispositivo que todos acessem, monte uma tabela. Por exemplo:
Substância/objeto | Para que é usada(o) | Qual a origem | Afunda ou flutua na água?PREVISÃO | Afunda ou flutua na água?OBSERVAÇÃO |
Água | Cozinhar, banho, limpeza, beber. | Rios, lagos, mares | ||
Xarope de glucose de milho | Adoçante usado um receitas culinárias. Aumenta a viscosidade e maciez. | Amido de milho | ||
Mel | Alimentação, adoçante, receitas culinárias, remédio caseiro. | Néctar de flores processado pelas abelhas. | ||
Óleo vegetal | Receitas culinárias, cocção de alimentos (fritura) | Soja, milho, oliveira, semente de girassol, dendê. | ||
Porca, parafuso | Construção | metal | ||
Plásticos | Objetos diversos, de brinquedos à utensílios de cozinha; de peças de automóveis à smartphones. | A partir do petróleo | ||
Frutas | Alimentação | Agricultura e natureza nativa | ||
Isopor e espuma | Objetos diversos, como caixas térmicas, boias, colchões e travesseiros | Petróleo |
- Peça aos alunos que indiquem quais objetos acham que afundam na água e quais acham que flutuam na água. Anote na coluna correspondente da tabela.
- Peça que coloquem água até a metade do volume do copo PET e que iniciem os testes. Primeiro com os objetos sólidos (porca, parafuso, tampa PET, isopor etc.). Na sequência, com as substâncias líquidas (xarope de glucose de milho e/ou mel, óleo vegetal). Anote na coluna correspondente da tabela.
- Considerando as previsões feitas pelos alunos e o resultado observado pela experimentação, conduza uma discussão sobre o porquê das previsões corretas e erradas.
- Agrupe os objetos que flutuam na água e explore o que têm em comum.
- Agrupe os objetos que afundam na água e explore o que têm em comum.
- Comente que farão outro experimento que aproveita o comportamento dos objetos quanto à flutuabilidade.
- Em outro copo PET, limpo e vazio, peça que coloquem primeiramente os líquidos (xarope/mel, água e óleo) até que forme três fases distintas, conforme procedimento apontado na sessão “experimento passo a passo”.
- Depois do experimento montado, com todos os itens dentro do copo, observe com atenção.
- Resultado esperado: três fases líquidas distintas (xarope/mel, água e óleo). Objetos sólidos “estacionados” na fronteira entre as fases:
- Metais no fundo do copo
- Frutas sobre o xarope/mel
- Plásticos sobre a água
- Isopor e espuma sobre o óleo
- Resultado esperado: três fases líquidas distintas (xarope/mel, água e óleo). Objetos sólidos “estacionados” na fronteira entre as fases:
- Peça aos alunos que expliquem, com suas palavras, o resultado do experimento.
- Conduza uma explicação sobre o fenômeno observado. Enfatize que substâncias líquidas também podem flutuar sobre outras substâncias líquidas, como acontece com o óleo sobre a água.
- Pergunte: se o óleo fosse jogado sobre uma superfície maior de água, como em uma bandeja, ele ficaria concentrado sobre a região onde foi derramado ou se espalha pela superfície? E se fosse em um rio, lago ou no oceano?
- Após um tempo ouvindo as previsões, realize o experimento de forma demonstrativa em uma bandeja com água. Demonstre como o óleo se espalha por toda a superfície.
- Mostre fotos ou vídeos de manchas de óleo em rios, lagos ou no oceano e compare com o resultado do experimento demonstrativo.
- Pergunte o que pode acontecer quando ocorre um acidente ambiental como os das fotos e/ou vídeos.
- O óleo sobre a superfície da água diminui a entrada de luz e oxigênio, o que prejudica a vida aquática.
- Promova o descarte adequado de todos os itens utilizados no experimento, conforme orientação na sessão “encerramento e avaliação – ação cidadã”.
Encerramento e avaliação
AÇÃO CIDADÃ
- Complemente as explicações e discussões levantadas durante a atividade.
- Pergunte aos alunos se suas respectivas famílias utilizam óleo vegetal em casa.
- Sua família utiliza óleo vegetal? Ou: você come alimentos fritos em casa?
- Você sabe o que é feito com o óleo após ser usado? Ou: como o óleo usado é descartado na sua casa?
- Você sabe o que pode ser feito com o óleo usado?
- Biodiesel.
- Insumo para fabricação de tintas e vernizes.
- Massa asfáltica.
- Sabão
- Faça considerações sobre o descarte do óleo usado, destacando que, quando descartado incorretamente, pode trazer prejuízos ambientais, mas quando reciclado, vira matéria prima para fabricação de outros produtos.
- Promova o descarte correto de todos os itens utilizados no experimento:
- Itens plásticos separados para reciclagem.
- Água no ralo.
- Óleo armazenado em garrafa PET para encaminhamento à reciclagem.
- Use a seringa para recolher o óleo nos copos.
- Indique que a escola é integrante do PMANE e é um ponto de coleta de óleo de cozinha usado. Motive-os a transmitir a informação à familiares e amigos e a promover a coleta
- Peça aos alunos que produzam, individualmente, um texto amparado por desenhos e/ou diagramas, que apresente o resultado do experimento e que chame a atenção do leitor para a consequência do descarte de óleo em cursos de água.