Entre os dias 21 e 23 de setembro o PMANE realizou uma série de visitas no município de Embu das Artes. Ao todo foram 28 escolas que contaram com a presença de Beatriz Siqueira, educadora e mobilizadora do programa. Algumas escolas contaram ainda com a participação de Juliana Teixeira, da equipe de comunicação do PMANE, Salete Calixto Miguel, articuladora de projetos da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Rosa Maria Santos Domingues, supervisora e articuladora de projetos da SME.
As visitas aconteceram com o objetivo de conversar com os gestores sobre as ações do programa. As principais pautas foram a mobilização e engajamento da comunidade escolar para a entrega do óleo usado; orientações quanto a participação do pais, principalmente em relação às crianças mais novas da creche e ensino infantil; a inserção do PMANE nas pautas das reuniões de pais; diretrizes para a distribuição dos Óleons para as crianças; exposição dos materiais de divulgação como faixas e banners; cantinho do óleo e mascote; participação na Formação PMANE de Educação para Sustentabiliadde; critérios de avaliação para o Prêmio; orientações e cuidados com relação a retirada do óleo pelos funcionários da Preserva; e por fim, a distribuição de brindes para os gestores.
As escolas visitadas foram as Escolas Municipais Iluminata, Marajoara, Jequitibá, Jossei Toda, Primavera, Estela, Hermínio Espósito, Jornalista José Ramos, Pau Brasil, Dom José, Jeanete Beauchamp, Amilton Suga Gallego, Maria Josefina de Almeida Carvalho Azteca, Julianelli, Paulo Freire, Amilton Suga Gallego, Maria Josefina de Almeida Carvalho Azteca; os Núcleos de Educação da Infância Francisco Marcato, Magali, Isis Cristina, Lourdes, Jardim da Luz; as creches Lourdes, Isis Cristina e Ave Maria; além do Anexo Jequitibá e da Associação Amigos de Bairro do Jardim Silvia.
Algumas escolas surpreenderam positivamente. É o caso da Escola Municipal Pau Brasil, onde e gestão e professoras estão engajadas na Formação PMANE; a Escola Municipal Maria Josefina de Almeida Carvalho Azteca que, embora tenha integrado o programa há pouco tempo, já apresenta resultados significativos de mobilização com a comunidade; e a escola NEI Magali, que organizou um álbum de figurinhas da Copa do Mundo com o tema dos Óleons.
Rosa Maria da SME, salientou a importância da presença do PMANE no município desde 2019. “O grande objetivo é desenvolver nas crianças a conscientização de que precisamos cuidar do meio ambiente, fazer o descarte correto do óleo de cozinha usado e esse óleo vai ser transformado. As escolas estão contribuindo, compartilhando conosco e está sendo um sucesso”, comemorou.
Muito importante essa concientização,estamos todos juntos nessa caminhada.