De Pirapora do Bom Jesus vem um belo exemplo de sucesso no engajamento dos alunos e da comunidade escolar na coleta do óleo de cozinha usado. A EMEF Professora Maria Aparecida Beraldo Gallo, a partir de sua diretora Marcia Piskor, decidiu reinvestir a verba recebida pelo óleo em sorteios internos para incentivar o corpo discente a levar cada vez mais litros para escola.
“Aqui na nossa escola está implantado o projeto PMANE, vou contar um pouquinho como está nossa trajetória de sucesso na arrecadação. As crianças vão trazendo o óleo ao nosso painel e cada criança ganha um cupom. As bombas vão enchendo e o dinheiro é revertido 100% em premiação às crianças. Fazemos uma pesquisa junto aos alunos para saber quais brinquedos do momento atraem mais interesse e realizamos o sorteio. Nesse mês ganhou o kit de raquete de badminton e o pop it eletrônico.” – Marcia Piskor, diretora EMEF Professora Maria Aparecida Beraldo Gallo.
A iniciativa dos sorteios internos como estratégia de engajamento dos alunos já vem sendo difundida pelos educadores ambientais do Programa Meio Ambiente nas Escolas durante as reuniões de abertura de ciclo nos municípios que integram o projeto. Em contato direto com os gestores das escolas, a equipe do PMANE notou que escolas que realizam os sorteios internos conseguem impulsionar de forma muito mais rápida a arrecadação, bem como fomentar em paralelo cada vez mais ações de educação ambiental envolvendo as crianças.
E não para por aí, segundo Márcia o sucesso foi tamanho que em breve será realizado novo sorteio: “Iniciamos em março. Com quatro bombonas cheias arrecadamos R$300,00 e revertemos nos prêmios para o primeiro sorteio em abril. Em torno de três semanas nós já conseguimos encher mais três bombas e fizemos uma nova aquisição de prêmios para sortear semana que vem. Os prêmios já estão na escola para as crianças verem, e elas estão muito empolgadas, porque além de cuidar do meio ambiente, estão sendo recompensadas por isso. A escola Beraldo Gallo está usando 100% da arrecadação do óleo em benefício dos alunos e isso está trazendo muito óleo pra nós.”
* O PMANE (Programa Meio Ambiente nas Escolas) é um programa que integra organizações civis, setor público e privado para a gestão de um modelo local de resíduos sólidos. Apoiando-se em dois pilares, educação ambiental e a logística reversa, cria-se uma rede de mobilização para o reaproveitamento do óleo de cozinha usado. Cada escola participante do programa conta com uma bombona específica, onde os alunos devem depositar o óleo para a reciclagem.
O processo de logística reversa visa o reaproveitamento e/ou descarte ecológico de materiais e a preservação do meio ambiente. No caso do óleo coletado, seu destino é ser transformado em biodiesel, um combustível renovável e menos poluente. Além da reciclagem, o óleo é usado como ferramenta de aprendizagem a partir de atividades lúdicas que envolvem não só os conhecimentos sobre o descarte do óleo, mas temas transversais relacionados ao meio ambiente, tornando os alunos porta vozes e agentes de transformação em suas comunidades.
0 comentários