Se há 10 anos atrás, na criação do Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE), falar sobre meio ambiente já era significativo, hoje esse debate é fundamental para a construção de qualquer plano de educação que esteja antenado às questões globais.
O PMANE é uma iniciativa de educação ambiental que integra organizações civis, setor público e privado para um modelo alternativo de gestão de resíduos. O programa incentiva atividades socioambientais e culturais nas escolas, oferece capacitação para professores e gestores das unidades envolvidas e disponibiliza diversos conteúdos de educação ambiental, além de materiais de comunicação para facilitar o contato com a comunidade escolar. O foco principal é a logística reversa do óleo de cozinha usado, mas o programa também aborda outros temas da agenda de sustentabilidade como saneamento básico, cidadania e descarte correto de outros resíduos.
O programa está presente no município de Peruíbe desde 2019, por meio da parceria entre Óleo Leve, Óleo Sustentável, Sabesp e a Prefeitura. No ano passado, foram impactados 4.539 alunos, com um total de 3.124 litros de óleo arrecadados em 16 escolas. Em fevereiro, realizou-se a abertura do ciclo 2023 – a ideia é que, a partir deste ano, a parceria contemple um número ainda maior de escolas e alunos.
Karina Zanquettin celebrou a parceria. “A gente está aqui firme e forte no projeto. Com todos os desafios que a gente sabe que enfrenta por conta da concorrência e tudo, mas é importante a gente manter esse projeto com as crianças porque tem todo um lado educacional que a gente faz, não é só arrecadar o óleo e pronto. Como as famílias que, às vezes, entregam o óleo para alguém que passa na porta. O nosso tem um trabalho de educação ambiental, então ele é diferenciado. Por isso é importante conhecer as famílias, conscientizar, para que elas se envolvam não só pelo valor, mas pelo aspecto de educação civil”, explicou.
Quer inscrever a sua escola? É só preencher o formulário abaixo.
0 comentários