No mês de março, a equipe PMANE visitou a Escola Municipal Prof. Maria Amélia Ribas Campilongo, no município de Peruíbe. Na ocasião, a educadora Laís Bussmeyer conversou com a Vice-Diretora Ariana França Farias sobre os processos de mobilização para a educação ambiental dentro da unidade.
Segundo Ariana, o trabalho desenvolvido dentro do programa tem atingido não só a comunidade escolar, mas o próprio entorno do município, a exemplo dos comerciantes que também passaram a levar o óleo usado para a escola. Ela explica que as crianças têm agido como multiplicadores do que aprendem nas aulas.
“Eu acredito que o trabalho com a criança é importante para disseminar a conscientização. Para que a criança sirva como multiplicadora, porque uma vez a escola trabalhando com conscientização ambiental, a criança leva pra casa essa conscientização e ela vai falar “mamãe, papai, vovó, titia, é assim que devemos agir”. O projeto é importante porque traz benefícios financeiros para a comunidade escolar, mas não é só isso. É a importância da conscientização sobre a preservação do meio ambiente.”
A escola está no programa desde 2019 e já conta com o cantinho do óleo e faz a renovação dos mascotes a cada ano. Neste ano foi organizado um concurso para a escolha do mascote do programa. Cada aluno elaborou um mascote, escolheu seu nome e concorreu numa votação realizada entre os funcionários da escola. O aluno vencedor, criador do mascote “João Feliz” recebeu como brinde uma lousa mágica.
Ficamos muito feliz por participar além de incentivar a criança a cuidar do meio ambiente ajuda a criança a ter e a passar a importancia de cuidar do nosso Planeta Parabéns a todos os envolvidos