Existem diversas maneiras de trabalhar com a logística reversa do óleo de cozinha usado. Quando o PMANE escolhe trabalhar com pontos de coleta nas escolas, é por acreditar que educação é o princípio básico para que nossas ações não sejam pontuais, mas tenham um reflexo a longo prazo, considerando a conscientização sobre o meio ambiente proporcionada pelo programa.
Para que isso funcione, é necessário que a equipe PMANE trabalhe ao lado dos professores/as, pensando em estratégias de mobilização e atividades que instiguem os alunos/as a participarem das ações propostas. Pensando nisso, apresentamos o Almanaque PMANE Vitaliv (https://meioambientenasescolas.org.br/almanaque) – uma ação conjunta do Programa Meio Ambiente nas Escolas com os Óleos Vitaliv para levar atividades de educação ambiental a partir da temática dos resíduos sólidos e da reciclagem do óleo de cozinha usado. Os exercícios podem ser realizados tanto pelos alunos e famílias em casa, quanto pelos professores em salas de aula.
O Almanaque é dividido em três partes:
“O Almanaque (https://meioambientenasescolas.org.br/almanaque/o-almanaque/) ” apresenta a equipe por trás da criação do projeto, além de um vídeo com o time do Ciência em Show, e que eles apresentam o PMANE, o Almanaque e uma das atividades de forma lúdica e descontraída;
“Experiências (https://meioambientenasescolas.org.br/almanaque/experiencias/)” traz experimentos que as crianças podem realizar em casa com a família;
e “Sala dos Professores (https://meioambientenasescolas.org.br/almanaque/sala-dos-professores/)” que fornece Planos de Aula contendo as habilidades da BNCC trabalhadas pelos professores nos experimentos, Recursos didáticos, o passo a passo de preparação antes da aula e durante a aula e, ao final, é apresentada uma ação cidadã, que ajuda a inserir no cotidiano das crianças os ensinamentos da aula.
Você pode conferir tudo através do Site:
Vem com a gente!
0 comentários