Na última quarta-feira, 17, aconteceu o encontro de gestores no município de Peruíbe. O objetivo principal do evento era apresentar e tirar dúvidas sobre o Prêmio e a Formação PMANE, além de organizar estratégias de mobilização para essas ações.
O Prêmio PMANE nasce da proposta de premiar as escolas que atingirem os melhores níveis de coleta de óleo, em relação à quantidade de alunos matriculados na unidade, atrelado ao compromisso com a metodologia do Programa. É preciso que a gestão esteja atenta, pois a entrega do prêmio depende alguns requisitos, tais como: ter um Cantinho do Óleo, um Mascote PMANE, garantir a conclusão de pelo menos um integrante da escola no curso EAD da Formação PMANE – Educação para Sustentabilidade, e demonstrar a prestação de contas referente à venda do óleo.
Na votação realizada com os gestores presentes, decidiu-se que os prêmios seriam: para o primeiro lugar, uma TV de 42’; para o segundo lugar, uma TV de 32’ e, para o terceiro lugar, uma caixa de som portátil.
O encontro também foi o momento de apresentar um passo a passo de como se inscrever e realizar a Formação. Débora Gallo, Secretária de Educação do município, lembrou que a formação era uma demanda do município em 2018, quando entrou para o PMANE, para que a equipe pudesse aliar o projeto de meio ambiente com uma formação sobre o tema para os professores. Nesse sentido, ela reforçou a participação dos profissionais no curso e reafirmou o compromisso do engajamento no processo de coleta. “Não é porque queremos coletar milhões de litros de óleo, é porque essa é uma metodologia que vai permitir que as crianças se engajem na discussão da educação ambiental”, explicou.
Uma das professoras presentes na reunião, Josi Silva, contou sobre a sua experiência na formação. “Eu achei o conteúdo do curso super importante porque é rico em conceitos, contextualização da história da educação sustentável, economia circular… A gente tá vivendo um momento econômico em que as famílias estão em baixa, a renda familiar foi afetada, então eu aprendi esse conceito novo de economia circular. Eu acho tão importante que deve não só fazer parte do projeto, mas deve ser integrado ao PPP [Projeto Político Pedagógico] da escola, que ele ganhe uma dimensão maior. É uma formação pra vida, ideal e necessária” concluiu.
O encontro ainda contou com a participação de Luiz Orthey, representante da Sabesp, que reforçou a parceria com o programa, e com a troca de ideias e experiências entre os professores. A professora Lorayne Lima, compartilhou que sua equipe está vivendo uma competição saudável.
“Nós tivemos como exemplos as escolas menores. Começamos a procurar parceiros, ir atrás, falar com os pais todos os dias. Falo ‘olha, precisamos de óleo, olha nossa bombona está vazia’, mando bilhete, mensagem no whatsapp, e aí começam a aparecer os óleos. Falamos toda semana sobre o meio ambiente, sobre a coleta do óleo, onde ele precisa ser colocado… Para o segundo semestre, já temos novas ideias, nosso mascote esse ano é uma tartaruga. Pedimos para eles darem nomes para as tartarugas e fizemos uma eleição. O nome da nossa mascote esse ano é Juju”, finalizou.
Além disso, também foram apresentados os Óleons – novos personagens que passaram a integrar as ferramentas de mobilização do programa.




Assista à gravação da reunião na íntegra.
Obs: Houve um problema na captação de áudio nas falas de Felipe Sleiman, coordenador de comunicação do PMANE, que estava no comando da apresentação do PPT e gravação da reunião. Nas suas intervenções, ele apresenta os Óleons e convida todos e todas a acessarem a notícia (https://meioambientenasescolas.org.br/municipios/pmane-aposta-em-adesivos-dos-oleons-como-nova-estrategia-de-mobilizacao-nas-escolas/) que dá dicas de como inseri-los na rotina escolar; apresentou a Formação PMANE (link para https://meioambientenasescolas.org.br/formacao/), mostrando o processo de registro no site, e o Prêmio PMANE (https://meioambientenasescolas.org.br/premio_pmane/o-premio-pmane/), passando pelo Regulamento (https://meioambientenasescolas.org.br/premio_pmane/peruibe-regulamento/) pelo Ranking de Coleta (https://meioambientenasescolas.org.br/premio_pmane/peruibe-ranking/) e os Formulários de Comprovação (https://meioambientenasescolas.org.br/premio_pmane/peruibe-formularios/) dos requisitos. Ao final, deu apoio nas enquetes de escolha dos Prêmios para 1º, 2º e 3º lugar do Prémio PMANE e convidou a todos a acessarem as redes sociais do PMANE que podem ser encontradas no agregador de links https://linktr.ee/meioambientenasescolas.
Qualquer dúvida, pode ser esclarecida em pmane@aua.org.br.
0 comentários