O município de Itanhém passou a fazer parte, nesta semana, do Programa Meio Ambiente nas Escolas. O evento de lançamento aconteceu por meio de uma reunião online, a qual reuniu a equipe do PMANE, representada por Anne Trummer, Felipe Rizzatto, Leonardo Giardini e Gabriel Menezes; e da equipe de gestores da área de educação do município – Ana Carolina Peres, coordenadora de educação ambiental pela Secretaria de Educação; William, diretor do departamento de meio ambiente do município; e as gestoras das escolas que irão participar do programa, Sandra Regina Veloso, Nathalia de Oliveira e Jayce Sibov.
O PMANE prevê uma parceria sólida dentro do município, porque acontece a partir de uma gestão continuada da educação para o meio ambiente. Segundo Ana Carolina, as escolas que foram escolhidas para iniciar o programa foram escolhidas a dedo. “São escolas que já estão desenvolvendo trabalhos relacionados à questão ambiental e que acolheriam, nesse primeiro momento, nesse momento piloto, são escolas que acolheriam dentro de uma estrutura que já existe, sem muitas dificuldades”, explica.
É o caso da Escola Maria Aparecida Soares, que conta com 577 alunos que serão contemplados pelo programa. Sandra Regina comentou sobre a preocupação com a consciência ambiental dos alunos, que é base para a organização educacional da escola. “Eu preciso equipar esse meu aluno que será cidadão do mundo para que ele não se esqueça da importância de manter o meio ambiente, de manter o sal da terra onde ele nasceu e cresceu. Já tenho dito que ensinando e educando é que a gente vai transformar. E tá aí, eu tenho uma escola pequena, porém muito numerosa, e graças a deus a gente vem trabalhando de braços dados com a comunidade […] Minha escola é tão gostosa que fizemos a visita e tinha um saruê, e para aproveitar isso nós vamos transformar o saruê no guardião do óleo”, completa.
O município conta ainda com o Projeto Marinata, um programa de criação de abelhas que reverte a renda dos produtos criados para a escola; e existe a ideia de fazer uma horta comunitária na creche que acolhe as crianças mais jovens. Para William, a parceria com o PMANE será mais um braço na atuação da cidade dentro das questões ambientais.
Além do compartilhamento de ideias e informações sobre as escolas e o perfil dos estudantes, a equipe PMANE pôde apresentar o programa, tirar dúvidas e conversar sobre estratégias de mobilização dentro da comunidade escolar.
0 comentários