No último dia 02/05, a educadora ambiental do PMANE, Anne Trummer, realizou uma reunião digital com gestores de algumas escolas de Embu das Artes e representantes da Secretaria de Educação do município. O encontro serviu como “repescagem” para aquelas escolas que não conseguiram estar presentes na abertura do ciclo presencial, realizada dia 01/04.
A ideia desse novo encontro foi contemplar esses gestores, que por questão de agenda não participaram da primeira vez, com os conteúdos propostos na abertura do ciclo 2024. Este conteúdo, que é fundamental para a implementação e gestão do projeto nas escolas, foi reformulado para esse ano, e está disposto no Manual PMANE. A reunião também foi uma excelente oportunidade dos gestores compartilharem seus relatos com experiências e atividades implantadas em suas escolas.
Nessa repescagem, bem como na abertura de ciclo, a educadora passou os principais pontos do programa com os participantes: logística reversa e coleta nas escolas; premiações do PMANE e sorteios internos para engajar a comunidade escolar; a formação de educador ambiental do PMANE; dispositivos pedagógicos para o educador aplicar em sala de aula, entre outros pontos. Confira tudo em nosso Manual: https://meioambientenasescolas.org.br/premio-pmane/
Confira a matéria do Evento de abertura de Ciclo do PMANE em:
* O PMANE (Programa Meio Ambiente nas Escolas) é um programa que integra organizações civis, setor público e privado para a gestão de um modelo local de resíduos sólidos. Apoiando-se em dois pilares, educação ambiental e a logística reversa, cria-se uma rede de mobilização para o reaproveitamento do óleo de cozinha usado. Cada escola participante do programa conta com uma bombona específica, onde os alunos devem depositar o óleo para a reciclagem.
O processo de logística reversa visa o reaproveitamento e/ou descarte ecológico de materiais e a preservação do meio ambiente. No caso do óleo coletado, seu destino é ser transformado em biodiesel, um combustível renovável e menos poluente. Além da reciclagem, o óleo é usado como ferramenta de aprendizagem a partir de atividades lúdicas que envolvem não só os conhecimentos sobre o descarte do óleo, mas temas transversais relacionados ao meio ambiente, tornando os alunos porta vozes e agentes de transformação em suas comunidades.
0 comentários