PMANE em Notícias

Arquivo

PMANE e São Vicente realizam abertura do ciclo 2023

Na última quinta-feira, 16, aconteceu o evento de abertura do ciclo 2023 no município de São Vicente. O encontro ocorreu junto a abertura da segunda edição da Gincana Sustentável da cidade. Foi uma oportunidade de dar as boas vindas aos professores que ainda não haviam tido contato com o programa, apresentar as atividades propostas para esse ano, e compartilhar experiências dessas duas ações que se complementam. 

Além dos dispositivos já conhecidos do PMANE, como o Cantinho da Natureza, o Mascote, a Formação PMANE – educação para sustentabilidade e o PMANE Play, a equipe trouxe uma novidade: o manual PMANE, mais uma ferramenta criada pelo programa para o apoio pedagógico dos professores. O manual, que será lançado no primeiro semestre, conta um passo a passo de como aplicar a metodologia nas escolas.

O programa está presente no município de São Vicente por meio da parceria entre Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente, PMANE e Programa Soya Recicla, uma ação do Óleo Soya e BUNGE para a conscientização da população sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha usado. No ano passado, foram impactados 29.131 alunos, com um total de 1.814 litros de óleo arrecadados. A ideia é que, a partir deste ano, a parceria contemple um número ainda maior de escolas e alunos.

A Gincana Sustentável

No mesmo evento ocorreu a abertura da 2º Gincana Sustentável, um projeto fruto de uma parceria entre Secretaria de Educação (Seduc) e Secretaria do Meio Ambiente (Semam), com o auxílio de parceiros e apoiadores, como o Projeto Meio Ambiente nas Escolas, Projeto Ecoviver, Mundo Clean Reciclagem, Japuí Gestão de Resíduos, Pro Lata Reciclagem e o Núcleo de Cultura de Paz e Não Violência da Secretaria de Educação, que teve início em 2022 e arrecadou cerca de cinco toneladas de resíduos.

A educadora ambiental Ivanete Barbosa salientou a evolução dos estudantes com a prática do projeto. “É um impulso para as crianças saberem a importância da reciclagem. A iniciativa ajuda também a melhorar o desempenho delas em outras disciplinas. Espero que esse ano dobre o resultado do ano passado”.

A iniciativa promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS,  Nº12, e as metas globais de desenvolvimento sustentável,  estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em relação ao consumo e produção sustentáveis. Entre as atividades implementadas estão a coleta seletiva, reciclagem e a logística reversa dos materiais. 

No final do ano, terão  premiações em quatro categorias diferentes para o maior número de arrecadações por escola, sala e aluno. E o mais legal é que o volume de óleo coletado serve para as escolas participarem tanto da Gincana Sustentável, quanto do Prémio PMANE

As escolas que ainda não fazem parte do programa podem se inscrever através do link:

https://forms.gle/ePCLkBXKQBUVn9uSA

Galeria:

Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *