Gestores conheceram como funcionará as atividades com os alunos
Com o objetivo de estimular os alunos a realizarem práticas voltadas à conscientização ambiental, a Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Semam), lançou nesta quinta-feira (2) a “Gincana Sustentável” e o “Concurso Mascote Educação Ambiental”. O anúncio foi feito durante as ações do segundo dia da Semana do Meio Ambiente.
Os cerca de 120 gestores presentes conheceram as ações que serão desenvolvidas nas unidades durante as dinâmicas.
“O intuito é que os alunos tenham o sentimento de pertencimento, mostrar que eles fazem parte das mudanças que buscamos. Queremos mostrar que brincando eles podem aprender e transformar o mundo”, explicou a supervisora da diretoria pedagógica, Luciana Meireles.
De junho a outubro, os alunos da rede municipal participam da “competição”, arrecadando tampas plásticas, lacres de latinhas, óleo de cozinha e lixo eletrônico. Cada produto equivale a uma pontuação diferente, que será calculada pela direção de cada unidade.
Após o recolhimento dos objetos, haverá uma premiação para o aluno, sala e escola com a melhor pontuação.
Para a idealizadora da gincana e assessora ambiental, Eliana Santos, a expectativa para a ação é grande. “Os alunos gostam de agitar a escola e, principalmente, após o período de pandemia eles esperam por algo que movimente o lugar”.
Além disso, os estudantes do 6º ao 9ºano poderão participar do concurso de escolha do mascote da educação ambiental, que traz como tema a Tartaruga Verde. A competição terá dois vencedores, um pelo júri técnico e outro através do voto popular. O desenho escolhido pelo júri técnico será utilizado para ilustrar todas as ações da educação ambiental. As inscrições acontecem de 6 a 9 de junho.
“A ideia é que a educação ambiental permeie por outras áreas do conhecimento. Temos muitos alunos talentosos na rede, tenho certeza que eles irão se empolgar”, completou a assessora de arte e integrante do núcleo de educação ambiental, Andrea Gameiro.
“Vamos colocar as crianças como protagonistas de uma ação ambiental, pois só assim conseguiremos bons resultados” ressaltou a coordenadora do Núcleo Ambiental da Seduc, Vandilma Galindo .
As ações têm parceria com o Rotary Club de São Vicente, Instituto Prolata, Japuí – Gestão de Resíduos e Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE), com o apoio do Ecoviver, CAP – CEPEMA USP, Cultura de Paz e Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (IHG-SV).
Confira a programação para o último dia da Semana do Meio Ambiente:
SEXTA-FEIRA – 03/06/2022 – II Fórum Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, com o tema ‘Pertencimento e Responsabilidade Compartilhada’.
Voltado para professores e alunos do Ensino Fundamental de São Vicente, a ação se estenderá das 9 às 12h no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente.
Por Mariani Lourenço
0 comentários