PMANE em Notícias

Arquivo

PMANE celebra 10 anos de atuação

Na quinta-feira, 10, o Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE) completou 10 anos. A data foi celebrada com um evento realizado na sede do Instituto Auá, em Osasco, e contou com a participação de toda a equipe do programa. A comemoração também foi o momento de reunir pessoas importantes para a história do projeto, como representantes das secretarias de educação e parceiros. A noite contou com a música do trio Tupinamjazz e com a gastronomia da Kitanda das Minas. 

As mestres de cerimônia da noite, as educadoras Carolina Cotrim e Anne Trummer, foram responsáveis por relembrar a história do programa. Para isso, elas chamaram os próprios convidados – subiram ao palco Tadeu Giardini, um dos idealizadores do programa; Débora Silva, gestora da Secretaria de Educação de Carapicuíba; Jaqueline Silva, diretora há 17 anos da Escola Assis de Oliveira, em Cotia; Márcio Barella, Coordenador de Sustentabilidade da Cargill; Luiz Moreira, representante da Sabesp; Gabriela Alonso, Chefe da Divisão de Ensino Fundamental do Departamento de Educação da Estância Turistica de São Roque. Cada um deles relembrou a sua relação com o PMANE e teceu um pedaço da colcha de retalhos que foi se construindo a partir desses 10 anos de história.

“É muito gratificante fazer parte dessa história que a partir de uma ideia simples conseguiu trazer muitas transformações positivas tanto para as escolas, quanto para os municípios e o meio ambiente. O PMANE a cada ano de vida fica melhor, mais estruturado, com um arcabouço pedagógico cada vez mais elaborado. Com isso a gente espera conseguir cada vez mais melhorias para nossa sociedade e para o lugar onde a gente vive” celebrou Carolina.

Para Leonardo Giardini, idealizador e coordenador do programa, “depois de 10 anos de muitos sonhos e realizações, ver as pessoas que participaram dessa história foi muito gratificante e emocionante”.  Ele aproveitou o momento para homenagear as pessoas que foram fundamentais nessa trajetória: Sonia Giardini, Tadeu Giardini, Jaqueline Silva, Márcio Barella, Lilian Braga, Stefano Gatti, Debora Silva, Luiz Moreira, Darlene Ferreira, Vinicius Silveira, Gabriela Alonso, Eliane de Queiroz, Wladimir Cardoso e Aline Lazarotto. 

Gabriel Menezes, presidente do Instituto Auá, celebrou a solidificação do programa. “O evento consagrou a maturidade e sucesso das ações de educação ambiental. Já são mais de 600 escolas, em 24 municípios. Isso, com certeza, se deve ao profissionalismo e competência da equipe e da nossa parceira, a Preserva Recicla, além do comprometimento das secretarias de educação e meio ambiente envolvidas. Agradecemos às empresas apoiadoras: Cargill (Óleo Liza), ADM do Brasil (Óleo Vitaliv), IMCOPA (Óleo Leve), Bunge (Óleo Soya), Associação Brasileira das Indústrias de Óleo Vegetal (ABIOVE) e principalmente às gestoras e educadoras das escolas, que junto com as crianças e suas famílias materializaram nossa proposta”.

Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *