No último dia 29, o Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE) esteve presente no evento “Celebração das Ações da Educação Ambiental em Embu das Artes” realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Embu das Artes. A celebração conjunta dos projetos de educação ambiental do município aconteceu no Centro Cultural Mestre Assis e contou com a participação do secretário municipal de educação Clecius Romagnoli, a secretária adjunta Wildneia Dias, a coordenadora do setor de programas e projetos, Darlene Virgínia; a vereadora Prof. Sandra Manente e equipe do projeto Super Coletor.
“Sem a educação a sociedade não se transforma”, disse o secretário de Educação de Embu das Artes, Clecius Romagnoli, parafraseando o educador Paulo Freire. Romagnoli lembrou dos efeitos climáticos ocorridos recentemente, como as tempestades extremas com fortes ventos que arrasaram várias cidades da grande São Paulo e a avassaladora enchente do Rio Grande do Sul. “Esses dois exemplos mostram ao aluno as consequências maléficas do desequilíbrio ambiental para todos e a importância do engajamento das próximas gerações para a conscientização ambiental, visando o futuro. Por isso, devemos fortalecer e ampliar a educação ambiental”, concluiu o secretário.
A Celebração dos Resultados do Ciclo 2024 do PMANE contou com a participação dos Coordenadores do PMANE Leonardo Giardini e Gabriel Menezes, do Coordenador de COmunicação Felipe Sleiman e foi apresentada pela educadora ambiental do programa, Anne Trummer, que mostrou os resultados de educação ambiental e logística reversa aos gestores e educadores presentes que desenvolveram o PMANE em suas respectivas escolas durante o ano.
“Hoje é um momento de festa, um momento de celebração. Quero agradecer muito a todos os parceiros que fizeram isso acontecer. A secretaria de educação por fazer a coisa toda funcionar, construir junto; e sobretudo, às escolas, gestores e educadores, por tornar tudo isso realidade dia a dia. Parabenizar também os outros projetos que estão aqui para somar. Quando a gente junta, a gente potencializa esse trabalho. Nosso planeta está em dificuldades, os dados são preocupantes. O que a gente pode fazer? A gente pode trazer essa consciência para que as novas gerações façam o trabalho de reversão desse processo. Então podemos falar de boca cheia aqui hoje que estamos fazendo nossa parte pelo planeta, dentro da nossa realidade, da nossa comunidade, junto às famílias” – Leonardo Giardini, idealizador do PMANE.
Em meio à urgência de ações que reduzam e minimizem os danos causados pelas emergências climáticas que todos temos acompanhado, foi um momento de celebrar os números do impacto positivo do trabalho realizado nessas escolas. Das 68 escolas que participam do PMANE, 54 escolas realizaram a coleta em Embu, somando um total de 10.391 litros de óleo usado, com 110 educadores inscritos na “Formação PMANE – Educação para Sustentabilidade”. Nada disso seria possível sem o apoio do Óleo Leve, financiador do PMANE em município, e da parceria junto à Secretaria de Educação que deu todo o suporte junto às escolas.
“A tendência é a gente chegar nesse lugar, de se alimentar de forma saudável, reciclando tudo que é possível reciclar. Estamos vivendo as mudanças climáticas concretamente. Eu lembro de quando comecei a estudar isso na minha vida. Parecia algo distante, algo futuro. Agora a gente tá vivendo isso, o futuro chegou com tudo. O óleo de cozinha, a gente usa dentro da logística reversa, como uma ferramenta pra trabalhar a educação ambiental desde cedo, estimular os pequenos, suas famílias, etc. Tem um mundo de coisas pra reeducar, criar novos hábitos… essa é a principal intenção do PMANE.” – Anne Trummer
Com grande orgulho e satisfação, os educadores foram surpreendidos ao receberem os dados do que, de fato, representa reciclar 10.391 litros de óleo. Além de representar pouco mais de 207 bombonas cheias, este volume de óleo coletado pela Preserva Recicla é destinado à produção de Biodiesel, que, após todo o processo de transformação, rende aproximadamente 9.872 litros de combustível limpo.
Utilizar esse montante de biodiesel no lugar do combustível fóssil, evitaria despejar na atmosfera 23.899 kg de CO2. Em relação à energia, ao reciclar esse óleo ao invés de produzir novos produtos a partir da matéria prima, há uma economia potencial de 83.128 megajoules de energia.
Quando pensamos na poluição da água, dos nossos lençóis freáticos e mananciais, o alcance dessa ação de logística reversa é ainda mais impactante, já que, segundo dados da SABESP, 1 litro de óleo pode contaminar até 25.000 litros de água. Ou seja, a partir do empenho desses educadores, alunos e suas famílias, 295.775.000 litros de água limpa deixaram de ser contaminados.Fora todos os danos ambientais evitados, o caixa das APMs do município ainda recebeu o aporte total de R$16.993,00 por todo esse óleo. Receita esta que pode ajudar as escolas a amplificar ainda mais suas ações de educação ambiental junto à comunidade, multiplicando essas boas práticas em prol de um futuro mais sustentável.
Esses números representam uma longa jornada de aprendizado e muita troca durante o ano. Além das ferramentas de apoio pedagógico oferecidas às escolas, como o PMANEplay, Almanaque PMANE e Formação PMANE; foram mais de 24 horas de conhecimento aplicado pela nossa educadora Anne junto aos gestores e professores, nos encontros de abertura de ciclo e o formativo, HTPCs, visitas às escolas, e agora o encontro de celebração, fechando mais um grande ciclo de ações colaborativas buscando um futuro mais verde para todos.
“O PMANE está junto conosco, quero agradecer todo o trabalho. Eu particularmente gosto demais desse projeto! Um projeto que conscientiza a coleta de óleo nas escolas, conscientiza para a questão do cuidado com o meio ambiente. É uma consciência sustentável que nós conseguimos transmitir para nossas crianças através desse projeto” – Wildneia Dias, secretária adjunta de Educação.
Premiações e Sorteios
Após a apresentação dos resultados, houve a premiação às escolas que se destacaram na aplicaçào da metodologia do PMANE em 2024. Como forma de reconhecer o engajamento das escolas, todas as 34 instituições que realizaram coleta de óleo e atividades de educação ambiental foram contempladas com um óculos 3D de realidade virtual. As escolas EM Doutor Iodoque Rosa, EM Inês Cardoso da Silva e EM Amilton Suga Gallego receberam o “Prêmio PMANE 500”, que premia as escolas que conseguem atingir 500 litros de óleo coletado. O prêmio deste ano foi um projetor portátil, muito útil no ambiente de sala de aula.
. EM Doutor Iodoque Rosa – 885 litros
. EM Inês Cardoso da Silva – 650 litros
. EM Amilton Suga Gallego – 500 litros
No âmbito do “Prêmio PMANE – Sorteios”, foi realizado o quinto e último sorteio do ano, ao vivo durante o evento, onde foram entregues oito SmartWatches de última geração, para serem revertidos à comunidade que tanto contribuiu com a logística reversa na escola. Abaixo os ganhadores dos sorteios de 2024:
.1º Sorteio – EM Edna Nunes de Oliveira, EM Nilza Prestes, NEI Jardim de Lourdes;
. 2º Sorteio – EM Amilton Suga Gallego, EM Inês Cardoso da Silva, EM Nilza Prestes, EM Pau Brasil;
. 3º Sorteio – EM Doutor Iodoque Rosa, EM Inês Cardoso da Silva, NEI Ressaca, EM José Arnaldo Mellone, EM Villa Lobos, NEI Capuava, EM Prof. Astrogilda de Abreu Sevilha;
. 4º Sorteio – EM Dom José, EM Doutor Iodoque Rosa, EM Elza Marreiro Medina, EM Inês Cardoso da Silva, EM Janaína Agostinho Oliveira, EM Maria Josefina de Almeida Carvalho – Azteca, EM Mauro Ferreira da Silva, EM Mundo da Criança, EM Pau Brasil, EM Paulo Freire, EM Prof. Reynaldo Ramos de Saldanha da Gama, EM Villa Lobos, NEI Francisco Marcatto, Nei Valo Verde;
. 5º Sorteio – EM Hermínio Espósito, EM Julianelli, EM Marajoara, EM Paulo Freire, EM Prof. Reynaldo Ramos de Saldanha da Gama, EM Solange da Silva Vieira, NEI Francisco Marcatto, NEI Jardim de Lourdes.
Certificados PMANEAo final do encontro de celebração, foi divulgada a lista das escolas participantes que receberão o certificado digital com o Selo de Protetora de Meio Ambiente por sua contribuição socioambiental, seja na coleta do óleo, seja com atividades de educação ambiental. Os gestores e educadores que realizaram todas as atividades presentes no Check-List do “Manual PMANE – Educação para Sustentabilidade” também vão receber o certificado de Formador(a) Ambiental.
Uma das ações que compõem o Check-list do Manual PMANE é a confecção e/ou atualização do Mascote do programa, criado por cada escola junto aos seus alunos, é um personagem que instiga os estudantes a reciclar o óleo de cozinha usado. O ideal é que ele tenha características que façam sentido para cada faixa etária, como: Qual a história do mascote? De onde veio? De qual cultura? E a cor da sua pele? É um animal? O que ele gosta de fazer… e tudo isso pode ser visto na Exposição de Mascotes do PMANE que ocorreu no segundo andar do Centro Cultural Mestre Assis e pode ser visto na galeria de fotos abaixo:
Que venha 2025!
Em relação ao ano anterior, aumentou o número de escolas com coleta de 48 para 58, e os números totais da coleta subiram de 8.268 para 10.391 litros de óleo. Para 2025 esperamos números ainda melhores. É hora de celebrar e recuperar as energias para um novo ciclo de muito cuidado com o nosso planeta!
* O PMANE (Programa Meio Ambiente nas Escolas) é um programa que integra organizações civis, setor público e privado para a gestão de um modelo local de resíduos sólidos. Apoiando-se em dois pilares, educação ambiental e a logística reversa, cria-se uma rede de mobilização para o reaproveitamento do óleo de cozinha usado. Cada escola participante do programa conta com uma bombona específica, onde os alunos devem depositar o óleo para a reciclagem.
O processo de logística reversa visa o reaproveitamento e/ou descarte ecológico de materiais e a preservação do meio ambiente. No caso do óleo coletado, seu destino é ser transformado em biodiesel, um combustível renovável e menos poluente. Além da reciclagem, o óleo é usado como ferramenta de aprendizagem a partir de atividades lúdicas que envolvem não só os conhecimentos sobre o descarte do óleo, mas temas transversais relacionados ao meio ambiente, tornando os alunos porta vozes e agentes de transformação em suas comunidades.
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