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Peruíbe recebe PMANE para celebrar resultados de 2024

O Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE) esteve no polo da UAB/Univesp em Peruíbe, no último dia 21, para a Celebração dos Resultados do Ciclo 2024, onde a educadora ambiental do programa, Anne Trummer, apresentou os resultados de educação ambiental e logística reversa aos gestores e educadores presentes, que desenvolveram o PMANE em suas respectivas escolas durante o ano.

O evento teve a participação da secretária de educação Débora Illa Gallo, que em sua fala de abertura agradeceu o empenho da equipe PMANE e das escolas participantes: “Eu sinto que tem um esforço muito grande das escolas pra gente conseguir essas ações de fomento à coleta. Precisamos entender que é um ciclo. Continuem com esse processo, ainda que haja uma redução, porque essa redução faz sentido numa lógica global de diminuição do consumo. Agradeço a todas as escolas pelo engajamento, e todos que contribuem nesse projeto; Instituto Auá, SABESP, Preserva, e à Anne por esse processo formativo. A cada ano essa parceria se consolida mais, a gente sabe tudo que está sendo feito, e isso é motivo de muito orgulho.”

Em meio à urgência de ações que reduzam e minimizem os danos causados pelas emergências climáticas que todos temos acompanhado, foi um momento de celebrar os números do impacto positivo do trabalho realizado nessas escolas. Das 21 escolas que participam do PMANE, 14 escolas realizaram a coleta em Peruíbe, somando um total de 3.473 litros de óleo usado, com 36 educadores inscritos na Formação PMANE – Educação para Sustentabilidade. Nada disso seria possível sem o apoio do Óleo Leve, financiador do PMANE em Peruíbe, e da parceria junto à Secretaria de Educação que deu todo o suporte junto às escolas.“A tendência é a gente chegar nesse lugar, de se alimentar de forma saudável, reciclando tudo que é possível reciclar. Estamos vivendo as mudanças climáticas concretamente. Eu lembro de quando comecei a estudar isso na minha vida. Parecia algo distante, algo futuro. Agora a gente tá vivendo isso, o futuro chegou com tudo. O óleo de cozinha, a gente usa dentro da logística reversa, como uma ferramenta pra trabalhar a educação ambiental desde cedo, estimular os pequenos, suas famílias, etc. Tem um mundo de coisas pra reeducar, criar novos hábitos… essa é a principal intenção do PMANE.” – Anne Trummer

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Com grande orgulho e satisfação, os educadores foram surpreendidos ao receberem os dados do que, de fato, representa reciclar 3.473 litros de óleo. Além de representar pouco mais de 69 bombonas cheias, este volume de óleo coletado pela Preserva Recicla é destinado à produção de Biodiesel, que, após todo o processo de transformação, rende aproximadamente 3.299 litros de combustível limpo.

Utilizar esse montante de biodiesel no lugar do combustível fóssil, evitaria despejar na atmosfera 7.988 kg de CO2. Em relação à energia, ao reciclar esse óleo ao invés de produzir novos produtos a partir da matéria prima, há uma economia potencial de 27.784 megajoules de energia.

Quando pensamos na poluição da água, dos nossos lençóis freáticos e mananciais, o alcance dessa ação de logística reversa é ainda mais impactante, já que, segundo dados da SABESP, 1 litro de óleo pode contaminar até 25.000 litros de água. Ou seja, a partir do empenho desses educadores, alunos e suas famílias, 88.825.000 litros de água limpa deixaram de ser contaminados.Fora todos os danos ambientais evitados, o caixa das APMs do município ainda recebeu o aporte total de R$ 5.419,50 por todo esse óleo. Receita esta que pode ajudar as escolas a amplificar ainda mais suas ações de educação ambiental junto à comunidade, multiplicando essas boas práticas em prol de um futuro mais sustentável.

Resultados Pmane 2024 Peruíbe

Esses números representam uma longa jornada de aprendizado e muita troca durante o ano. Além das ferramentas de apoio pedagógico oferecidas às escolas, como o PMANEplay, Almanaque PMANE e Formação PMANE; foram mais de 10 horas de conhecimento aplicado pela nossa educadora Anne junto aos gestores e professores.

Tivemos o encontro de abertura de ciclo, o encontro formativo de meio de ano, HTPCs, visitas às escolas, e agora o encontro de celebração, fechando mais um grande ciclo de ações colaborativas buscando um futuro mais verde para todos. 

Premiações e Sorteios

Após a apresentação dos resultados, houve as premiações às escolas que se destacaram na coleta durante 2024. A EMEI Prof. Renata Dias da Cruz Monteiro e a EMEF Prof. Fernando Nepomuceno Filho receberam o “Prêmio PMANE 500, que premia as escolas que conseguem atingir 500 litros de óleo coletado. O prêmio deste ano foi um projetor portátil, muito útil no ambiente de sala de aula.

 Já o Prêmio PMANE de Destaque de Coleta, que premia a escola com maior volume coletado, ficou com a EMEF Prof. Fernando Nepomuceno, que ganhou uma moderna impressora multifuncional ecotanque. Ainda foram entregues duas caixinhas de som em reconhecimento às escolas que ficaram na segunda e terceira posição do ranking de coleta. Confira abaixo os premiados e os índices de coleta: . EMEF Prof. Fernando Nepomuceno Filho -953 litros
. EMEI Prof. Renata Dias da Cruz  Monteiro – 890 litros
. EMEF Prof. Adriana Aparecida Almeida dos Santos – 340 litros

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No âmbito do “Prêmio PMANE – Sorteios”, foi realizado o quinto e último sorteio do ano, ao vivo durante o evento, onde entregamos dois SmartWatches de última geração, para serem revertidos à comunidade que tanto contribuiu com a logística reversa na escola. Abaixo os ganhadores dos sorteios de 2024:. 1º Sorteio – EMEI Prof. Renata Dias da Cruz Monteiro;
. 2º Sorteio – EMEF Prefeito José Roberto Preto;
. 3º Sorteio – EMEF Prof. Delcélia Joselita Machado Bezerra e EMEF Prefeito José Roberto Preto;
. 4º Sorteio – EMEI Jardim Brasil; EMEF Prof. Adriana Aparecida Almeida dos Santos; EMEF Prof. Fernando Nepomuceno Filho e EMEF Prefeito José Roberto Preto.
. 5º Sorteio – EMEF Prof. Fernando Nepomuceno Filho e  EMEI Jardim Brasil

Certificados PMANE

Ao final do encontro de celebração, 13 escolas receberam o certificado com o Selo de Protetora de Meio Ambiente por sua contribuição socioambiental seja na coleta do óleo, seja com atividades de educação ambiental. Confira abaixo as escolas contempladas:

EMEF Prefeito José Roberto Preto
EMEF Prof. Adriana Aparecida Almeida dos Santos
EMEF Prof. Delcélia Joselita Machado Bezerra
EMEF Prof. Fernando Nepomuceno Filho
EMEF Prof. Liliam Neri de Souza
EMEF Prof. Maria Amélia Ribas Campilongo
EMEI Jardim Brasil
EMEI Marise Helena Correia
EMEI Nossa Senhora do Carmo
EMEI Prof. Renata Dias da Cruz Monteiro
EMEI São João Batista II
EMEI Serra do Mar
EMEIF Jardim Veneza

A gestora Thais Felipe Matos da Fonseca da EMEI Prof. Renata Dias da Cruz Monteiro ainda ganhou o certificado de Formador(a) Ambiental por realizar todas as atividades presentes no Check-List do “Manual PMANE – Educação para Sustentabilidade”.

Prêmio Pmane Certificado

Que venha 2025!

Em relação ao ano anterior, os números totais da coleta subiram de 3.180 para 3.473 litros de óleo, e para 2025 esperamos números ainda melhores. É hora de celebrar e recuperar as energias para um novo ciclo de muito cuidado com o nosso planeta!


* O PMANE (Programa Meio Ambiente nas Escolas) é um programa que integra organizações civis, setor público e privado para a gestão de um modelo local de resíduos sólidos. Apoiando-se em dois pilares, educação ambiental e a logística reversa, cria-se uma rede de mobilização para o reaproveitamento do óleo de cozinha usado. Cada escola participante do programa conta com uma bombona específica, onde os alunos devem depositar o óleo para a reciclagem.

O processo de logística reversa visa o reaproveitamento e/ou descarte ecológico de materiais e a preservação do meio ambiente. No caso do óleo coletado, seu destino é ser transformado em biodiesel, um combustível renovável e menos poluente. Além da reciclagem, o óleo é usado como ferramenta de aprendizagem a partir de atividades lúdicas que envolvem não só os conhecimentos sobre o descarte do óleo, mas temas transversais relacionados ao meio ambiente, tornando os alunos porta vozes e agentes de transformação em suas comunidades.

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