Se há 10 anos atrás, na criação do Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE), falar sobre meio ambiente já era significativo, hoje esse debate é fundamental para a construção de qualquer plano de educação que esteja antenado às questões globais.
O PMANE é uma iniciativa de educação ambiental que integra organizações civis, setor público e privado para um modelo alternativo de gestão de resíduos. O programa incentiva atividades socioambientais e culturais nas escolas, oferece capacitação para professores e gestores das unidades envolvidas e disponibiliza diversos conteúdos de educação ambiental, além de materiais de comunicação para facilitar o contato com a comunidade escolar. O foco principal é a logística reversa do óleo de cozinha usado, mas o programa também aborda outros temas da agenda de sustentabilidade como saneamento básico, cidadania e descarte correto de outros resíduos.
Além dos dispositivos já conhecidos do programa, como o Cantinho da Natureza, o Mascote, a Formação PMANE – educação para sustentabilidade e o PMANE Play, a equipe trouxe uma novidade: o manual PMANE, mais uma ferramenta criada pelo programa para o apoio pedagógico aos professores. O manual, que será lançado no primeiro semestre, conta um passo a passo de como aplicar a metodologia nas escolas.
O programa está presente no município de Ibiúna por meio da parceria entre PMANE, Óleo Vitaliv, Sabesp e Secretaria de Educação do Município. No ano passado, foram impactados 6.918 alunos, com um total de 4.787 litros de óleo arrecadados. Com a abertura do ciclo 2023, a ideia é que, a partir deste ano, a parceria contemple um número ainda maior de alunos e tire ainda mais óleo do meio ambiente.
0 comentários