Na última quarta-feira, 22, o Cine Teatro de Pirapora do Bom Jesus recebeu um evento diferente. Foi a primeira ação do PMANE, em parceria com a Sabesp, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Meio Ambiente do município.
“É com alegria e entusiasmo que o PMANE chega em Pirapora do Bom Jesus, com parceiros tão comprometidos e dispostos a fazer um trabalho bem feito. Esse é só o primeiro passo para outras ações importantes relacionadas ao meio ambiente no município”, comemora Carolina Cotrim, representante do PMANE.
O lugar não poderia ser mais propício. Próximo ao movimento do rio, dentro desse espaço que respira cultura, o PMANE apresentou seu histórico, motivações e planos de ação dentro das escolas. Os gestores presentes, por sua vez, puderam conhecer a equipe PMANE, tirar dúvidas sobre o projeto e sugerir trabalhos de acordo com a realidade das suas escolas. Foi um momento de troca e reflexões sobre o meio ambiente e o papel da sociedade na sua manutenção no presente.
“Com essa ação, além de pensarmos num futuro melhor, estamos mudando o presente, porque a preservação ao meio ambiente não pode mais esperar. É aqui e agora. A escola é o local ideal para compartilhar todo tipo de conhecimento, pois tudo que a criança aprende no ambiente escolar ela leva para casa, motivando os pais a fazerem o que é certo. Um programa como este agrega demais na vida dos nossos alunos, com reflexo direto na sociedade piraporana” reflete Dolores de Oliveira, Secretária de Educação de Pirapora.
Para Felipe Viana, diretor de convênios, a ação é uma porta que se abre para um futuro melhor e mais consciente. “Iniciamos em nossa cidade dois projetos fantásticos, sendo eles o PMANE, que sem dúvida é um dos melhores já iniciados no município, pois vai ensinar as nossas crianças a importância de se descartar óleo corretamente, bem como os riscos e prejuízos ao meio ambiente do descarte irregular”.
O diretor conta, ainda, que o município também vai iniciar um programa de coleta seletiva. Os dois projetos se complementam no compromisso pela sustentabilidade. “Um elo para um futuro melhor e mais consciente, que para além do benefício imediato, vai ensinar o descarte correto de cada material (sejam eles orgânicos ou recicláveis), contribuindo assim para uma cultura de coletividade e construção de um futuro melhor para todos”, conclui.
Pirapora do Bom Jesus é o 24º município que passa a fazer parte do PMANE, que tem ampliado gradativamente a sua rede de agentes de mobilização pela sustentabilidade.
Boa tarde
Boa tarde
Projeto muito bacana.
Nossos alunos estão sendo diariamente estimulados a contrbuir com o meio ambiente.
E estamos inicialmente bons resultados.
Boa noite