Com a proposta de mobilizar a comunidade para uma logística reversa modelo do óleo comestível usado, o Programa Meio Ambiente nas Escolas comemorou as atividades de 2017 na cidade de Mairinque (SP) com resultados importantes para o meio ambiente local. Todas as escolas municipais se tornaram Pontos de Entrega Voluntária do óleo, resultando em mais de 2 mil litros arrecadados em 2016 e 6,7 mil litros em 2017, nesta iniciativa do Instituto AUÁ, Preserva Recicla e óleos Liza.
São as ações educativas realizadas junto aos alunos e equipe escolar as responsáveis pela mudança de atitude para a coleta. O que impacta diretamente na mobilização comunitária, com 28 escolas municipais, 4 estaduais, uma técnica estadual e mais de 10 mil alunos envolvidos nas atividades.
No Encontro de Certificação do Meio Ambiente nas Escolas, que aconteceu no último dia 8 de dezembro, na EMEF Professora Miranda Emília Borges Pereira, estiveram presentes os diretores das 28 escolas municipais e parceiros convidados, que desfrutaram ainda dos pratos do Sabor Nativo – Buffet e Oficinas Gastronômicas do Instituto AUÁ, de divulgação de alimentos com espécies brasileiras.
Uma rica exposição de trabalhos com materiais recicláveis que nasceram das sensibilizações ao longo do ano, aconteceu na área externa da escola, e a programação contou ainda com a certificação de cada uma das escolas, participação dos Secretários Municipais, Prefeitura e parceiros executores.
O diferencial do programa tem sido a realização da educação ambiental nas escolas junto à comunidade do entorno, para uma conscientização mais ampla sobre a problemática dos resíduos sólidos e como sermos parte do cuidado com o ambiente onde vivemos. Para isso, foi lançada a campanha “Lugar de óleo de cozinha usado é na escola”, que em 2017 envolveu os diferentes setores do município para a coleta.
Tudo isso implicou em inúmeros desdobramentos, como mobilizações na cidade no Dia Mundial da Água ou na Semana Mundial do Meio Ambiente, redução dos impactos causados pelo descarte inadequado de resíduos, envolvimento das Associações de Pais e Mestres com o programa, que inclui geração de receita para as APMs pelo óleo comercializado.
“A comunidade e as equipes escolares ampliam seu vínculo com o local conforme são sensibilizadas sobre a importância do descarte correto de resíduos, e a educação ambiental sai fortalecida nas escolas, beneficiando milhares de alunos”, destaca Anne Trummer, educadora do programa no AUÁ.
0 comentários