Mais um ciclo do PMANE se inicia, junto ao ano letivo das escolas. E para garantir que o grupo de gestores esteja alinhado com todos os pontos do programa em 2024 damos início aos encontros de “Abertura do Ciclo 2024 do PMANE”.
No evento, a equipe PMANE relembra os pontos principais do programa e apresenta as regras do Prêmio PMANE deste ano, que serão repassadas à equipe escolar durante os HTPCs das escolas. A ocasião também é uma oportunidade de escolas e/ou gestores recém ingressos conhecerem a metodologia do programa e sanarem suas dúvidas.
Resumidamente, o Prêmio PMANE 2024 (https://meioambientenasescolas.org.br/premio-pmane/) continua dividido em 4 categorias que reconhecem todos os atores responsáveis pela logística reversa do óleo de cozinha dentro do programa. Os Sorteios PMANE, que acontecerão em 27/03, 15/05, 03/07, 25/09 e 13/11, visam o reconhecimento das famílias que levam o óleo de cozinha usado para a escola. O Prêmio PMANE 500, que bonifica todas as escolas que atingirem o volume de 500 litros coletados, até a data estipulada no regulamento, com um projetor portátil, e o Prêmio de Maior Coleta, bonificam as escolas que atingem e superam as metas de volume coletado ao longo do ano. Já a Certificação do Manual PMANE reconhece todos os gestores e professores que aplicaram a metodologia do PMANE, cumprindo todos os itens do CheckList do Manual. Vale lembrar que as regras do Prêmio tem algumas especificidades de acordo com cada município.
O Manual PMANE é um conteúdo que condensa todas as informações do programa num só lugar, servindo de apoio pedagógico à implantação do programa de ponta a ponta, passando por todas etapas de aplicação da metodologia nas escolas. Nos encontros os gestores e professores presentes podem compartilhar as experiências de suas escolas e debater novas estratégias de engajamento de pais e alunos.
Um dos critérios para que os gestores, diretores, coordenadores e professores das escolas recebam seu certificado é a conclusão da Formação PMANE – Educação para Sustentabilidade (https://meioambientenasescolas.org.br/formacao/), um curso completo, online e gratuito, focado na formação de um educador ambiental. E quem já concluiu a formação nos anos anteriores, já tem esse critério concluído.
Ao fim da apresentação, a educadora do PMANE responsável pelo município realizará, nos encontros presenciais, uma dinâmica envolvendo todos os presentes, com o intuito de que os presentes tragam idéias de como adicionar as atividades do Almanaque PMANE (https://meioambientenasescolas.org.br/almanaque/home) e os conteúdos do PMANEPlay (https://meioambientenasescolas.org.br/pmaneplay/) na rotina escolar, adaptando à realidade de suas respectivas unidades escolares. Já nos encontros on-line ouviremos um pouco de quem já usa essas ferramentas no seu dia-a-dia.
A expectativa é que, ao completar todos os itens do Manual, além de manter o Meio Ambiente mais saudável e dar uma destinação correta aos resíduos, possamos sempre aumentar os números do programa a cada novo ciclo.
Em 2023, graças a uma parceria entre PMANE, Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, Óleo Leve, Óleo Soya, Óleo Vitaliv, Óleo Sustentável e Prefeituras Municipais, via Secretaria de Educação e Meio Ambiente, chegamos a marca de 88.494 litros de óleo coletados, em 898 escolas participantes, impactando em torno de 240.000 alunos e chegando a 1.600 inscritos para a Formação PMANE.
0 comentários