PMANE em Notícias

Arquivo

Escolas de Santos celebram coleta de mais de 2 mil litros de óleo para reciclagem

As 27 unidades municipais de educação que fazem parte do Programa Meio Ambiente nas Escolas (Pmane) coletaram e encaminharam para reciclagem 2.283 litros de óleo em 2023. O volume foi transformado em biodiesel.

Para celebrar a conclusão do projeto neste ano, foi realizado evento no Orquidário Municipal (José Menino), na última sexta-feira (8), com a presença dos funcionários das escolas integradas à iniciativa e dos ‘Embaixadores do Século XXI’, que são alunos da UME João Papa Sobrinho (Gonzaga). Eles apresentaram músicas autorais que falam sobre a preservação dos mares.

Pela arrecadação de maior volume de óleo, 525 litros, a UME Alcides Lobo Viana (Marapé) foi premiada com uma impressora.

Também houve sorteios de cafeteiras elétricas entre as participantes (a cada 50 litros arrecadados a escola recebia um número para o sorteio), sendo contempladas ‘Maria Helena Roxo’ (Vila Nova), ‘Cidade de Santos’ (Embaré), ‘Lobo Viana’, ‘Cyro Athayde Carneiro’ (Nova Cintra) e ‘Dino Bueno’ (Encruzilhada). As unidades farão sorteios entre os alunos ligados ao projeto para receberem o eletrodoméstico.

“O último dia é para celebrar os resultados do ano. Tivemos um desempenho excelente dos alunos e das escolas. As premiações fazem com que eles tenham incentivo para continuar; é muito importante que eles tenham essa consciência ambiental”, comentou a educadora ambiental do programa, Lais Bussmeyer.

O coordenador do projeto ‘Embaixadores do Século XXI’, Renato Rodrigues, definiu o tema como essencial para a vida dos alunos. “Já realizamos ações ambientais na escola e o papel dos Embaixadores é fazer com que todos os alunos conheçam esses projetos e tenham interesse. Através desse trabalho, eles disseminam informação e fazem boas ações”.

Animada em se apresentar no auditório, a aluna ‘embaixadora’ Vitória Argolo, 10 anos, também estava satisfeita com a atuação da escola no programa. “Fiquei bem feliz em participar e de levar óleo sujo de cozinha para a escola; aprendi muito com isso; passava nas salas divulgando para que os outros levassem o óleo para a coleta. É muito importante falar sobre o meio ambiente”.

O Programa Meio Ambiente nas Escolas é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação (Seduc), Meio Ambiente (Semam), Instituto AUÁ, Preserva Recicla e Óleo Vitaliv.

Esta iniciativa contempla os itens 4, 12 e 14 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade, Produção e Consumo Sustentável e Proteger a Vida Marinha, respectivamente. Conheça os outros artigos dos ODS

Fonte: https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/escolas-de-santos-celebram-coleta-de-mais-de-2-mil-litros-de-oleo-para-reciclagem

Enviar um comentário