No dia 09/04, terça-feira, a equipe do Programa Meio Ambiente nas Escolas esteve em São Vicente (SP) para o evento de “Abertura do Ciclo 2024 do PMANE”. No evento, a equipe PMANE relembrou os pontos principais do programa e apresentou as regras do Prêmio PMANE deste ano aos representantes de escolas presentes. A ocasião foi também uma oportunidade de escolas e/ou gestores recém ingressos conhecerem a metodologia do programa e sanarem suas dúvidas.
Resumidamente, o Prêmio PMANE 2024 (https://meioambientenasescolas.org.br/premio-pmane/) continua dividido em 4 categorias que reconhecem todos os atores responsáveis pela logística reversa do óleo de cozinha dentro do programa. Os Sorteios PMANE, acontecem em 5 momentos ao longo do ano, onde o primeiro ocorreu em 27/03, com os itens sorteados entregues durante o evento, e os demais acontecerão em 15/05, 03/07, 25/09 e 13/11, visam o reconhecimento das famílias que levam o óleo de cozinha usado para a escola. O Prêmio PMANE 500, que bonifica todas as escolas que atingirem o volume de 500 litros coletados até o dia 30/08 com um projetor portátil, e o Prêmio de Maior Coleta, bonificam as escolas que atingem e superam as metas de volume coletado ao longo do ano. Já a Certificação do Manual PMANE reconhece todos os gestores e professores que aplicaram a metodologia do PMANE, cumprindo todos os itens do CheckList do Manual.
O Manual PMANE (https://meioambientenasescolas.org.br/manual-pmane/) é um conteúdo que condensa todas as informações do programa num só lugar, servindo de apoio pedagógico à implantação do programa de ponta a ponta, passando por todas etapas de aplicação da metodologia nas escolas. No encontro os gestores e professores presentes puderam compartilhar as experiências de suas escolas e debater novas estratégias de engajamento de pais e alunos.
Um dos critérios para que os gestores, diretores, coordenadores e professores das escolas recebam seu certificado é a conclusão da Formação PMANE – Educação para Sustentabilidade (https://meioambientenasescolas.org.br/formacao/), um curso completo, online e gratuito, focado na formação de um educador ambiental. E quem já concluiu a formação nos anos anteriores, já tem esse critério concluído.
Ao fim da apresentação, a educadora do PMANE, Anne Trummer, realizou uma dinâmica envolvendo todos os presentes, com o intuito de que os presentes trouxessem idéias de como adicionar as atividades do Almanaque PMANE (https://meioambientenasescolas.org.br/almanaque/home) e os conteúdos do PMANEPlay (https://meioambientenasescolas.org.br/pmaneplay/) na rotina escolar, adaptando à realidade de suas respectivas unidades escolares.
A expectativa é que, ao completar todos os itens do Manual, além de manter o Meio Ambiente mais saudável e dar uma destinação correta aos resíduos, possamos sempre aumentar os números do programa a cada novo ciclo.
Em 2023, graças a uma parceria entre PMANE, BUNGE – Óleo Soya e Prefeitura de São Vicente, via Secretaria de Educação foram coletados 2.684 litros de óleo em 38 das 66 escolas inscritas, impactando quase 30.000 alunos e chegando a 52 inscritos para a Formação PMANE.
A abertura do ciclo 2024 do PMANE ocorreu durante uma solenidade no Lions Clube de São Vicente (Vila São Jorge), com a presença de representantes das 82 escolas do município, onde foi oficialmente lançada a 3ª Gincana Sustentável; da qual a coleta de óleo faz parte junto à de outros resíduos sólidos como latas de aço, lacres de latas de alumínio, tampinhas plásticas de garrafas PET, pilhas usadas e eletroeletrônicos quebrados. A Gincana Sustentável integra a série de propostas do Programa Escola Verde, da Secretaria da Educação de São Vicente (Seduc).
0 comentários