O município de Embu das Artes foi um dos grandes destaques de 2022 dentro do PMANE. Durante todo o ano, o programa acompanhou as ações desenvolvidas pelos gestores e educadores do município, junto à Secretaria Municipal de Educação, e trouxe referências de experiências que foram bem sucedidas dentro desse contexto.
A partir do impulsionamento do PMANE, cada município tem desenvolvido planos de ação, de acordo com as características e necessidades da sua região. Em Embu, destacamos quatro escolas que fizeram a diferença dentro do programa e da sua cidade.
Na Escola Municipal Iodoque Rosa, o trabalho foi ganhando força aos poucos. Os professores iniciaram com um trabalho de conscientização sobre a importância dos cuidados com a natureza e, uma vez que os alunos embarcaram no tema, eles passaram a confeccionar gotinhas de óleo para os alunos colocarem na ponta do lápis. A diretora Adriana conta que a ideia gerou um grande entusiasmo na escola, pois todos os alunos queriam ganhar a sua gotinha.
Com a chegada da Copa do Mundo, as gotinhas se transformaram em jogadores da seleção e cada aluno podia completar a sua coleção. “O que engajou foi a vontade de ser premiado por cuidar da natureza. A sensação de descartar o óleo na bombona também era surpreendente, os comentários eram hilários. Eles saíam fazendo pose e muito orgulhosos. Acho que se sentiam protagonistas do processo, e isso sem dúvidas é um ótimo incentivo para participar”, lembrou Adriana.
Já na escola Amilton Sugga Gallego, os gestores decidiram ampliar o debate sobre meio ambiente. Para além do óleo de cozinha usado, as atividades de educação ambiental tomaram frentes diversas: as crianças realizaram coleta de lacres de lata de alumínio e cartelas de remédio para a Faculdade de Medicina da USP; recolhimento de tampas de garrafa PET para vender para uma empresa de reciclagem; instalação de coleta seletiva; plantio de árvores frutíferas ao redor da escola, com colheitas realizadas periodicamente pelos alunos.
A gestora Patrícia contou que foram ações importantes para os alunos e que também fizeram diferença no próprio trabalho dos professores. “Sinto-me importante, pois nós professores somos mediadores e incentivadores para uma consciência ambiental”, explicou.
Na escola Mikio Umeda, a temática também foi para além do óleo. A professora Claudia contou que, para eles, o debate sobre a conservação da natureza é muito importante, considerando que eles vivem em uma zona com mata ainda preservada. Nesse sentido, trabalhou-se a importância da água e da reciclagem do lixo.
“Sinto que é uma sementinha plantada. Que no futuro vai brotar e crescer se continuarmos regando”, concluiu.
Além das escolas acima citadas que foram referências na implementação do PMANE, parabenizamos as ganhadoras do Prêmio PMANE 2022: EM Professor Reynaldo Ramos de Saldanha da Gama, EM Jacarandá e EM Maria Josefina de Almeida Carvalho Azteca.
0 comentários