PMANE em Notícias

PMANE e Itanhaém realizam abertura do ciclo 2023

Na última segunda-feira, 27, aconteceu o evento de abertura do ciclo 2023 no município de Itanhaém. A reunião foi uma oportunidade de dar as boas vindas aos professores que ainda não haviam tido contato com o programa, além de apresentar as atividades propostas para esse ano.

O PMANE é uma iniciativa de educação ambiental que integra organizações civis, setor público e privado para um modelo alternativo de gestão de resíduos. O programa incentiva atividades socioambientais e culturais nas escolas, oferece capacitação para professores e gestores das unidades envolvidas e disponibiliza diversos conteúdos de educação ambiental, além de materiais de comunicação para facilitar o contato com a comunidade escolar. O foco principal é a logística reversa do óleo de cozinha usado, mas o programa também aborda outros temas da agenda de sustentabilidade como saneamento básico, cidadania e descarte correto de outros resíduos.

Além dos dispositivos já conhecidos do PMANE, como o Cantinho da Natureza, o Mascote, a Formação PMANE – educação para sustentabilidade e o PMANE Play, a equipe trouxe duas grandes novidades: o Manual PMANE e os Sorteios de KITs Cargill.

O Manual é mais uma ferramenta, que será lançada no primeiro semestre, criada pelo programa para o apoio pedagógico dos professores e conta um passo a passo de como aplicar a metodologia nas escolas.

Já os Sorteios de KITs Cargill ocorrerão no final do primeiro e do segundo semestre escolar. Nele, as 20 escolas que mais coletarem o óleo de cozinha usado recebem uma cesta contendo 13 produtos da Cargill para sortear entre as famílias que entregaram o óleo de cozinha usado nas escolas.

O programa está presente no município de Itanhaém por meio da parceria entre PMANE, Programa Ação Renove o Meio Ambiente – Óleo Liza, Cargill, Secretaria de Educação e Prefeitura. No ano passado, foram impactados 1.844 alunos, com um total de 75 litros de óleo arrecadados. A ideia é que, a partir deste ano, a parceria contemple um número ainda maior de escolas e alunos.

Enviar um comentário