PMANE em Notícias

Arquivo

Santos dá pontapé inicial ao ciclo 2024 do PMANE em encontro virtual

No dia 26/02, segunda-feira, aconteceu o encontro virtual da equipe do Programa Meio Ambiente nas Escolas com gestores e educadores das escolas do município de Santos (SP). O evento de “Abertura do Ciclo 2024 do PMANE” relembrou os pontos principais do programa e apresentou as regras do Prêmio PMANE deste ano aos presentes. A ocasião foi também uma oportunidade de escolas e/ou gestores recém ingressos conhecerem a metodologia do programa e sanarem suas dúvidas.

Resumidamente, o Prêmio PMANE 2024 (https://meioambientenasescolas.org.br/premio-pmane/) continua dividido em 4 categorias que reconhecem todos os atores responsáveis pela logística reversa do óleo de cozinha dentro do programa. Os Sorteios PMANE, que acontecerão em 27/03, 15/05, 03/07, 25/09 e 13/11,  visam o reconhecimento das famílias que levam o óleo de cozinha usado para a escola. O Prêmio PMANE 500, que bonifica todas as escolas que atingirem o volume de 500 litros coletados até o dia 30/08 com um projetor portátil, e o Prêmio de Maior Coleta, bonificam as escolas que atingem e superam as metas de volume coletado ao longo do ano. Já a Certificação do Manual PMANE reconhece todos os gestores e professores que aplicaram a metodologia do PMANE, cumprindo todos os itens do CheckList do Manual.

O Manual PMANE (https://meioambientenasescolas.org.br/manual-pmane/) é um conteúdo que condensa todas as informações do programa num só lugar, servindo de apoio pedagógico à implantação do programa de ponta a ponta, passando por todas etapas de aplicação da metodologia nas escolas. No encontro remoto os gestores e professores presentes puderam compartilhar as experiências de suas escolas e debater novas estratégias de engajamento de pais e alunos. 

Um dos critérios para que os gestores, diretores, coordenadores e professores das escolas recebam seu certificado é a conclusão da Formação PMANE – Educação para Sustentabilidade (https://meioambientenasescolas.org.br/formacao/), um curso completo, online e gratuito, focado na formação de um educador ambiental. E quem já concluiu a formação nos anos anteriores, já tem esse critério concluído.

A educadora Anne Trummer, que já faz parte do PMANE desde 2016 e assumiu o papel de Educadora e Articuladora em Santos esse ano, realizou uma dinâmica com os participantes, o fim de sua apresentação. Nela, foi solicitado que os respresentantes acessarem os dispositivos pedagógicos do PMANE, com o intuito de sugerir ideias de como implementar as atividades do Almanaque PMANE (https://meioambientenasescolas.org.br/almanaque/home) e os conteúdos do PMANEPlay (https://meioambientenasescolas.org.br/pmaneplay/) na rotina escolar, adaptando à realidade  de suas respectivas unidades escolares.

A expectativa é que, ao completar todos os itens do Manual, além de manter o Meio Ambiente mais saudável e dar uma destinação correta aos resíduos,  possamos sempre aumentar os números do programa a cada novo ciclo.

Em 2023, graças a uma parceria entre PMANE, Óleo Vitaliv e Prefeitura de Santos, via Secretaria de Educação foram coletados 2.767 litros de óleo em 18 das 27 escolas inscritas, impactando quase 12.000 alunos e chegando a 18 inscritos para a Formação PMANE.

Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *