PMANE em Notícias

Itapevi se destaca no engajamento das escolas para a educação ambiental

Itapevi foi um dos grandes destaques do PMANE em 2022: foi o município com a maior quantidade de óleo arrecadado. Esse sucesso não foi à toa: ao longo do ano, as escolas da cidade se empenharam nas ações de engajamento para a educação ambiental, o que resultou em uma grande mobilização dos estudantes para a coleta do óleo.

Ao todo, foram coletados 11.396 litros de óleo em 43 escolas, das 68 escolas participantes do programa. O PMANE acompanhou as ações desenvolvidas pelos gestores e educadores do município, junto à Secretaria de Educação, e trouxe referências de experiências que foram bem sucedidas dentro desse contexto.

(Papa João Paulo II – medalhas entregues para os alunos que levavam óleo)

As escolas que apresentaram maior volume foram gratificadas com o Prêmio PMANE, um reconhecimento do Programa pela coleta e as atividades pedagógicas realizadas. Nesse contexto, vale a pena destacar aquelas que ficaram nas 3 primeiras colocações:

1º LUGAR: CEMEB Papa João Paulo II – 6,44 litros/aluno

2º LUGAR: CEMEB Rosana Minani Andrade –  4,68 litros/aluno

3º LUGAR: CEMEB Maria Jose de Faria Biagioni –  2,96 litros/aluno

Na Papa João Paulo, eles contam que tiveram a ideia de fazer o cantinho do óleo a partir da observação dos cantinhos de outras escolas. A direção, a coordenação e a professora Rozilda, representante da escola no projeto, estiveram presentes e envolvidas na organização do trabalho. Juntas, elas transformaram um cantinho que não tinha nenhuma utilidade para a escola em um espaço voltado para o meio ambiente.

“Receber o prêmio foi o resultado  da parceria que criamos com a comunidade. Antes, na sala do Berçário II B, havia uma TV de tubo com imagem muito ruim, agora colocamos a smart TV. Os momentos que os alunos assistem ficam mais interessantes, com imagem clara. Também há uma variedade de opções. Esses alunos ficam na escola em tempo integral e o prêmio foi de grande valia” comenta Rozilda.

Ainda segundo a diretora, nada disso seria possível sem o apoio da comunidade.

“Desde o início, a relação com a comunidade foi de parceria. Eles vão atrás mesmo! Pedem nas redes sociais, pedem para familiares, amigos e vizinhos. Embora a maioria não tenha hábitos de consumo de óleo, eles arregaçaram as mangas e vão atrás. Aqui, todo óleo arrecadado é da nossa comunidade”, conclui.

O mascote, por sua vez, foi costurado pela diretora, Maria do Rosário, com feltro, linhas e restos de espumas que sobraram de travesseiros antigos. O personagem visita as salas diariamente, buscando os alunos que trouxeram óleo para levá-los ao Cantinho, onde elas registram com uma foto e enviam para a família.

Já na Rosana Minani, o Cantinho foi elaborado por alunos e educadores, com desenhos e fotos. O tema escolhido pela coordenação foi “Herói do Planeta” e havia entrega de medalhas para os alunos que entregavam o óleo. O mascote, elaborado pela equipe da escola, chamou-se Minion, em alusão a um personagem do cinema que as crianças adoram.

Na Maria José, o Cantinho foi elaborado por um grande grupo que uniu gestores, professores e alunos. O nome do mascote, “Bob Paraíso”, foi escolhido pelos alunos por meio de uma votação. A ideia era desenvolver uma consciência voltada para a sustentabilidade: o “Paraíso” estaria ligado a idealização da fauna e da flora em seu estado puro, com o mínimo de interferência humana. Foram usados materiais como rolo de TNT, isopor, papel crepom, EVA e tinta guache.

Em 2023 o trabalho continua!

Acompanhem as nossas redes para saber o que há de novidade no município e confira a retrospectiva das ações de 2022 no município:

O PMANE está presente em Itapevi desde 2014, e em 2016 passou a ser financiado pelo Programa Ação Renove o Meio Ambiente – Óleo Liza, da Cargill, o que possibilitou a ampliação do programa, o acompanhamento da Educadora Ambiental Anne Trummer e a implantação de novos Dispositivos Pedagógicos.

Enviar um comentário